Seja para a pesca esportiva ou comercial, o peixe lambari é famoso entre os pescadores do Brasil. Assim, a espécie está em todo o território brasileiro e pode ser pescada com o uso de técnicas específicas.
O characins (Lambari) é um grande grupo de peixes que contêm mais de 300 espécies conhecidas no Brasil. De porte pequeno, este representante do gênero Astyanax tem o seu tamanho variando entre 10 e 20 cm, com corpo robusto prateado e nadadeiras coloridas, cujos tons variam de espécie para espécie.
Onívoro, o lambari se alimenta de flores, frutos, sementes, pequenos crustáceos, insetos e detritos, comum nos rios, lagoas, córregos e represas. Apesar de seu pequeno porte, é considerado o maior predador dos rios justamente por devorar desova de outras espécies de maior porte. Algumas espécies de lambari são muito apreciadas pelo mercado de peixes ornamental, devido a suas cores vivas.
Deste modo, ao prosseguir a leitura você poderá conhecer características, reprodução alimentação e dicas de pesca.
Classificação:
- Nome científico – Astyanax spp;
- Família – Characidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características do peixe Lambari
O Peixe Lambari é a “sardinha de água doce”, natural de águas brasileira e que tem escamas. Também pode ser encontrado no Nordeste do Brasil como piava ou piaba e no Norte como matupiris. Já nas regiões do Sudeste e do Centro-Oeste, os animais são conhecidos como lambaris do sul.
Sendo assim, em primeiro lugar é interessante explicar o seguinte ponto: O termo “lambari” não representa somente uma espécie de peixe, mas sim, várias espécies que pertencem ao gênero Astyanax.
Portanto, com o seu corpo alongado, este animal conta com um bom comprimento e uma boca pequena em forma de ventosa.
E embora os peixes da espécie sejam pequenos, ou seja, dificilmente ultrapassam os 10 cm, os animais são robustos e muito vorazes.
Por outro lado, quanto à coloração deste peixe, entenda que o bicho tem um corpo prateado, porém as suas nadadeiras têm cores que variam conforme a espécie. Deste modo, alguns lambaris possuem nadadeiras amarelas, outros peixes, vermelhas e os demais têm nadadeiras pretas.
Por exemplo, a maior espécie já encontrada do peixe Lambari, tem como nome vulgar o lambari-guaçu (Astianax rutilus) e alcança os 30 cm.
Mas, o interessante desta espécie é que os peixes são prateados, com o dorso preto e um círculo avermelhado em torno dos olhos.
Por ter o rabo avermelhado, é comum encontrar locais em que as pessoas chamem o peixe de lambari do rabo vermelho. Portanto, o lambari vale no mercado de peixes ornamentais por conta da coloração. Mas o seu valor depende é claro, da variedade de sua cor.
Reprodução do peixe Lambari
O peixe Lambari tem o título de ser do grupo das espécies mais prolíferas da natureza. Dessa forma, a sua reprodução se inicia na primavera com o começo das chuvas. E com isso, os peixes têm o costume de desovar em poças de água que ficam nas margens dos rios.
Alimentação
O peixe Lambari é um animal onívoro. Isso significa que o bicho come de tudo, desde a matéria vegetal até os animais.
Deste modo, os crustáceos, insetos, algas, flores, frutos e sementes são apenas alguns exemplos daquilo que faz parte de sua alimentação.
Nesse sentido, cabe citar que o lambari é considerado o maior predador dos rios porque ele tem o hábito de devorar a desova de outras espécies de maior porte.
Entretanto, ao se desenvolver e engordar comendo as larvas de outros peixes, ele se torna um algo das espécies maiores. E é daí que nasce a ideia de usar os lambaris como iscas naturais para a captura de outras espécies como a Corvina.
Curiosidades
A primeira grande curiosidade é que o peixe lambari possui inúmeros nomes populares e chega a atingir quatrocentas espécies.
À vista disso, quando se trata de registro científico, nem todas as espécies puderam ser reconhecidas adequadamente.
E com o passar dos anos, os pesquisadores encontram novas espécies de lambaris e o que os diferencia, são diversas características como a coloração e o comportamento.
Por exemplo, pesquisadores da Universidade de São Paulo que atuam no Museu de Zoologia (MZ-USP), descobriram a existência de uma nova espécie de lambari nomeada como Hyphessobrycon myrmex.
Dessa forma, o seu grande diferencial seria o dicromatismo sexual, ou seja, os machos são de cor vermelho-alaranjada escura, enquanto as fêmeas são amarelas.
Por isso, dicromatismo sexual significa que apesar de serem da mesma espécie, machos e fêmeas apresentam uma cor diferente, além de contarem com uma visão bastante desenvolvida.
Portanto, lembre-se de que encontrar lambaris com coloração e características distintas, é algo muito comum.
Além disso, uma curiosidade importante é que o lambari geralmente é o primeiro peixe fisgado pela maioria dos brasileiros que começam a praticar a pesca esportiva.
E isso ocorre porque os peixes são muitos e estão espalhados em todo o país. Finalmente, entenda que esta espécie costuma viver apenas 3 anos.
Onde encontrar do peixe Lambari
Basicamente o peixe Lambari pode ser pescado em todo o Brasil e os cardumes estão nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata e Atlântico Sul.
Portanto, para a pesca deste peixe, priorize as margens de riachos, lagoas, represas, rios e pequenos córregos.
Basicamente eles ficam aglomerados nas águas rasas e na flor d’água à procura de um alimento que trazido pela correnteza.
Aliás, em matas inundadas nos períodos das cheias, é possível capturar os lambaris.
Dicas para pesca do peixe Lambari
Dicas muito valiosas para a pesca do peixe lambari seriam o uso de armadilhas ou uma boa ceva.
Mas, como nós temos um artigo exclusivo que trata sobre dicas para a pescaria desta espécie, indicamos que você clique aqui para aprender as melhores técnicas.
Informações sobre o Peixe-lambari no Wikipédia
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Veja também: Tucunaré: algumas espécies, curiosidades e dicas desse peixe esportivo
Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções!
1 comentário
Eu gostaria de saber se existe lambaris com pintas bem pequenas no corpo pois meu genro pescou um pintadinho, as pitinhas pequenas e pretas são naturais como a da cauda e lateral na próximo da cabeça. Eu o desidratei está seco guardado para possível pesquisa, tenho fotos tbm.