Em todo o planeta há 210 espécies de corujas, sendo que a suindara é a única que tem o disco facial em formato de coração.
A coruja suindara é uma ave pertencente à família dos Tytonidae e é nativa da América do Sul. Esta espécie de coruja é a maior dentre todas as espécies existentes e pode atingir uma envergadura de até 110 cm de comprimento. Além disso, a coruja suindara também é conhecida por ser uma das poucas espécies de corujas que não possuem penas na face.
A coruja suindara é uma espécie de coruja que habita principalmente áreas florestais e é bastante comum em regiões como o Brasil, Uruguai e Argentina. São aves solitárias e territorialistas, e apesar de serem bastante tímida em relação aos humanos, elas são extremamente curiosas e podem ser facilmente observadas em seus ambientes naturais.
Dessa forma, outros nomes comuns para a espécie são: Coruja-das-torres, coruja-de-igreja, coruja-católica e rasga-mortalha, além de “American Barn Owl”, que é usado na língua inglesa. Vale destacar que o seu principal nome vulgar “suindara” vem da língua tupi e quer dizer “o que não come”, vamos entender mais detalhes a seguir:
Classificação:
- Nome científico – Tyto furcata;
- Família – Tytonidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características da suindara
Inicialmente, saiba que há 5 subespécies que se diferenciam por meio da distribuição.
Mas, geralmente as fêmeas têm de 32,5 a 38 cm e o macho, de 33 a 36 cm. A envergadura está entre 75 e 110 cm, bem como os machos pesam de 310 a 507 gramas e as fêmeas, de 330 a 573 gramas.
Embora em alguns dos casos os machos sejam mais brancos e as fêmeas pardas, esta característica não é vista como um dimorfismo sexual.
Isso ocorre porque as variações individuais são comuns, tornando a identificação do sexo pelas características corporais, uma ação difícil.
Os dois discos faciais bem destacados e com o formato de coração não apenas tornam a espécie única, como também ajudam a levar o som até a entrada dos ouvidos externos.
Com relação à vocalização da suindara, entenda que é forte e característica. Dessa forma, o som é como se um pano estivesse rasgando “chraich”. Além disso, a coruja emite um sibilar rítmico no lugar em que dorme durante o dia.
Cauda quadrada e curta, asas longas, rosto pálido, olhos negros, bem como, parte superior do corpo e cabeça de tons marrom claro e cinza.
Já as partes inferiores, contam com tons de amarelo e branco, tal como o bico é amarelo claro, correspondendo ao restante da tonalidade da plumagem.
Reprodução da Coruja Suindara
A suindara fêmea coloca de 4 a 7 ovos que são incubados por um período de 32 dias. Porém, uma fêmea coloca até 13 ovos por ninhada, sendo que uma segunda postura é feita caso algum ovo seja perdido.
Os pais devem reunir material suficiente para que os ovos não fiquem em contato com o substrato. Portanto, o casal é fiel ao seu local de postura que pode ser o interior de cavernas ou a cavidade de árvores.
Aliás, o seu nome vulgar coruja-de-igreja foi dado por conta do hábito de nidificar em edificações humanas como, por exemplo, as torres de igrejas e as casas abandonadas.
50 dias depois da eclosão dos ovos, os filhotinhos são capazes de voar, mas os pais continuam cuidando deles até o terceiro mês de vida.
Alimentação da suindara
A alimentação da coruja suindara é bastante variada e inclui pequenos vertebrados, insetos e até mesmo frutas. Elas são caçadoras noturnas e possuem um excelente sentido de audição, o que as ajuda a localizar suas presas com facilidade.
Esta é uma espécie muito especializada, pois durante a caça, localiza as suas presas com o uso da audição. Dessa forma, caça principalmente os invertebrados e roedores nas primeiras horas da noite ou antes do amanhecer.
Em alguns casos, também se alimenta de morcegos, anfíbios, aves, répteis e pequenos marsupiais. Por isso, acha as presas voando baixo nos locais abertos ou a partir de um poleiro.
Com relação aos horários e as técnicas de caça, saiba que variam conforme o habitat em que a ave vive, vento, nível de luz e quantidade de ruído do ambiente.
Um estudo indica que em 1 ano, o casal desta espécie coma de 1720 a 3700 ratos, e entre 2660 e 5800 insetos (esperanças, grilos e besouros).
Assim, no estômago ocorre a separação dos ossos, pelos e outras partes que não são digeríveis e formam pelotas, posteriormente regurgitadas em seu pouso tradicional.
Curiosidades
Por conta do seu estilo de alimentação, a suindara é vista como uma das aves mais úteis do mundo.
Por isso, a espécie auxilia na manutenção do equilíbrio de populações de várias presas, algumas delas transmissoras de doenças ou pragas agrícolas.
Além disso, a espécie é vista como um bioindicador de poluição, tendo em vista que é sensível a metais pesados e poluentes.
Nesse sentido, é uma ave usada para avaliar a qualidade ambiental. E embora esta espécie de coruja traga diversos benefícios para o homem, infelizmente sofre com perseguições e é morta por pessoas desinformadas.
De modo geral, “coruja fantasma”, “coruja da morte” ou “coruja demoníaca” são outros nomes vulgares da espécie que foram dados por populações rurais em muitos lugares que veem a coruja como uma ave de mau agouro.
Como resultado, as corujas passaram a ser perseguidas por fazendeiros que não entendiam os benefícios que eram trazidos para as fazendas por meio da espécie.
Sendo assim, quando analisamos a distribuição local dos indivíduos, é possível observar declínios severos por conta de envenenamento por organoclorado e rodenticidas.
As aves foram envenenadas em meados do século 20 devido a intensificação das práticas agrícolas, sendo que as populações da América do Norte foram as mais afetadas.
À vista disso, a suindara foi listada como uma espécie ameaçada de extinção em sete estados dos EUA.
Atualmente as populações sobreviventes lidam com problemas relacionados à insuficiência de locais de nidificação adequados.
Apesar disso, falando sobre a distribuição global, saiba que a espécie é comum em grande parte do seu habitat. Ou seja, de forma global, não há nenhum risco de extinção.
Onde encontrar
Estando distribuída nas Américas, a ave tem o costume de viver em diversos tipos de habitats abertos e semiaberto. Dentre eles, podemos destacar o cerrado, os campos, áreas urbanas, além de áreas rurais.
E tendo em vista que a coruja está distribuída em todo o continente Americano, também pode ser vista em nosso país, com exceção das áreas densamente florestadas da região amazônica.
Durante o dia, os indivíduos preferem ficar escondidos, sendo mais ativos no crepúsculo e à noite. Por isso, no período da noite, a ave é vista voando baixo ou pousada em mourões de cercas ao longo de estradas ou postes.
Outro ponto interessante é que a suindara tem grande capacidade de adaptação em locais que foram modificados pelo homem. Como resultado, dorme ou faz o seu ninho em sótãos de casas, edifícios e torres de igrejas. As corujas suindara são aves extremamente interessantes e são ótimas opções para quem deseja observar aves em seu ambiente natural.
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!
Informações sobre a Coruja Suindara no Wikipédia
Veja também: Saracura-do-mato: tudo sobre sua reprodução, habitat e seu comportamento
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!