O quati também tem por nome vulgar Quati-de-cauda-anelada, quati-da-américa-do-sul e quati-do-nariz-marrom.
Na língua inglesa, atende por “South American Coati” e representa um animal carnívoro do gênero Nasua.
Ao prosseguir a leitura, você poderá entender as principais características da espécie.
Classificação:
- Nome científico – Nasua nasua;
- Família – Procyonidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características do Quati
Inicialmente, saiba que o Quati tem uma coloração cinza-amarelada, sendo que a parte ventral e as regiões laterais são mais claras.
O focinho do animal é alongado e preto, assim como a ponta tem movimento que o ajuda, juntamente com os membros torácicos, a explorar as tocas, ocos de árvores e ninhos.
Com o uso do olfato, o animal descobre pequenos invertebrados e vertebrados.
Por outro lado, as orelhas são curtas, além de contarem com alguns pelos esbranquiçados que também podem ser vistos na face.
As mãos e pés dos indivíduos são pretos, bem como os anéis presentes em sua cauda peluda.
O South American Coati tem 30,5 cm de altura e o seu comprimento total varia de 43 a 66 cm.
No geral, tem 4 kg de massa corporal e alguns estudos que observaram os quatis adultos e jovens, machos e fêmeas, indicam que o peso máximo seria de 11 kg.
A espécie apresenta hábitos diurnos, tendo o costume de dormir em árvores durante a noite.
Por fim, saiba que o animal tem diferentes formas de movimentação como a de correr pelo chão, pular/descer da árvore para o chão de costas ou de frente e subir em árvores com o uso das garras.
Também pode pular de um tronco para o outro ou até mesmo andar de quatro patas.
Reprodução
Geralmente um quati ou dois machos monopolizam a acessibilidade aos bandos.
Já as fêmeas têm o costume de definir o macho que pretendem copular e eles são fiéis a um banco no período de reprodução.
Dessa forma, elas tornam-se maduras a partir do segundo ano de vida e costumam parir em ninhos que são feitos em árvores
O tempo máximo de gestação é de 76 dias e em cativeiro, as fêmeas geram de 1 a 7 filhotes.
O que comem os quatis?
O South American Coati é um animal onívoro, algo que significa que tem a capacidade para metabolização de várias classes alimentícias.
Portanto, a dieta inclui as larvas e insetos, artrópodes como as aranhas e quilópodes, além de pequenos invertebrados e frutos.
Pode haver grande variação na dieta por conta da sazonalidade, sendo que também podemos incluir os peixes, crustáceos e serpentes.
Outro ponto interessante seria a interferência positiva no hábito alimentar da espécie, sendo feita por visitantes de parques que oferecem diferentes tipos de alimento.
Isso possibilita que os indivíduos modifiquem os padrões de forrageio e de comportamento.
Dessa forma, saiba que o quati é oportunista e tem a capacidade de adaptar a sua alimentação conforme o local em que vive.
Por fim, saiba que as fêmeas e os machos não contam com diferenças na dieta.
Apesar disso, nota-se que elas têm uma alimentação mais abrangente em proteínas, além de serem mais calóricas, quando comparamos a dieta dos machos.
Qual a curiosidade do Quati?
É importante que você saiba algumas informações acerca do estado de conservação do quati.
Conforme a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, a espécie é vista como LC, derivado do inglês, least concern, ou seja, “pouco preocupante”.
No entanto, a Lista Vermelha da Bahia indica que o animal sofre com a ameaça ao seu estado de conservação.
Portanto, pode-se afirmar que a distribuição mundial seria ampla, embora as populações estejam sofrendo com a diminuição em determinados locais.
E um dos motivos que causam a diminuição destas populações seria a caça comercial que ocasiona a morte de diversos exemplares.
No estado de Roraima, por exemplo, os caçadores sacrificam os quatis para usar o pênis como um remédio afrodisíaco.
De outro modo, no Rio Grande do Sul, há um grande número de indivíduos que morrem atropelados.
A ação dos caçadores e morte por atropelamento são ações que de fato estão diminuindo as populações e podem causar grandes danos futuramente.
Onde encontrar
Qual é o habitat do Quati?
Inicialmente, saiba que a espécie vive em habitats florestais, inclusive florestas perenes e caducifólias, matas de galeria, florestas primárias, savanas, cerrados e chacos.
Em Formosa, uma cidade da Argentina, foi possível identificar a preferência por florestas baixas ou aquelas que estão em fase de regeneração.
Aliás, no Cerrado, os indivíduos preferiram os locais abertos, assim como no Pantanal, eles rejeitaram os ambientes alagados, gostando mais das florestas.
Portanto, quando falamos sobre a distribuição geográfica da espécie, saiba que ocorre pelo sul dos estados do Texas e Arizona.
Também vive no sudoeste do Novo México, que fica nos Estados Unidos, passando pelo México e chegando até a América Central.
Com relação a distribuição na América do Sul, podemos citar as regiões desde o sul da Colômbia até o norte do Uruguai, incluindo também a Argentina.
Por fim, há alguns registros em ambientes insulares, que seriam as áreas formadas por conjuntos de ilhas como, por exemplo, a Ilha de Robinson Crusoe e a Ilha Anchieta.
Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Informações sobre o Quati no Wikipédia
Veja também: Tem Guaxinim no Brasil? Características, reprodução, habitat, alimentação
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!
2 comentários
Vejo muitos Quatis no horto florestal , bairro pedra branca. Eles vem no quintal comer de tudo que encontrarem, lixos,comida dos cachorros etc. São muito mansos.
Moro em uma chácara e uns tempos para cá instalou se uma famiíia de quatis, até ai tudo bem mas, tenho uma área muito grande de gramado e a noite eles reriram todo o gramado talvez a procura de minhocas ou larvas.
queria saber que tipo de frutas eles comem para não destruam meus gramados.