Pesca Gerais

Trairão do Rio Suiá Miçu – Mega pescaria com vários peixes – 2011

Trairão do Rio Suiá Miçu – Amigos pescadores!

Estou muito feliz em fazer este relato. Começo agradecendo a Deus por ter nos dado a oportunidade de voltar em um paraíso chamado Rio Suiá Miçu.

No ano de 2009 fizemos uma pescaria no Rio Suiá Miçu, ficamos hospedados na Pousada Suiá Miçu.

O Rio Suiá Miçu é um afluente do Rio Xingu, estreito e com matas intocadas ele forma inúmeros lagos que abrigam os famosos trairões.

Neste ano eu e meu parceiro Renato Serrocha estávamos com vários projetos em desenvolvimento, o programa Pesca Gerais e o Programa Peixe Vivo.

Na oportunidade fizemos alguns vídeos para estes programas. Nossa pescaria não foi fácil porque o rio estava muito cheio e os peixes estavam escondidos dentro da mata.

Mas mesmo assim conseguimos gravar algumas ações de peixes como os trairões e os tucunarés.

Trairão do Rio Suiá Miçu

Os projetos não vingaram e me sobrou apenas a certeza e vontade de poder retornar ao local. Isso porque nos cinco dias que estive por lá, não tive a oportunidade de pescar muito, fiquei a maior parte do tempo com uma filmadora no ombro em busca das imagens. Imagens estas que já foram divulgadas aqui no fórum.

As lembranças das porradas dos grandes trairões nas iscas de superfície eram as que mais motivavam a volta ao Suiá.

Está diante daqueles monstros era um objetivo que teria que realizar. Apesar da pescaria não ter sido fácil, mas eu tinha certeza que lá tinha muito peixes, em especial os tucunarés e os grandes trairões.

Pescador Renato Serrocha – Edição e imagens Otávio Vieira
Pescaria realizada em 2009
Equipe Pesca Gerais

Trairão do Rio Suiá Miçu, polêmica no Fórum Caterva

Bom, voltamos da pescaria e como sempre fiz um relato neste fórum. Na época houve uma grande coincidência, eu postei o meu relato falando muito bem do Rio Suiá – Tópico: MONSTROS PRÉ-HISTÓRICOS DO RIO SUIÁ MIÇU – POUSADA SUIÁ MIÇU – https://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=37815 e o colega de fórum (Marcos Martins) postou um relato do local – SUIÁ MIÇU NUNCA MAIS – https://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=450065&highlight=#450065

Se vocês observarem o colega de fórum postou seu relato (Enviada: Ter Jun 30, 2009 8:35) e eu postei o meu relato (Enviada: Ter Jun 30, 2009 9:15 pm).

São exatamente 00:40 minutos de diferença um do outro. Quem faz relato sabe que é impossível fazer um relato em tão pouco tempo. Por isso estou afirmando que foi pura coincidência e acredito muito que também houve a mão de Deus na história.

Os dois relatos deram muito ipobe (polemica) e eu fui taxado de mentiroso e que estava sendo pago pela pousada para fala bem do local. A pousada neste ano (2009) ainda operava com todos os tipos de turistas (pescadores) e a maior parte fazia questão de trazer os peixes que pegavam.

A matança era muito grande e como já foram divulgadas fotos aqui no fórum, grandes trairões eram mortos pelos pescadores.

Vale lembrar que estes pescadores que traziam seus peixes não estavam agindo de forma ilegal, porque a pousada sempre liberava apenas a cota prevista por lei.

Ainda hoje temos todos os tipos de pescadores, os que têm consciência ambiental e os que preferem pagar os seus pacotes e poder trazer os peixes.

Meu ponto de vista em relação a situação na época dessa pescaria

No meu ponto de vista é muito difícil uma pousada poder operar apenas com pescador esportivo.

E é com grande satisfação que pudemos presenciar neste ano de 2011 que a POUSADA SUIÁ MIÇU passou a operar 100% com a pesca esportiva. Hoje é expressamente proibido matar um trairão daquela região.

Por causa desta atitude que a pousada está em um processo de mudança que de certa forma afetou diretamente a manutenção e conservação do local.

Afinal sem o cliente (pescador) fica impossível manter uma estrutura funcionando 100%. O que vale ressaltar é que seus proprietários acordaram a tempo e notaram que o bem mais valioso do seu empreendimento são os peixes (trairões) e que ainda pudemos comprovar que existem muitos naquelas águas.

Observamos alguns detalhes que atrapalharam um pouco nossa pescaria. O que foi totalmente superado porque todos do grupo pegaram muitos peixes e neste caso o restante é apenas detalhe. Mas já fui informado pelos proprietários que a partir de 2012 teremos a pousada já reformada e com novos barcos para o atendimento a seus clientes.

Também investirão em propagandas em fóruns, revistas e outros. A idéia é superar a fase de mudanças que citei.

O ano de 2011 a pousada recebeu poucos pescadores e até o final da temporada tem poucos grupos para hospedar por lá. Isso ocorreu porque os proprietários não venderam pacotes para vários grupos de pescadores que queriam matar peixes.

Em síntese, o acesso não é muito fácil, saindo de Belo Horizonte são quase 2000 km para quem quiser se aventurar a ida de carro, destes 170 km são de estrada de terra.

Outra opção de chegada ao Rio Suiá Miçu

Entretanto, tem a opção de fazer um vôo até Sinop e depois fretar um vôo até a Pousada, o que torna a viagem mais cara, a pousada fica situada no município de Querência ao norte de Mato Grosso.

Acredito que por ter este acesso mais complicado dessa forma resistiu à fase de matança. Outro fator que ajuda muito é que logo abaixo da pousada tem uma reserva indígena e que os proprietários estão negociando com os índios a pratica do pesque e solte na parte da reserva.

Se isso acontecer, pescar no Rio Suiá Miçu será ainda melhor! Apesar do rio, ser muito preservado com a mata siliar intocada imagine poder entrar em lagos que ainda não tiveram a pressão da pesca predatória? Trairões acima de 10 kilos serão capturados com grande facilidade.

Bom agora deixa de conversa e vamos a nossa pescaria.

Eu, Machado, Bruno e Júnior, saímos de Belo Horizonte no sábado dia 09 de julho por volta das 5:00 hs. Pegamos estrada e andamos cerca de 1200 km e chegamos até a cidade de Barra do Garça por volta das 20:00 hs, onde passamos a noite!

No dia seguinte andamos cerca de 580 km para chegar até Querência onde paramos para almoçar, no caminho passamos por lugar muito legal!

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (1)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (2)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (3)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (4)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (5)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (6)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (7)

Depois pegamos mais 170 km de estrada de terra muito bem conservada até a Pousada e no caminho passamos por vários lugares maravilhosos, onde aumentou ainda mais a vontade de chegar rápido.

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (8)

Anoiteceu, jantamos e aproveitei para mostrar para o Márcio o vídeo do programa Peixe Vivo que nós gravamos em 2009. Por vários motivos este programa não foi ao ar, mas algumas partes das imagens eu já postei aqui no fórum

 

Primeiro dia da pescaria de Trairão do Rio Suiá Miçu

Antes do amanhecer tomamos um ótimo café reforçado para primeiro grande dia de pesca.

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (9)

Bora pescar! O amanhecer no Suiá não tem como explicar, uma paisagem de tirar o fôlego. A pescaria começa e os peixes foram aparecendo aos poucos.

Dividimos as equipes e neste primeiro dia saímos eu e o parceiro Machado. Nosso experiente piloteiro, apelidado de Jibóia, que logo foi nos levando aos pontos onde conseguimos embarcar vários peixes.

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (10)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (11)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (12)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (13)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (14)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (15)

Uma grande surpresa foi em um item que é muito importante na pescaria com isca artificial: a bateria do motor elétrico.

Logo após o almoço observamos que a mesma já não empurrava o barco como devia. Nossa preocupação neste momento aumentou! Não tem como praticar a pesca com iscas artificiais sem uma boa bateria.

Assim que chegamos à pousada comunicamos ao Gerente Márcio Rosa o ocorrido, e que para o próximo dia precisávamos de uma bateria em boas condições.

A outra equipe também chegou muito animada, conseguiram pegar vários peixes e também tiveram o mesmo problema com a bateria. Também relataram uma situação que não é muito legal!

O piloteiro era uma excelente pessoa muito prestativa, mas não tinha bons conhecimentos com a pesca esportiva e também não conhecia muito bem os pesqueiros, pelo fato de ser o primeiro ano que estava prestando serviços na Pousada.

Ele nunca tinha trabalhado com um motor elétrico e por isso não sabia operá-lo. Ele trabalhava no Rio Araguaia com pescadores que praticavam a pesca apoitados e por isso ele tinha um ótimo domínio com os remos.

Mas a equipe soube trabalhar bem esta deficiência levando em conta a ótima pessoa que era o piloteiro.
Neste dia pescamos nas entradas de lagos, no rio, onde conseguimos realizar uma pescaria com grande número de peixes embarcados.

Segundo dia da pescaria

Para o segundo dia a estratégia era entrar em dois lagos muito famosos. O lago dos índios e os Três Lagos.

Esta aventura vale à pena realizar, o percurso até a chegada aos lagos é muito legal, é possível visualizar muitas arrais, jacarés e outros bichos. Sem contar a extrema habilidade dos piloteiros para conduzir o motor de poupa passando com os barcos entre os paus.

Esta entrada não fui muito fácil porque pegamos o rio baixo, quase seco, onde várias vezes tivemos que descer do barco para ajudar o piloteiro vencer as barreiras…

Nossa estratégia não deu muito certo porque como rio estava baixo, os lagos estavam quase secos, muito baixos, os peixes estavam camuflados entre as vegetações.

Não tivemos muitas ações de peixes nos lagos, mas como disse valeu a pena, porque como era a primeira pescaria dos companheiros na região, puderam conhecer toda a situação de como é entrar e pescar em um lago do Rio Suiá Miçu.

Para o terceiro dia andamos mais longe e fomos levar os amigos para conhecer o famoso Rio Águas Claros e o Rio Paranaíba, lugares maravilhosos, águas transparentes é uma farta quantidade de matrinxãs que passavam por nós na subida no estreito rio. Para quem for pescar no Suiá Miçu, não pode deixar de conhecer este dois Rios, são realmente muitos belos!

No quarto e quinto dia fizemos a mesma estratégia do primeiro, pescamos no Rio e na entrada de lagos e córregos. Estes tipos de pontos nos deram grandes capturas de trairões e tucunarés.

Outro fato curioso são jacarés que não podem ver uma isca de superfície, as atacam com grande voracidade.

Dessa forma é necessário recolher a isca mais rápido quando passa perto de um jacaré, se não a captura é certa.

Equipamentos usado na pescaria

Equipamento que usei para esta pescaria: Uma vara Rapala modelo Gold de 17lbs com multifilamento 30lbs, outra vara Rapala modelo Gold 25lbs com multifilamento 65lbs. Iscas mais usadas foram as spooks, twich baits e meia água. A que mais se destacou foi a Sumax Big Sara Jump.

Amigos, como eu já tinha em mente desde 2009 e nesta pescaria pude presenciar de perto é uma realidade que está lá!

O Rio Suiá Miçu tem muito peixe e principalmente os grandes trairões como pudemos mostrar neste relato.

Acredito que de agora em diante com a Pousada trabalhando 100% o pesque solte o local voltará a ser um dos melhores lugares do Brasil para se pescar os trairões.

Eu indico e convido os amigos para conhecer este paraíso chamado Rio Suiá Miçu! Em junho de 2012 estaremos de volta e com certeza voltaremos de lá com lindas imagens de grandes trairões capturados ao longo do rio e se for possível dentro da reserva dos índios.

Agradeço muito aos parceiros de equipe, Machado, Bruno e Júnior, por está maravilhosa pescaria. Vamos nos preparar para 2012!

Segue algumas fotos e videos da nossa pescaria de Trairão do Rio Suiá Miçu  :

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (27)

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (30)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (31)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (33)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (34)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (35)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (37)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (39)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (41)

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (44)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (45)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (47)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (48)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (49)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (50)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (51)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (53)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (55)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (56)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (58)

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (60)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (62)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (63)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (64)

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (68)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (70)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (71)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (72)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (81)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (82)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (83)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (85)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (87)

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (90)

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

Trairão do Rio Suiá Miçu

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (93)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (94)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (95)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (96)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (97)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (98)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (99)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (100)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (101)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (102)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (103)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (104)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (105)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (106)

pescaria_rio_suia_miçu_pesca_gerais_2011 (107)

Por fim, gostou deste post da nossa pescaria de Trairão do Rio Suiá Miçu? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja também outros RELATOS, acesse.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário