Início Peixes Peixe Pirarara: curiosidades, onde encontrar e boas dicas para pesca

Peixe Pirarara: curiosidades, onde encontrar e boas dicas para pesca

por Otávio Vieira

Sendo usado no mercado ornamental quando jovem, o Peixe Pirarara também pode ser uma excelente espécie para a pesca esportiva. E isso ocorre devido o seu tamanho e todos os desafios que oferece em meio à captura.

A Peixe Pirarara é um peixe de água doce tropical, cientificamente conhecido como Phractocephalus hemioliopterus, que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocantins e Amazonas.

As Pirararas são peixes da família Pimolidedae tem o corpo coberto de couro e cauda vermelha, tem cabeça grande e larga, ocupando cerca de 1/3 do comprimento total. A boca é muito ampla. Ele tem uma grande placa nucal, que o distingue de outros pimelodídeo. O corpo é roliço, com perfil arredondado.

A cor da parte de trás geralmente é castanho ou preto e pode ter algumas manchas esverdeadas, dependendo da região onde ele vive. O ventre é amarelo, muitas vezes com manchas pretas. A barbatana caudal é truncada e vem em um vermelho brilhante. A Pirarara é um peixe grande que pode passar de 1,2 m de comprimento e cerca de 70 kg.

Por isso, saiba mais detalhes da espécie, incluindo algumas dicas de pesca.

Classificação:

  • Nome científico – Phractocephalus hemioliopterus;
  • Família – Pimelodidae.

Características do Peixe Pirarara

Conforme a região, é possível encontrar o Pirarara como Uarara, Pirabepre, Parabebe, Torai Cajaro e Laitu. E dentre as características do Peixe Pirarara, saiba que ele é de couro e tem um grande porte.

O animal também tem uma cabeça grande que é fortemente ossificada, assim como uma placa óssea que fica antes da nadadeira dorsal.

Inclusive, um ponto que pode diferenciá-lo seria a sua coloração, por isso, é considerado um dos peixes de couro mais coloridos da Amazônia.

Dessa forma, seu dorso varia do marrom ao preto, tal como pode apresentar alguns tons de verde. Já o seu ventre tem uma cor do amarelo ao creme e os flancos são amarelados. Assim, o bicho também apresenta uma cauda truncada que tem a cor de vermelho-sangue.

Além disso, o Pirarara tem três pares de barbilhões sensitivos que são comuns em sua família, sendo um em sua maxila e dois na mandíbula.

E uma característica interessante sobre os barbilhões é que eles emitem um alto bufo que começa grave e termina agudo quando o bicho os retira da água. Nesse sentido, o som é emitido pela passagem do ar da cavidade bucal pelos seus opérculos.

Já com relação ao tamanho e peso, o peixe alcança os 1,2 metro e 70 kg. Por fim, a espécie tem uma boa expectativa de vida, pois os animais podem alcançar ou ultrapassar 20 anos de idade.

Conhecido por ser uma espécie de grande porte, o Peixe Pirarara deve ser capturado com equipamentos específicos, saiba mais detalhes.

Peixe Pirarara do Rio Sucunduri – Amazonas

Reprodução do Peixe Pirarara

Sua reprodução acontece uma vez por ano nos períodos de cheia.

Alimentação

O Peixe Pirarara tem um hábito alimentar onívoro, ou seja, ele pode comer diversos alimentos. Por exemplo, o animal come frutas, caranguejos, aves e tartarugas.  Durante a estação chuvosa, nada até a vegetação inundada e alimenta-se de frutas caídas.

E também é possível que a espécie se alimente de restos de animais mortos e peixes que estejam em decomposição.

Curiosidades

Conforme os registros de fósseis descobertos por paleontólogos, o Peixe Pirarara existe na América do Sul há mais de nove milhões de anos.

Portanto, naquele período os animais conseguiam superar o porte médio atual e de acordo com o povo amazônico, os peixes chegavam a atacar pessoas.

E basicamente o relato deste povo é confirmado pelo sertanista Orlando Villas-Bôas que afirma ter presenciado o sumiço de um dos homens no Rio Araguaia. Eles participavam de uma expedição Roncador/Xingu quando o evento aconteceu.

Além disso, outra curiosidade é que a espécie geralmente não é criada em aquário, tendo em vista que o animal é de grande porte. Assim, o tanque precisaria ter uma capacidade de no mínimo, 10.000 litros ou exposição em aquário público.

peixe pirarara rio na amazonia pescador jaida machado

Onde encontrar o Peixe Pirarara

De modo geral, o Peixe Pirarara está em toda a região norte e parte do centro-oeste, nas bacias Amazônica e do Araguaia-Tocantins.

E especificamente, a espécie pode ser pescada em Goiás e também no Mato Grosso. Por isso, os peixes ficam em canais de rios que possuam águas negras ou claras, assim como os igapós

E de acordo com os pescadores mais experientes, o melhor momento de captura seria no começo de maio e até o mês de outubro, quando os rios estão em seu leito normal.

Há também a possibilidade de capturar o Peixe Pirarara durante o ano todo, em rios que não extravasam o leito.

Sendo assim, confira duas características importantes: A primeira é que o peixe gosta de se aquecer ao sol próximo à superfície durante o dia. Aliás, em rios como o Javaés, o animal tem o costume de colocar a sua nadadeira dorsal para fora da água.

Esta espécie prefere viver em lugares com uma grande quantidade de material vegetal, que além de servir como um lugar para se esconder, tem a água mais ácida, que é apreciada pela Pirarara.

peixe pirarara

Dicas para pesca do Peixe Pirarara

Em geral, o mais indicado seria o uso de iscas naturais para a captura da espécie, pois as artificiais são menos eficientes. Mas, não se preocupe porque em regiões com água rasa, os animais podem atacar iscas como as colheres e plugs de meia água.

E quanto às iscas naturais, use a que estiver disponível porque o animal come qualquer peixe ou seus pedaços.

Por outro lado, o melhor momento para a pescaria seria no início da noite, em áreas rasas e próximas de estruturas submersas. Inclusive, as praias com água corrente também podem ser boas regiões.

Já os materiais ideais são os seguintes: Use um equipamento com modelo pesado, devido o tamanho do peixe e perto de estruturas, prefira uma linha de 0,90 mm. Nestes locais, use também uma vara inteiriça de fibra e uma carretilha pesada.

Em contrapartida, para um lugar espraiado e que não tenha estruturas, use uma linha de 0,60 mm ou menos.

Mas lembre-se de que um Peixe Pirarara de 20 kg tem força suficiente para estourar uma linha de 120 mm, quando a linha trava. Ou seja, você precisa deixar o peixe correr um pouco antes de fisgar, para evitar que a linha estoure.

E finalmente, entenda que o período de seca é o melhor para a captura da espécie, no entanto, priorize as regiões sem muito enrosco. Assim, você consegue evitar as quebras de linha.

Informações sobre o Peixe Pirarara no Wikipédia

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Kit de pesca – Saiba como escolher o ideal para sua pescaria

Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário