O Peixe Carpa representa espécies que são muito importantes na pesca esportiva porque são grandes, fortes e conduzem uma boa briga. Além disso, os indivíduos são relevantes na aquicultura porque conseguem se desenvolver bem em cativeiro.
Existem várias espécies de peixe carpa de água doce da família Cyprinidae, um grupo muito grande de peixes nativos da Europa e Ásia.
A carpa comum possui boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias. Os machos são geralmente distinguidos das fêmeas através da barbatana ventral maior. Sua coloração varia do cinza ao prateado. Portanto, nos acompanhe ao decorrer do conteúdo e saiba todos os detalhes sobre a Carpa. O peixe Carpa é uma espécie muito marcante devido às suas cores radiantes, que incluem principalmente laranja, vermelho e branco; inclusive, em alguns deles se veem manchas pretas.
As carpas podem tornar-se muito grandes, atingindo 1 metro de comprimento ou, em casos excepcionais, até 2 metros de comprimento; à medida que crescem, podem pesar entre 10 e 45 quilos, dependendo da fase em que se encontram.
Classificação
- Nome científico: Cyprinus carpio, Ctenopharyngodon idella, Hypophthalmichthys nobilis e Mylopharyngodon piceus.
- Família: Cyprinidae
- Classificação: Vertebrados / Peixes
- Reprodução: Ovípara
- Alimentando: Onívoro
- Habitat: Água
- Ordem: Cipriniformes
- Gênero: Ciprino
- Longevidade: 20 – 50 anos
- Tamanho: 100 – 120cm
- Peso: 40kg
Índice - clique no tópico desejado
Principais espécies de Peixe Carpa
Vamos dar início falando a respeito da espécie Cyprinus carpio que atende pelos nomes Carpa-comum, Carpa-húngara ou Carpa-espelho.
Quanto às características corporais, cabe citar a boca pequena e também os barbilhões curtos. O peixe consegue alcançar 1 m de comprimento total e sua cor varia de prata a cinza.
Esta espécie é original da China e neste país, é tida como o símbolo principal da honra Chinesa.
Também é importante citar o uso na piscicultura e no comércio alimentício, pois a carne tem qualidade regular.
De outro modo, cabe mencionar o Ctenopharyngodon idella ou Peixe Carpa-do-limo. Todos os peixes da espécie possuem um formato alongado no corpo, boca terminal, bem como lábios firmes.
Os indivíduos não apresentam barbilhões e a cor seria de um verde-oliva escuro que é sombreado a amarelo-acastanhado nos lados, algo que nos lembra de seu nome vulgar. Aliás, as escamas são grandes e delineadas, tal como o ventre é claro em um tom que se aproxima de branco.
Um ponto muito interessante é que a espécie tem um excelente crescimento ao observar que os jovens têm cerca de 20 cm na primavera e com a chegada do outono, eles apresentam 45 cm de comprimento total. Já os adultos medem cerca de 1 m de comprimento, mas os maiores exemplares têm 2 m e até 45 kg.
Demais espécies
Também é ideal que você conheça a Carpa-cabeçuda ou Carpa cabeça-dura (Hypophthalmichthys nobilis).
Esta espécie representa um dos peixes mais explorados na aquicultura e por isso, a produção mundial é de mais de três milhões de toneladas anualmente.
A produção tem mais importância na China e dentre as características do animal, cabe citar sua cabeça grande e a ausência de escamas. A boca também é grande e os olhos ficam muito abaixo da cabeça.
De outro modo, a coloração se baseia em um tom de cinza-prateado e o comprimento médio dos indivíduos seria de 60 cm, apesar de alguns exemplares com até 146 cm e 40 kg, já tenham sido capturados.
Assim como a Carpa-do-limo, a Carpa-cabeçuda também tem um crescimento rápido, o que torna ambos fundamentais na aquicultura. Outro ponto interessante é que esta espécie seria filtradora, alimentando-se de zooplâncton, fitoplâncton e detritos.
Por fim, há o Peixe Carpa Preta que tem por nome científico Mylopharyngodon piceus. A espécie também atende por “barata chinesa” e seria a única do gênero Mylopharyngodon. De modo geral, o comprimento máximo é de 1,8 m e o peso, de 35 kg. Porém, é comum que o bicho alcance somente 1 m.
E bem como a Carpa cabeça-dura, vale mencionar que a carpa preta é considerada um dos “quatro famosos peixes domésticos” de importância cultural.
Na China, as espécies são usadas na policultura há mais de mil anos e nos Estados Unidos, elas têm por nome “carpas asiáticas”. Dessa forma, a espécie tem a carne mais cara entre os quatro peixes por ser a mais rara, tendo uma distribuição restrita.
Mais sobre as espécies
Os cypriniformes (família Cyprinidae) são tradicionalmente agrupado com os Characiformes, Siluriformes e Gymnotiformes para criar a superordem Ostariophysi, uma vez que estes grupos têm certas características comuns, como o de ser encontrado predominantemente em água doce e possuir uma estrutura anatômica originalmente feito de pequenos pedaços de osso formado a partir de quatro ou cinco da primeira vértebra.
A maioria cypriniformes têm escamas e os dentes sobre os ossos da faringe inferiores que podem ser modificados em relação à dieta. Tribolodon é o único gênero ciprinídeo que tolera a água salgada, embora existam várias espécies que se movem na água salobra, mas retornam à água doce para desovar. Todos os outros cypriniformes vivem em águas continentais e tem uma grande variedade geográfica.
Geralmente se refere à carpa apenas as espécies ciprinícolas maiores, como Cyprinus carpio (carpa comum), Carassius Carassius (Crucian carpa), Ctenopharyngodon idella (carpa capim), Hypophthalmichthys molitrix (carpa prateada) e Hypophthalmichthys nobilis (carpa cabeça grande).
Principais características do Peixe Carpa
É um peixe vertebrado que possui um corpo semi robusto que se torna mais esguio nas pontas. Tem uma boca pequena. A barbatana do seu corpo distingue-se por ser alongada e afundada, assemelhando-se à fecal, com um espinho fechado. Suas escamas são finas e longas; quanto à barbatana ventral do macho, é ligeiramente mais longa que a da fêmea. O peixe Carpa vive aproximadamente 30 anos de idade; embora alguns de seus espécimes existam há décadas e tenham conseguido viver até os 65 anos de idade.
Este peixe vertebrado tem uma saúde mais frágil quando é doméstico, o que se evidencia sobretudo na sua relação com a alimentação. Quando se sente mal, pode afastar-se dos outros peixes com quem convive para comer, eles não têm apetite ou parecem cansados. Deve-se notar que, por ser mais fraco, é possível que contraia doenças parasitárias.
Reprodução do peixe Carpa
Carpa é ovíparo e geralmente desova na primavera e início do verão, dependendo do clima. Eles separam-se em grupos nas águas rasas para desovar. As capas preferem águas rasas com densa cobertura de macrófitas.
Os machos fertilizam os ovos externamente, que as fêmeas espalham por macrófitas de uma forma muito ativa. Uma fêmea normal (cerca de 45 cm) pode produzir entre 300 mil a um milhão de ovos durante a época de reprodução.
A reprodução do Peixe Carpa ocorre uma vez por ano, na época entre o final do inverno e o começo da primavera.
As carpas são animais vertebrados que atingem a fase reprodutiva aos quatro anos de idade. No entanto, deve-se notar que alguns desses peixes começam a se reproduzir quando mal atingem os 20 centímetros de comprimento. Eles geralmente começam sua reprodução na primavera e terminam no verão aproximadamente. Embora o macho amadureça antes da fêmea; Isso fertiliza a fêmea externamente, fazendo com que a fêmea coloque até um milhão de ovos.
Pequenos tufos crescem uniformemente a partir do macho, que cobrirão a cabeça do peixe Carpa. Da mesma forma acontece nas nadadeiras que ficam na altura do peito. Os tufos têm textura áspera, mas auxiliam a mãe na tarefa de desova, que costuma ocorrer em maio.
Como ocorre o processo de reprodução das Carpas?
É um processo muito curioso, pois o macho se esfrega na parceira para que a fêmea solte seus filhotes. Depois que os ovos eclodem, eles se prendem às plantas ao seu redor.
Normalmente são liberados 100.000 óvulos para cada quilo de peso que a mãe tem. Após a desova da fêmea, o macho Carpa tentará fertilizar os óvulos com seu esperma. Uma tarefa que não é fácil, devido às correntes que existem nessa altura; também é difícil devido aos predadores e, de fato, os próprios pais costumam comer muitos de seus filhotes.
Depois que os filhotes deixam a mãe, eles eclodem em apenas quatro dias. Eles são difíceis de ver, pois se escondem entre a vegetação aquática. Aproveitam para se alimentar de pequenos insetos, minúsculas algas e pulgas marinhas.
Alimentação dieta de peixe Carpa
A dieta inclui os pequenos animais e outros detritos do fundo. No entanto, alguns indivíduos podem comer vegetais.
Se a carpa mantiver uma boa alimentação no local onde vive, é muito provável que ultrapasse os oito quilos. Eles não exigem muita comida, e sua dieta pode ser bastante variada em relação a outros tipos de peixes. Comem, por exemplo: formigas, vespas, libélulas, plâncton, algas, moluscos, plantas náuticas e minhocas. Além disso, sua dieta inclui vegetais, que reduzem as doenças do estômago e da bexiga; É de grande benefício para eles porque estimula o crescimento dos peixes e é muito útil para a pele, pois melhora o tônus.
Se você tem um como animal de estimação
Quando são peixes domésticos, é importante incluir uma variedade de mingaus e vegetais em sua dieta; que lhes dará intercalando de forma adequada e alternada, para evitar que enjoem.
Quando o peixe Carpa é exposto a baixas temperaturas, ele só precisa de comida uma vez a cada dois ou três dias ; mas se as temperaturas forem altas é o contrário, já que precisa ser alimentado duas ou três vezes ao dia.
Curiosidades sobre a Carpa
A boa taxa de crescimento das espécies pode ser uma característica ruim em algumas regiões. Por exemplo, algumas espécies de Peixe Carpa são invasoras, conseguindo se espalhar muito bem na América do Sul e na Oceania.
Nestes locais, há poucos predadores de carpas, o que permite que os indivíduos se reproduzam de maneira exagerada e causem desestabilização no sistema aquático.
Com isso, uma agência australiana de pesquisa industrial e científica, pensa na possibilidade de introduzir doenças específicas da carpa nas regiões. E o objetivo principal seria inibir o aumento da população.
A carpa é um peixe importante na alimentação dos seres humanos, bem como um peixe ornamental popular. A carpa era um alimento de luxo no período romano médio e tardio, e foi consumida durante o jejum na Idade Média. Os peixes foram mantidos em tanques de armazenamento pelos romanos, e mais tarde em viveiros construídos por mosteiros cristãos.
A taxa de captura mundial de carpas por ano ultrapassa 200.000 toneladas . A carpa mais colorida, chamada Koi, são criados em cativeiro e vendidos como peixes de lago ornamental.
Habitat e onde encontrar o peixe Carpa
A distribuição dos animais pode variar conforme a espécies, entenda: Em primeiro lugar, a Carpa-comum consegue tolerar a maioria das condições, mas prefere grandes corpos de água lenta ou parada.
Os sedimentos vegetativos macios também são bons locais para a espécie, que pode nadar em cardumes com mais de 5 indivíduos. Portanto, o animal está em todo o mundo e a temperatura ideal da água seria entre 23 e 30 ° C.
Também conseguem sobreviver em águas com temperaturas altas, baixas ou que tenham um baixo nível de oxigênio.
Já o Peixe Carpa-do-limo é nativo da Ásia oriental e a distribuição se resume ao norte do Vietnã até o rio Amur, na fronteira Sibéria-China. Na China, a espécie serve para a alimentação da população, como também houve a introdução em países da Europa e nos Estados Unidos para o controle de ervas daninhas aquáticas.
A Carpa-cabeçuda também é nativa dos rios e lagos que ficam no leste da Ásia e a distribuição inclui desde o sul da China até o sistema do rio Amur. Além disso, foi introduzida nos Estados Unidos, local em que o animal é invasivo porque compete com espécies nativas.
Para encerrar, a Carpa Preta tem uma distribuição restrita aos países da Ásia, por isso, o principal uso seria na alimentação e medicina chinesa.
Muitas pessoas os criam como animais de estimação, principalmente no continente asiático, já que esses peixes vertebrados podem se tornar muito amigáveis e afetuosos; Eles até reconhecem seus donos, se passaram algum tempo com eles. Por esta razão, muitas pessoas estão dispostas a pagar grandes quantias de dinheiro para obtê-los.
Eles têm predadores?
Qualquer animal que tenha peixe em sua dieta pode achar o peixe Carpa muito saboroso. Quanto aos humanos, costumam ser pratos típicos do norte da Europa, principalmente no final do ano, quando são servidos nas festas de dezembro.
Dicas para pesca do peixe Carpa
Para capturar o peixe, uma estratégia fundamental seria cansar o animal antes de trazê-lo para a margem.
Para isso, dê linha e permita que o bicho puxe o quanto for preciso, tomando todo o cuidado possível para não afrouxar demais.
Outra dica essencial seria o uso de um coador ou puçá. Com isso, você evita que a força do peixe rasgue sua boca e que ele escape com o último movimento.
Informações sobre o Peixe-carpa no Wikipédia
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Veja também: Pesqueiros em SP: dicas de alguns pesque e solte e pesque e pague
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!
1 comentário
Conheci melhor o animal, e gostaria ter um manual de criação desta espécie de peixe.