Pesca Gerais

Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventura

pescaria de dourado com iscas naturais e artificiais

Pescaria de Dourado, o Dourado ou Salminus brasiliensis, são peixes nativos do Brasil, presentes nas regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste. O tamanho médio do Dourado fica entre 3 e 10 kg e o maior tamanho já registrado foi de 100 cm de comprimento e 31,4 kg.

É um peixe carnívoro e sua dieta consiste de peixes menores e sua presa favorita é o curimbatá. Atingem a maturidade com 37 centímetros de comprimento. Há relatos de captura de peixes desse tipo com mais de 110 cm e mais de 33 kg!

O Dourado é muito procurado pelos pescadores, tanto por seu delicioso sabor quanto por sua esportividade. A natureza agressiva do Dourado, seus altos saltos e grande força de combate e resistência, criaram um mercado de grande concorrência entre os pescadores, de todos os cantos do mundo, para a pescar o Dourado.

Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventura

Algumas dicas para a pescaria do Dourado:

  • Ao colocar a isca viva no anzol tome cuidado para machuca-la o mínimo possível, mantendo-a viva por mais tempo e mais atraente na pescaria de dourado.
  • Lugares com pedras tem tudo a ver com o dourado, é o habitat natural dele, quanto mais sua isca “ralar” no fundo do rio, maiores são as suas chances, no entanto, também aumentam a possibilidade de enroscar. Aí começa a dificuldade da pesca e também a habilidade do pescador.
  • No caso do barco apoitado arremesse um pouco pra trás do barco, ponha a vara paralela ao barco (reta pra frente) deixe a carretilha aberta e fique de olho na linha. Depois disso, se a velocidade de saída aumentar repentinamente é o peixe que abocanhou a isca. Se você usar anzol circular, dê alguns segundos, trave a carretilha e comece a enrolar.
  • Não saia de um bom lugar para dourado sem antes mudar o barco um pouco pra esquerda ou para a direita em qualquer direção, mesmo que seja pequena, as mudanças fazem muita diferença nessa pescaria.
  • Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventuraOs melhores horários para a pesca do dourado são no começo da manhã e no fim de tarde, podendo ser pescado também durante à noite.
  • A amigo Lester Scalon é um grande doutor na pescaria de Dourados.
  • Na pesca embarcada, em locais onde a profundidade é grande, dê preferência por pescar apoitado (fundeado/ancorado), pois assim você fará sua isca chegar a lugares onde o pescador que estiver rodando não conseguirá.
  • Uma dica fundamental para pesca de dourado desembarcado ou embarcado apoitado é que a linha tem que permanecer sempre bamba, com a tradicional barriga, fazendo a isca descer o rio de maneira natural. Para isso acontecer o pescador terá que arremessar rio acima e ir soltando a linha rapidamente.

 

Local e Equipamento

corredeiras do Rio São FranciscoLonge da margem é onde eles preferem ficar. Sempre ficam em grupos pequenos, por volta de 3 ou 4 peixes, numa distância razoável. Se o local onde você irá pescar tiver alguma região onde há mais correnteza, é muito provável que ali haja algum Dourado por perto.

A melhor chance para fisgar um Dourado será na correnteza, longe da margem, ou no meio dos lagos.

Na pescaria de Dourado, o recomendável são varas de ação médio-pesada, linhas de 25 a 30lbs, e anzol tamanho 8/0. Quando utilizar iscas soft (natural), na pescaria de Dourado envolvendo o arremesso de iscas mais pesadas (peixes inteiros e até mesmo vivos), portanto, o conjunto desses equipamentos com uma vara de tamanho entre 8 e 10 também é o ideal.

Para pesca com iscas artificiais, as recomendações são as mesmas. Da mesma forma, é possível utilizar uma vara de tamanho menor, entre 6 e 8.

A utilização de linhas com multifilamento é bem recomendada, assim a linha não irá arrebentar se houver um golpe seco.

Tipos de Iscas para pescaria de Dourado

Isca natural ou artificial dá bons resultados. No entanto, o mais importante, na verdade, é a técnica e o equipamento que será utilizado.peixe com a tuvira na boca

As iscas naturais que dão melhores resultados são os Curimbatás, Lambari, Tuvira e alguns tipos de rãs. Por exemplo, o Curimbatá é o prato predileto na pescaria de Dourado.

Para a pesca com iscas artificiais, as mais recomendadas são as iscas em forma de colher principalmente as feitas de metal em conjunto com um girador, iscas com brilho e iscas de fundo com barbelas grandes.

Quando for fisgar o Dourado, é importante puxar com bastante força. Acima de tudo, o Dourado é um peixe com uma boca e mandíbulas muito duras que podem dar um pouco de trabalho na hora de “ferrar” a isca.

Dicas do local e quando o Dourado pegar a sua isca:

Se você fisgar algum peixe que um Dourado possa engolir inteiro, você pode utilizá-lo como isca. Prenda-o pela boca e arremesse, sem chumbo ou boia, somente o peixe e a linha. A melhor técnica para esse tipo de isca é aquela do tipo “arremesse e recolha”.

Em seguida, escolha um local bem no centro do lado ou da correnteza e logo comece a recolher a isca. Faça alternâncias na velocidade e dê algumas puxadinhas vez ou outra quando recolher a linha com uma carretilha ou molinete.

Pescaria de Dourado dicas e truques para ter sucesso na aventuraUm golpe extremamente forte será o aviso de que um Dourado “mordeu a isca. Se prepare para saltos, puxões, arrancadas muito velozes e potentes.

Da mesma forma, golpes ”secos” são muito comuns na pesca do Dourado e uma boa linha de multifilamento pode ajudar no confronto com esse peixe.

Dessa forma, a fricção, a ferramenta mais importante nesse combate, tem de estar sempre à disposição, moderadamente acionada pode ser a sua melhor chance de trazer para casa esse lindo troféu.

Arrancadas em direção ao fundo do lago podem surpreender e demonstrar toda força do Dourado. Além disso, é um peixe que geralmente procura o fundo quando se sente ameaçado.

Por certo, para retirá-lo da água a utilização de uma passagua é uma boa ideia. O Dourado não possui muitos dentes, pois geralmente engole sua presa inteira, no entanto, pode ser muito pesado e retirá-lo de dentro da água com um alicate de pressão pela boca pode dar certo trabalho.

Enfim, gostou dessa publicação? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante.

Veja também as dicas para pescar Traíras, acesse:

Posts Relacionados

Deixe um Comentário