Pesca Gerais

Melhores locais, épocas, hospedagem para uma pescaria no Pantanal

peixe surubim na pescaria no pantanal

O sonho de todo amante de pesca esportiva é marcar uma pescaria no pantanal, mas programar essa viagem é extremamente importante para aproveitar muito.

E por isso, o post de hoje é dedicado as melhores dicas para você aproveitar ao máximo a sua pescaria no pantanal!

Porque escolher realizar uma pesca no pantanal

O pantanal já foi um dos maiores destinos para os amantes da pesca esportiva do mundo. Hoje a quantidade de peixes disponíveis não é a mesma de 30 anos atrás, mas ainda tem muita emoção naquelas águas.

Atualmente ainda existem cerca de aproximadamente 300 espécies de peixes no pantanal, espalhados em diversos rios e cidades da região. Certamente, entre esses rios, o mais conhecido é o Rio Paraguai e seus afluentes.

Além da pesca esportiva em si, o pantanal oferece um deslumbre inesquecível da natureza encontrada naquela região.

Algumas das espécies encontradas no pantanal são Cachara, Traíra, Abotoado, Barbado, Cachorra, Jacundá, Jurupencém, Jaú, Mandi, Lambari, Jurupoca, Mandubé, Pacu-Prata e Pacu.

A Piapara, Piavuçu, Piau Três-Pintas, Piranha, Piracanjuba, Saicanga, Pintado, Tabarana e o Dourado. Vale lembrar que a pesca esportiva do Dourado está proibida para pescaria no Mato Grosso.

Melhores locais e épocas para a pescaria no Pantanal

visão panorâmica do Pantanal

Para quem não conhece aquela região, o Pantanal é uma savana que é alagada parcialmente. Lá existem épocas de chuva e seca, o que torna a experiência de quem conhece o Pantanal diferente em cada época.

A época de cheia costuma ocorrer nos meses de fevereiro e março, pois nos meses de dezembro e janeiro, ocorrem fortes chuvas que atingem a região. A pesca é permitida em toda região apenas entre os meses de março a outubro, sendo os meses de março e abril mais tranquilos.

Já falando dos melhores locais, uma das cidades mais visitadas e que oferece o estilo pantaneiro de viver são as cidades de Cáceres e Poconé no Mato Grosso. Por essas cidades passam, os rios Paraguai, Cuiabá, São Lourenço e Piquiri. Nessas cidades você pode desfrutar de uma boa comida pantaneira e ter um acesso muito mais rápido ao Pantanal.

Quais são as opções de hospedagem no Pantanal?

barco hotel navegando com vários passageiros

No Pantanal você poderá encontrar a mais variadas opções de hotéis para se hospedar. Desde dos hotéis mais sofisticados até os mais procurados pelos pescadores que é o barco hotel no pantanal!

Entretanto, a melhor opção dependerá de quantas pessoas você levara em sua viagem, se será entre amigos ou em família.

Para os pescadores que levam família junto, muitos hotéis oferecem espaços para entretenimento como: piscinas para crianças, jogos, passeio de barco, pescaria no pantanal para todas as idades.

Passeio de cavalos, além disso, muito contato que a natureza rica do pantanal oferece!

Enfim, para os amigos pescadores a escolha pelo barco hotel pode ser excelente! Eles adentram a região pantaneira e podem ficar até uma semana navegando em busca do melhor local para sua pesca esportiva no Pantanal.

Alguns, Barco hotel no Pantanal ainda oferece toda a documentação necessária para a pesca no Pantanal, verifique esse detalhe.

Como planejar a viagem para sua pescaria no Pantanal

Planejar uma viagem é de extrema importância para que tudo saia como esperado, além de não ser pego de surpresa com algum imprevisto. Um bom planejamento de uma viagem envolve vários fatores, por isso vamos falar sobre cada um deles!

Cuidados com a saúde

A princípio, um dos primeiros cuidados que você, seus amigos e familiares devem ter é ir até um posto de vacinação e conferir a vacina de febre-amarela, bem comum naquela região.

A vacina para febre-amarela começa a ter efeito, após dez dias da sua aplicação, então se planeje com antecedência para tomar a vacina.

Também não se esqueça de levar um kit de primeiros socorros e medicações de uso cotidiano. Já que você estará no meio da mata não custa se prevenir.

Planejamento financeiro

pescador segurando um dourado

Já em relação ao planejamento financeiro, o custo de uma viagem dessa pode variar bastante. OU seja, tudo depende de fatores como hospedagem, alimentação, transporte, temporada, entre outras.

O custo médio de uma hospedagem para uma pessoa é de R$ 450,00 a diária.

Se você nunca foi até o Pantanal vale a pena comprar pacote com agências de turismo, isso pode baratear o custo da sua viagem e você consegue aproveitar mais seu passeio.

O que devo levar nessa viagem para o pantanal?

No entanto, além de roupas e objetos comuns do dia a dia, é preciso se preparar para desbravar uma boa pescaria no pantanal.

Roupa compridas como calças e camisetas de manga longa são essenciais. Chapéus, bonés e viseiras de abas mais largas, ajudam a proteger a cabeça, as máscaras de proteção solar protege o rosto e o pescoço do sol forte. Se estiver precisando de algo, confira nossa categoria Vestuário em nossa loja virtual, acesse

Casacos impermeáveis são essenciais, principalmente em épocas mais frias e chuvosas, os calcados também devem ser uma preocupação prefira tênis e botas no estilo trekking.

Esse tipo de calçado é mais confortável já que possivelmente você terá que realizar algumas caminhadas em meio a natureza.

Os acessórios como óculos polarizado de sol, garrafa de água, lanternas, máquina fotográfica ou smartphone para registrar os momentos não podem faltar! Não se esqueça dos lanches rápidos!

Materiais e acessórios para a pescaria no Pantanal

Lá é uma região que permite a pesca de uma grande diversidade de peixes, entre eles o Pintado, Jaú, Cachara e Pacú. Há muitos locais para locação de artigos de pesca, mas se você gosta de levar suas tralhas, é bom se preparar para essas espécies.

varas e acessórios para pesca

Dica de material de pesca para pescar no pantanal:

Vamos citar alguns peixes mais importantes:

  • Dourado: Vara média / pesada, linha 0,35 a 0,50, anzol 4/0 a 6/0
  • Cachara e Pintado: Vara média / pesada, linha 0,40 a 0,60, anzol 5/0 a 8/0
  • Barbado: Vara de ação média, para linha 0,35 a 0,50 mm, anzol 4/0 a 7/0.
  • Cachorra: Vara de ação média, linha 0,30 a 0,45, anzol 4/0 a 6/0
  • Piauçu: Vara de ação média, linha 0,30 a 0,40, anzol 2/0 a 5/0
  • Pacu: Vara média/pesada, linha 0,35 a 0,50, anzol 3/0 a 6/0
  • Jaú: Vara de ação pesada (60 a 80 libras), com carretilha ou molinete correspondente, que tenha  principalmente capacidade para pelo menos 100 metros de linha 0,80 mm, chumbadas variando de 100 a 300 gramas, grampos e giradores adequados, e anzóis encastoados de tamanho 7/0 a 10/0).

De um modo geral a sugestão é o seguinte:

  • Três varas de pesca, tamanhos variando entre 1,80 m a 2,10 m, sendo duas de ação média-pesada e ação média.
  • Três molinetes ou carretilhas com tamanho médio / pesado, que comportem pelo menos 100 metros de linha 0,35 a 0,60 mm, abastecido com as linhas.
  • Dois rolos de linha reserva, com diâmetros entre 0,35 e 0,60 mm.
  • 50 chumbadas oliva variando os pesos entre 30 e 60 g.
  • Giradores / distorcedores com resistência em torno de 12 Kg Nº 3 ou 4.
  • Grampos (presilhas) de tamanho proporcional aos giradores.
  • 60 anzóis encastoados em aço (10 unidades tamanho 2/0, 20 unidades 5/0, 20 unidades 6/0 e 10 unidades 7/0).
  • Iscas artificiais de meia água, principalmente colheres.
  • Leaders de aço encapado, com resistência de 20 a 30 libras (10 a 15 Kg), para uso com as iscas artificiais.
  • Alicate de bico longo para retirar os anzóis, alicate de contenção.

arara voando

Uma aventura que todo pescador esportivo deve viver!

Em conclusão, a pesca no Pantanal é uma experiência que todo pescador esportivo deve ter ao menos uma vez na vida. Lá o ambiente e a emoção da pesca esportiva são completamente diferentes de um local como um pesque e pague.

É uma região de mata intensa, o que aumenta ainda mais a emoção da pesca, é um momento único que sempre rende boas lembranças e histórias inesquecíveis! Então não deixe de ir até o Pantanal e viver essa experiência, planeje sua viagem e prepare suas tralhas para viver essa aventura no Pantanal!

Enfim, gostou das dicas sobre pescaria no pantanal? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Varas de pesca: Conheça os modelos, ações, principais características, acesse!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário