Início Peixes Peixe Linguado: curiosidades, onde encontrar e dicas as para pesca

Peixe Linguado: curiosidades, onde encontrar e dicas as para pesca

por Otávio Vieira

O Peixe Linguado é um animal comum em águas temperadas ou até mesmo em água doce e que se acostuma muito bem a aquicultura. Dessa forma, outra área que o peixe apresenta relevância, seria no comércio. Portanto, pode ser vendido de forma fresca e congelada, assim como usado cozido no vapor ou forno, grelhado e frito.

O linguado é uma espécie de peixe chato que é encontrado nas águas costeiras do Atlântico Norte e Pacífico. Eles são encontrados escondidos no fundo do oceano em profundidades de recifes de corais rasos a valas mais profundas.

Há cinco espécies diferentes de linguado encontrados nos oceanos, todas são muito semelhantes em aparência, mas podem variar dramaticamente de tamanho. O linguado pode variar de 12,5 a 60 centímetros de comprimento, dependendo da espécie, e pesam de 2 a 3 kg. Todos têm um corpo arredondado, achatado com uma barbatana caudal plana de médio porte.

E no conteúdo de hoje, você poderá saber mais sobre a espécie, suas particularidades e dicas de pesca.

Classificação:

  • Nome científico – Solea solea;
  • Família – Soleidae.

Características do peixe Linguado

O Peixe Linguado tem um corpo oval e alisado nos dois lados, tal como é repleto de pequenas escamas.

Uma característica muito interessante é que o peixe tem os olhos no lado direito da cabeça. Isso ocorre porque a partir do seu desenvolvimento, o olho esquerdo migra para o lado direito. Já a boca do Linguado é reta e tem dentes agudos.

Quanto à coloração, o animal é castanho e pode ter alguns tons de verde, mas a cor pode mudar de acordo com o local em que a espécie habita. As cores e as marcações do linguado dependem da sua espécie, apesar de todas as cinco espécies se adaptaram à vida na areia do fundo do mar e muitas vezes são coloridos para se camuflar em seus habitats.

Devido à natureza sigilosa e boa camuflagem do linguado, ele raramente vistos por predadores. Grandes peixes, tubarões, enguias, os seres humanos e mamíferos marinhos todos querem pegar o linguado quando ele pode ser visto.

Por fim, algumas espécie alcança um comprimento total de 60 cm e 13 kg de peso. Mas, vale citar que alguns especialistas notaram que o animal tem um crescimento muito lento.

Peixe Linguado apresenta importância comercial e algumas características corporais curiosas

Reprodução do peixe Linguado

Ao invés de colocar seus ovos em um objeto inanimado ou a folha de uma planta, a fêmea do linguado libera-os na água no mesmo instante em que o linguado macho lança o esperma (este tipo de fertilização é conhecido como desova).

O Peixe Linguado se reproduz no período da primavera. Nesse momento em que as fêmeas depositam milhares de ovos no leito do rio, para que o macho venha fecundá-los.

E logo após a fecundação, é comum que o ovo flutue na superfície e quando os indivíduos começam a se desenvolver, os ovos afundam.

Com 15 dias os ovos se rompem e as larvas flutuam de maneira livre pela superfície da água. O processo acima demora de quatro a seis semanas.

Nestas semanas, o olho esquerdo do Linguado começa a se deslocar para o lado direito. Assim, acredita-se que as fêmeas têm a capacidade de pôr entre dois e três milhões de ovos ao ano.

Aliás, vale citar que a desova ocorre nas águas costeiras, rasas e que tenham uma temperatura de 6 a 12 ° C.

Vale citar também que o animal fica maduro sexualmente após o terceiro ou quinto ano de vida, quando atinge de 25 a 30 cm de comprimento total.

Alimentação

A alimentação do Peixe Linguado se baseia em peixes pequenos, invertebrados do fundo e crustáceos. Por isso, esta é uma espécie carnívora e que tem um comportamento de predador noturno, ao mesmo tempo em que é pacífico.

O linguado é um peixe carnívoro e altamente predador. Ele se esconde na areia no fundo do mar e fica à espera de uma presa em potencial. O linguado tem como presa uma variedade de espécies marinhas que habitam o fundo dos oceanos, incluindo pequenos peixes, camarões e caranguejos.

Nesse sentido, a sua criação em aquário deve ser feita com o oferecimento de pequenos peixes, filés, lulas e camarões.

Além disso, dá para oferecer ao animal os alimentos alternativos como minhocas, microvermes e artêmias vivas. Uma comida que o peixe dificilmente aceita seria o alimento seco.

Para encerrar, uma característica fundamental sobre a criação é que a espécie se desenvolve bem em aquário comunitário.

Contudo, é interessante que seja criada em um aquário mono-espécie, principalmente por conta dos seus hábitos alimentares.

Onde encontrar o peixe

A espécie pode ser encontrada no Atlântico Leste, logo ao sul do Fiorde de Trondheim, incluindo também o Mar do Norte e Báltico ocidental.

O Peixe Linguado pode estar no Mar Mediterrâneo, especificamente nas regiões do Mar de Mármara, Bósforo, como também o sudoeste do Mar Negro.

Outro local muito interessante é para o Sul até ao Senegal, envolvendo o Cabo Verde.

Por esse motivo, cabe evidenciar que a espécie prefere as águas com temperatura entre 8 e 24 ° C, além de ser muito solitária.

É comum ver alguns indivíduos adultos enterrados em fundos lamacentos ou arenosos e que saem somente durante o inverno, para as águas mais profundas.

Já o Linguado jovem prefere os viveiros costeiros.

Dicas para pesca do peixe Linguado

Para a pesca do Peixe Linguado use as iscas naturais. Capturadas no seu local de pesca como os pequenos peixes. Utilize as iscas naturais em pedaços ou vivas.

Mas, saiba que o Linguado prefere as iscas artificiais, o que torna necessário que o pescador leve modelos como Jigs, grub vermelhos, amarelos ou brancos, para captura.

No que diz respeito aos equipamentos de pesca, use uma vara média com cerca de 2 m de comprimento.

As linhas podem ser adequadas para um peixe grande e os anzóis, do modelo circular porque seria mais fácil de o peixe morder.

Use também uma chumbada para manter a isca no fundo, local em que os maiores indivíduos da espécie estão. Assim, a chumbada deve ser pequena e precisa ficar cerca de 30 a 45 cm acima da isca.

Portanto, deixe-nos lhe falar uma técnica de pesca muito eficiente:

Primeiro de tudo, jogue a isca no fundo e permita que ela siga a correnteza. Este tipo de estratégia é importante porque o animal fica parado no fundo e a isca precisa passar por ele.

Indicamos também que você faça uma pesca embarcada, pois é mais simples de atrair o peixe através do movimento.

E finalmente, tenha a certeza de que você está sentido a superfície do fundo.

Caso contrário, saiba que você não está usando um peso suficiente e provavelmente a pesca não será eficiente.

Informações sobre o Peixe-linguado no Wikipédia

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Reprodução do Tucunaré: Conheça mais sobre a vida da espécie

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Youtube Video

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário