Início Animais Pet shop: cada vez mais populares oferecendo produtos e serviços ao seu animal

Pet shop: cada vez mais populares oferecendo produtos e serviços ao seu animal

por Otávio Vieira

As lojas de animais domésticos ou pet shop vêm crescendo cada vez mais no Brasil. Em dez anos, o número de estabelecimentos aumentou muito. Esse crescimento é reflexo de um movimento de conscientização da sociedade sobre a importância de se ter um animal de estimação.

Os pet shops, que vendem animais e produtos para animais de estimação, são um bom lugar para adquirir um bichinho. Alguns pontos positivos são: diversidade de produtos, atendimento especializado e preços acessíveis.

Os pet shops estão se tornando cada vez mais populares, e é cada vez mais comum ver pessoas com seus cachorros nas ruas. Essa popularidade é resultado de um aumento na conscientização da sociedade sobre a importância de ter um animal de estimação.

Apesar de todos os benefícios, os pet shops também têm seus pontos negativos. Um deles é o fato de que, em geral, os preços são um pouco mais altos do que em outros lugares.

No entanto, isso não deve ser um empecilho para ninguém. Os preços altos são compensados pelos serviços oferecidos, como atendimento especializado e diversidade de produtos.

Portanto, se você está pensando em adquirir um animal de estimação, deve considerar ir a um pet shop. Além de encontrar diversas opções de animais, você terá acesso a um atendimento especializado e a produtos de qualidade.

Como montar um pet shop

Abrir um pet shop é uma excelente ideia para quem ama animais e deseja trabalhar com eles. Mas tome alguns cuidados na hora de montar o negócio para garantir o sucesso do empreendimento.

Dessa fora, comece planejando bem a loja. Defina o espaço que você terá e principalmente os serviços que pretende oferecer. Antes de mais nada, escolha os produtos ideais para atender à demanda do mercado e invista em um bom layout, que proporcione conforto ao cliente e facilite o trabalho dos funcionários.

De maneira idêntica é importante definir uma boa estratégia de marketing para atrair os consumidores. Aliás, construa uma boa reputação na região e aposte em uma comunicação eficiente, que transmita aos clientes os valores da sua marca.

Outro fator importante é ter uma equipe qualificada. Dessa forma, procure contratar funcionários que amam animais e saibam cuidar bem deles. Ofereça treinamento adequado e proporcione condições de trabalho satisfatórias.

Assim, com planejamento e dedicação, é possível montar um pet shop bem-sucedido.

pet shop

Estude as necessidades do público

Todo pet shop após aberto precisa de clientes. Aliás são eles que garantirão o sucesso do pet shop. Eles que pagam as contas, eles que possuem os pets, eles que consomem os serviços e os produtos do pet shop.

O objetivo é montar um pet shop que tenha sucesso, e para que isso aconteça, precisa existir demanda para os serviços e os produtos que você vai oferecer. Portanto quando se fala de como montar um pet shop, o foco é: CLIENTES.

É necessário fazer uma pesquisa de mercado na região que o pet shop vai atender. Uma boa pesquisa de mercado para montar um pet shop precisa responder os seguintes pontos:

  • Quantos habitantes existem na região do pet shop?
  • Desses habitantes, quantos possuem pets?
  • Qual o número médio de pets por habitante?
  • Desse número, quantos levam ao pet shop?
  • Desses que levam ao pet shop, quanto gastam em média?
  • Quantas vezes voltam no pet shop ao mês?
  • Quantos concorrentes tem no raio de 5 kms?

Com essas respostas já é possível calcular quantos clientes o novo pet shop terá antes mesmo de ser aberto. Quanto faturará e qual será o valor recorrente de todos os meses.

Com essas respostas você também conseguirá identificar o tipo de público e o que deve oferecer para ele, por exemplo: pode ser que na sua pesquisa você descubra que a sua recepção não deve ser tão sofisticada como você imaginava porque os seus futuros clientes não exigentes, ou você pode descobrir o contrário, se a recepção não for sofisticada os clientes nem entram. A pesquisa de clientes é a chave para entender o que seus clientes precisam.

O que tem dentro de um pet shop

Um pet shop é um local que vende animais de estimação e todos os produtos e acessórios necessários para o seu cuidado. Os animais que são vendidos em pet shops podem ser de duas espécies: as que são nativas do país e as que são importadas de outros.

Apesar de serem chamados de pet shops, estes estabelecimentos comerciais também oferecem produtos e serviços para os donos de animais de estimação. Os serviços mais comuns oferecidos nos pet shops são os de banho e tosa, além de venda de produtos para o cuidado dos animais.

Há alguns cuidados que os proprietários de pet shops devem ter para que o seu negócio seja bem-sucedido. Um deles é oferecer produtos de qualidade, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Outro é ter um bom estoque de produtos, para atender às necessidades dos clientes.

E, por fim, os proprietários de pet shops devem investir em marketing, para divulgar o seu negócio. Um bom marketing pode incluir a criação de um site e a divulgação dos serviços oferecidos pelo pet shop nas redes sociais.

Assim, os proprietários de pet shops têm um grande desafio pela frente: oferecer produtos e serviços de qualidade e promover o seu negócio de forma eficiente.

compra de produtos no pet shop

A seguir, listamos alguns produtos e serviços dos pet shops.

Na seção de alimentos:

  • Rações standard, premium e superpremium;
  • Bifinhos, biscoitos, sachês e outros petiscos convencionais;
  • Alimentos veganos e vegetarianos;
  • Guloseimas diferentes, como chocolates ou bebidas.

Na seção de acessórios:

  • Roupinhas;
  • Caminhas e casinhas;
  • Brinquedos.

Na seção de farmácia e higiene:

  • Remédios;
  • Rações medicamentosas;
  • Shampoos e condicionadores;
  • Antiparasitas

No centro de estéticas:

  • Banho;
  • Tosa;
  • Hidratação;
  • Serviços adicionais.

Além do banho e tosa, outros serviços dos pet shop

Você que tem um negócio de banho e tosa ou um pet shop, já pensou em ampliar seus serviços para conseguir lucrar mais?

Muitas vezes serviços de banho ou tosa, ou mesmo a venda de produtos pets, podem ser conciliados com outras opções que ajudam a diversificar o negócio e atrair mais clientes.

Hotel pet

A cada dia que passa, surge uma nova tendência na hotelaria. No início, os hotéis focaram apenas em pessoas, oferecendo aos seus clientes uma estadia aconchegante. Com o tempo, porém, os hotéis perceberam a necessidade de incluir na sua estrutura um espaço para pets.

Atualmente, os hotéis que aceitam animais de estimação estão se tornando cada vez mais populares. Isso se deve, em parte, às pessoas que buscam viagens em que possam levar seus animais de estimação. Além disso, os hotéis pet também são uma ótima opção para os animais, que ficam muito felizes em poder pernoitar no mesmo local que o seu dono.

Os hotéis pet oferecem diversos serviços para os animais de estimação. Geralmente, os hotéis pet possuem um espaço para que os animais possam passear, além de uma caixa de areia e um bebedouro. Muitos hotéis pet também oferecem ração e água para os animais.

Além disso, os hotéis pet contam com funcionários especializados em cuidar de animais. Os funcionários dos hotéis pet são treinados para lidar com todos os tipos de animais de estimação. Por isso, os donos podem ficar tranquilos em deixar seus animais sob os cuidados do hotel.

Os hotéis pet estão se tornando cada vez mais populares. Isso se deve, em parte, às pessoas que buscam viagens em que possam levar seus animais de estimação. Além disso, os hotéis pet também são uma ótima opção para os animais, que ficam muito felizes em poder pernoitar no mesmo local que o seu dono.

veterinário cuidando de cachorro

Consultas veterinárias

As consultas veterinárias são extremamente importantes para manter a saúde de nossos animais de estimação. Ou seja, durante uma consulta, o veterinário avalia o estado de saúde do animal, realiza exames e prescreve os medicamentos necessários.

É importante manter as consultas veterinárias regulares, pois somente assim é possível detectar precocemente doenças e problemas de saúde. Além disso, é importante seguir à risca as orientações do veterinário, pois só assim é possível garantir a saúde do animal.

A recomendação do veterinário vale tanto para animais saudáveis quanto para animais doentes. Por isso, é importante nunca perder uma consulta, mesmo que o animal esteja aparentemente bem.

Além das consultas veterinárias regulares, é importante levar o animal para uma consulta em caso de suspeita de doença. Em casos graves, o veterinário poderá solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

Caso o animal esteja doente, o veterinário prescreverá o tratamento adequado. Em alguns casos, o tratamento poderá ser feito em casa, mas em outros será necessário internar o animal no hospital veterinário.

Aconselho sempre a buscar ajuda veterinária para os problemas comuns do seu animal. Feridas, diarreia, cãibras, otites, tosse e outros problemas podem ser facilmente resolvidos com um diagnóstico e tratamento adequados.

Entretanto, sempre que houver dúvida, busque ajuda veterinária. Os profissionais estão aptos a diagnosticar e tratar diversos problemas de saúde nos animais. Além disso, os veterinários são especialistas em cuidar do bem-estar dos animais.

Portanto, não hesite em procurar ajuda veterinária para qualquer problema de saúde do seu animal. Os profissionais estarão sempre dispostos a ajudá-lo.

Tratamentos alternativos

Outros tipos de serviços que estão em alta no mundo pet são alguns tratamentos alternativos de estética e de saúde para animais.

Um exemplo disso é a acupuntura, técnica oriental já popular entre os humanos e que foi adaptada para cães e gatos. Na verdade, na China, de onde ela é originária, usar agulhas em animais já é comum há mais de 1000 anos, mas aqui no Brasil essa técnica começou a se popularizar mais recentemente.

A acupuntura pode ser usada quando os animais tiverem problemas musculares ou respiratórios, doenças relacionadas à estrutura óssea, ao sistema gastrointestinal e ao sistema reprodutivo, doenças neurológicas e urogenitais e questões dermatológicas.

Além disso, a técnica ajuda com tratamentos de câncer, na recuperação após o cão ter passado por um procedimento cirúrgico e combate distúrbios endócrinos, patologias oculares e viroses.

Outro tratamento alternativo que tem feito sucesso com os animais é a administração de florais de Bach para combater ou amenizar questões como ansiedade, excesso de latido, ajudar na adaptação de cães abandonados ou traumatizados etc.

Por fim, a massagem relaxante antes, durante ou depois do banho e da tosa também é um serviço — e um grande diferencial — que pode ser oferecido aos seus clientes de quatro patas.

Ao oferecer esses tipos de tratamento, é importante sempre contar com um profissional certificado para realizar os procedimentos. Aliás, se for o caso, você mesmo pode estudar para aprender a realizar essas técnicas, ou pode investir na formação da equipe que trabalha para você.

Enfim, curta e compartilhe esse artigo para ajudar seus amigos e familiares.

Informações sobre pet shop no Wikipédia

Veja também: Tudo que você precisa saber sobre o banho e tosa de animais estimação

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário