Pescaria São José do Buriti | MG – Feriadão 21 abril 2009 – Aproveitamos o feriado prolongado para pescar em São José do Buriti – Três Marias.
Pescaria muito difícil, pegamos a represa com o nível alto, 100% da sua capacidade. Aliás, segundo moradores da região este fato não acontece a mais de 12 anos.
Outro fator que prejudicou a pescaria foi a baixa temperatura, usamos agasalhos e até cobertores nas noites do feriado, algo que não é comum, pois estamos acostumados a usar ventiladores por causa do calor muito forte.
Estou pescando com iscas artificiais em Três Marias há quase 4 anos e estou percebendo um fato diferente. Embora, não sei se os amigos pescadores concordam comigo.
Vamos recordar: Nos anos anteriores conseguimos fazer boas pescarias até o carnaval, depois da semana santa a produtividade caia muito.
Fiquei pensando o seguinte: Todos pescadores que estão saindo para pescar nos últimos dias estão pegando peixes e principalmente os tucunarés azuis.
O primeiro registro que tenho de captura de tucunaré azul foi do Sargento no começo de 2007 em Felixlândia, bocudo que passou dos seus 4kg.
O segundo registro foi do tucunaré pego pelo Alan, que segundo o gerente da Pousada esta captura já tem mais de um ano e o bocudo passou fácil dos seus 3kg.
Depois não tivemos mais noticias até que em setembro de 2008, antes do torneio de Morada Nova de Minas o Sr. Vinicius pegou um pequeno exemplar em Morada Nova e de lá para cá o tucunaré azul esta se multiplicando e espalhando por toda a represa.
Índice - clique no tópico desejado
Pescaria São José do Buriti | MG – Tucunarés Amarelo e Azuis capturados
Nesta pescaria não pegamos mais do que 4 bons tucunarés amarelos, entretanto todos pegos com iscas de meia água e todos foram pegos em locais muito fundo. De tal forma que identificamos claramente a cor escura que eles estão.
Mas em contra partida pegamos alguns azulões inclusive um passou dos 2kg, e constatamos que a represa esta lotada de filhotes de tucunarés azuis, podemos ver vários cardumes de triques.
De tal forma que fica a dúvida, será que algumas matrizes conseguiram desenvolver na represa e só agora estão se multiplicando?
Será que corre o risco deste ano ter um inverno rigoroso e matar a maioria dos tucunarés azuis?
Será que mesmo em época fria os azuis ainda ficam ativos?
Dessa forma, a única coisa que me chama a atenção é a velocidade que o azul esta se multiplicando!
Bom, chega de papo e vamos ao relato:
Fui convidado pelo parceiro Antônio para compor a equipe de seu barco. Junto estava pescador Chiquinho. Chegamos a São José do Buriti na sexta e pescamos até terça feira.
Tivemos a companhia agradável do Alexandre Marques e seu parceiro Ramon que pescou em outro barco.
Vamos a pescaria!
O lago cheio formando grandes pesqueiros e lindas imagens!
Bora pescar!
Com o lago muito cheio, os tucunarés estavam com um tom bem escuro!
Viva a natureza!
Em praticamente todo fundo de grota tinha sempre várias aranhas!
Paredão de São José do Buriti
Represa no topo!
Por certo, momentos não tem explicação, somente um pescador de iscas artificiais sabe o quanto é gratificante ter um ação de um tucunaré amarelo!
Nossas adoráveis iscas artificiais. Minha esposa já apelidou de esmalte de pescador, ou seja, sempre tem que ter muitas de cores sortidas!
Embora não gostamos de ver uma imagem como essa, mas convivemos com pescadores profissionais espalhando suas redes por todo ao lago de Três Marias
O azulão de Três Marias
Pesque e solte, esse é o futuro do nosso esporte!
Iscas mais usadas:
Barco (Tabuleiro) do nosso amigo Alexandre Marques
Mais ação de peixes!
Uma última latinha antes do retorno.
Retornando para a pousada.
Fotos registrada pelo parceiro Antônio
Além de pescar, gosto muito de fotografar, ou seja é uma verdadeira paixão!
Enfim, gostou deste post? Então deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!
Veja também outras pescarias em RELATOS, acesse:
Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções!