Início Peixes Peixe Barracuda: curiosidade, alimentação, dicas de pesca e habitat

Peixe Barracuda: curiosidade, alimentação, dicas de pesca e habitat

por Otávio Vieira

O Peixe Barracuda é um animal muito agressivo que pode atacar os seres humanos quando se sente ameaçado. Além disso, o bicho tem grande valor comercial e por isso, pode ser vendido fresco, seco ou salgado.

E no geral, a carne do peixe é consumida como bife ou filé. Mas, é importante que o consumo da carne seja feito de forma cautelosa porque houve alguns casos de intoxicação alimentar após a ingestão do Barracuda. Geralmente as pessoas apresentaram um desconforto gastro-intestinal e uma fraqueza muscular.

O grande peixe barracuda tem um corpo esguio e aerodinâmico. O topo da cabeça, entre os olhos é praticamente plano e a boca é grande, contendo grandes dentes afiados e uma mandíbula inferior saliente. As pontas da nadadeira peitoral estendem-se até o início das barbatanas pélvicas. As barbatanas dorsais espinhosas são amplamente separadas. A coloração do corpo do grande barracuda é marrom ou cinza azulado no dorso lateral e superior, com um sombreamento esverdeado prateado nas laterais e uma barriga branca. Portanto, prossiga a leitura e compreenda todas as características deste animal, suas curiosidades, alimentação e reprodução.

Classificação:

  • Nome científico: Sphyraena barracuda
  • Família: Sphyraenidae
  • Classificação: Vertebrados / Peixes
  • Reprodução: Ovípara
  • Alimentando: Carnívoro
  • Habitat: Água
  • Ordem: escombriformes
  • Gênero: sphyraena
  • Longevidade: 12 – 15 anos
  • Tamanho: 45 – 180m
  • Peso: 20 – 24kg

Características do peixe Barracuda

O Peixe Barracuda foi catalogado em 1792 e pertence ao grupo de peixes ósseos que têm por nome vulgar barracuda-gigante. Dessa forma, as características que diferenciam o animal seriam seu corpo e olhos grandes, assim como mandíbulas muito poderosas.

A mandíbula superior é menor e menos projetada quando comparamos com a mandíbula inferior. Os dentes são fortes, eretos e desiguais, além de ficarem em cavidades nas mandíbulas e no céu da boca. Com relação à cabeça, ela é grande e pontiaguda. Há escamas pequenas nas guelras e elas não possuem espinhos.

No que diz respeito à cor, o animal é azul-acinzentado na parte de cima e seu corpo desbota para o prateado e branco-giz na parte de baixo. Pode ser que haja algumas fileiras de barras negras no lado superior, assim como algumas manchas pretas em cada lado inferior. As manchas pretas podem ser vistas principalmente nos indivíduos mais jovens.

Já as barbatanas caudal e anal, como também a segunda barbatana dorsal, têm pontas brancas e uma cor violeta escuro que vai ao preto. Por fim, a expectativa de vida seria de 14 anos de idade.

A Barracuda é um peixe de grande porte e pode chegar a 1,7 metros e pesar 44kg. A maturidade sexual é alcançada com um comprimento de cerca de 60cm.

A barracuda geralmente vive em recifes de corais costeiros. Eles também podem residir em mar aberto, perto da superfície, embora sejam por vezes encontradas em profundidades de até 100 m. Barracudas tendem a ser solitários, mas às vezes são encontrados em pequenas agregações sobre recifes e fundos arenosos. Os mais jovens ficam entre mangues e ervas marinhas, porque eles oferecem cobertura contra predadores. Durante o segundo ano de vida, a barracuda move-se para habitats mais profundos no recife.

O Peixe Barracuda é conhecido por sua agressividade e importância no comércio.

Principais características do peixe barracuda

Esta espécie de peixe é conhecida como barracuda gigante porque algumas atingem um tamanho grande. Eles também são famosos por serem muito agressivos, principalmente com mergulhadores, e se distinguem pelas seguintes características:

Morfologia

Os peixes barracudas são geralmente grandes, atingindo um tamanho entre 60 e 100 centímetros de comprimento na fase adulta . No entanto, as barracudas gigantes ultrapassam um metro e meio de comprimento, chegando a atingir dois metros. Da mesma forma, o peso de uma barracuda madura varia entre 8 e 15 quilos, o exemplar gigante pode pesar entre 23 e 50 quilos.

Corpo

A cor da barracuda é prateada , que possui duas barbatanas dorsais bem separadas, o que é uma característica única desta espécie. As escamas são grandes e o formato da cabeça é pontiagudo, este peixe tem uma boca grande com dentes em forma de faca . As barracudas juvenis se distinguem por barras transversais escuras nas costas e algumas manchas nas laterais. Da mesma forma, sua barbatana dorsal é lisa e ambas as barbatanas caudal e anal são geralmente de cor preta .

Comportamento

Na fase adulta, a barracuda costuma ser uma espécie solitária , principalmente à noite. No entanto, foi observado que os peixes jovens desta espécie viajam em grupos de peixes durante o dia, para se protegerem e se alimentarem. Esses animais se destacam em seu comportamento por serem muito agressivos, pois estão sempre atentos.

Velocidade

Este peixe é conhecido como um dos velocistas do oceano , pois possui uma bexiga natatória capaz de inflar e desinflar, ajudando-o a atingir altas velocidades. Espécimes adultos podem atingir velocidades de 90 quilômetros por hora em um tempo muito curto.

Como as barracudas se reproduzem?

As barracudas são uma espécie ovípara, onde o macho atinge a maturidade sexual aos 3 anos e a fêmea aos 4 anos de idade. Alguns detalhes da fase reprodutiva da barracuda são desconhecidos, como a época da desova e o local onde ela ocorre. No entanto, estima-se que essa fase ocorra na primavera devido às altas temperaturas, mas há outra crença de que ocorra durante todo o ano, exceto nos meses de inverno.

Um dos aspectos que se sabe é que essa espécie não protege seus ovos até o nascimento, a fêmea os deixa à deriva e geralmente desovam perto de estuários ou em águas rasas. Quando as larvas eclodem, elas se dirigem para águas rasas e gramadas para se protegerem. Quando atingem o tamanho de 500 milímetros, saem dos estuários para nadar nas águas oceânicas.

Informações sobre a alimentação da barracuda

Barracudas alimentam-se de uma série de presas, incluindo peixes, como garoupas, pargos, pequenos atuns, tainhas, arenques e anchovas. Ele é geralmente um peixe diurno, e localiza suas presas pela visão.

Resumindo, a alimentação se baseia em camarões, pequenos peixes pelágicos e cefalópodes. Portanto, pode se alimentar de garoupa, pargo, atum, anchova e arenque. Desse modo, cabe citar que esta espécie é predadora oportunista.

Com isso, é comum que o animal use a sua velocidade como uma estratégia para a captura de presas. Por exemplo, um Peixe Barracuda consegue alcançar uma velocidade de até 45 km/h porque tem uma grande força muscular.

E quando alcança sua presa, o Barracuda a morde e a corta ao meio. Assim, quando os indivíduos adultos desta espécie ficam cheios, eles podem pastorear um cardume de presas em água rasa. Esta seria uma estratégia para se proteger e garantir a próxima alimentação.

Sua alimentação é baseada principalmente em outros peixes, já que é um animal carnívoro. É visto usando seus dentes para agarrar sua presa e rasgá-la em pedaços, antes de consumi-la. Tem uma boca muito grande que lhe permite alimentar-se facilmente de presas de grande porte. Além disso, tem uma alimentação muito variada, já que se alimenta tanto das espécies que habitam o fundo do mar, como das espécies que estão mais próximas da superfície.

Quando os peixes barracudas são jovens, eles competem por comida com outras espécies, como cachimbos e pequenos pargos. A alimentação também inclui: sardinha, anchova, salmonete e jacaré, para citar apenas os mais marcantes.

Curiosidades sobre as barracudas

A principal razão para o ataque ao ser humano seria que o animal confunde facilmente os mergulhadores com grandes predadores. Provavelmente por conta da sua pouca visão.

Dessa forma, é comum que o peixe siga o mergulhador com a esperança de comer os restos de suas presas, mas dificilmente ele ataca.

Sendo assim, vale citar que apesar de o ataque ser algo raro, a mordida do animal pode causar lacerações e perda de algum tecido. Assim como alguns ferimentos que podem ser fatais.

E além de confundir os seres humanos com predadores, o Peixe Barracuda também pode reconhecer como presas, os objetos brilhantes.

Por exemplo, houve um incidente em que um peixe saltou para fora da água e feriu de forma grave um dos praticantes de passeio em caiaque.

O incidente ocorreu na Flórida, porém o diretor do departamento de conservação do International Game Fish Association, Jason Schratwieser, declarou que o ferimento pode ter sido causado por outras espécies.

Pode ser que um Tylosurus crocodilus, zambaio ou peixe-crocodilo, tenha atacado a vítima, apesar de o ataque ter sido atribuído ao Barracuda.

O corpo plano da barracuda é projetado para velocidade e estima-se que ela pode nadar a 58 kph.

peixe barracuda cardume

Onde encontrar o peixe Barracuda

Ocorrendo em todo o mundo na costa de mares tropicais e subtropicais, a barracuda é comum no Oceano Atlântico ocidental de Massachusetts (EUA) até o Brasil. Ela também é encontrada no Golfo do México e no Mar do Caribe, bem como do Oceano Atlântico oriental, Indo-Pacífico e Mar Vermelho. É raro ou ausente em áreas do leste do Oceano Pacífico.

Quando jovem, o Peixe Barracuda habita as águas rasas como manguezais, estuários e áreas internas de recifes, além de nadar em cardumes. Conforme o seu crescimento é comum que o animal se mude para as zonas mais expostas.

Já quando atinge os 60 cm de comprimento total, o peixe se torna independente e se separa dos cardumes, para viajar até o alto mar. Por esse motivo, os peixes adultos vivem em habitats diferentes como os portos escuros internos e os mares abertos.

Esta também é uma espécie diurna, solitária e que fica em pequenas agregações, assim como as águas tropicais e quentes. De modo geral, habita os oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. E uma característica importante acerca do animal seria a diminuição da população na Flórida.

Neste Estado, a comissão de conservação de peixes e vida selvagem está considerando a possível proibição de pesca, a fim de preservar a espécie.

Que perigo esconde a Barracuda?

Este é um peixe vertebrado que possui uma grande quantidade de toxinas acumuladas que podem causar intoxicação em humanos; Essa espécie de animal acumula Ciguatoxinas em seus tecidos, algo que causa intoxicação por Ciguatera na pessoa que a ingeriu. Essa intoxicação não ocorre imediatamente, pode levar entre 12 a 24 horas para sentir os sintomas no corpo; e esses sintomas, por sua vez, costumam ser dores abdominais, fadiga, vômitos, dores musculares, cãibras, dores musculares, entre outros sintomas. Ser envenenado por Ciguatera pode terminar em morte quando ocorre parada respiratória, como resultado da toxina.

Quais são as espécies que são predadoras de Barracudas?

O peixe Barracuda, sendo um dos predadores mais agressivos e vorazes, tem pouquíssimos predadores no oceano, sendo os mais comuns os tubarões e as orcas. Isto não só porque é um grande caçador, mas também porque é um animal muito rápido em comparação com outros peixes. Outro ser que representa uma ameaça para as barracudas é o homem, que as caça para vender sua carne ou para pesca esportiva.

Dicas para pesca do peixe Barracuda

Apesar de não ser valorizada como um peixe comercial, a barracuda é um bom peixe para a pesca esportiva. Eles podem ser capturados com uma variedade de equipamentos, incluindo linhas de mão, vara e molinete, redes de cerco, tresmalho, e as redes de emalhar.

Para a pesca do Peixe Barracuda, use sempre os materiais de médio a pesado e linhas de 20 a 30 lb.

Também é indicado o uso de iscas artificiais como as colheres e plugs. Caso você prefira as iscas naturais, use pequenos peixes que fazem parte da dieta desta espécie.

E como dica para a captura, não arremesse a isca muito próxima do animal. Inclusive, trabalhe de forma irregular com a isca, durante o recolhimento.

Informações sobre o Peixe-barracuda no Wikipédia

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Peixe Corvina: Conheça tudo sobre essa espécie

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário

1 comentário

Lucas Wendell Dutra Pereira 6 de outubro de 2021 - 19:24

Recentemente fiquei um tanto que curioso sobre o peixe Barracuda, pois ouvir dizer que ele é um peixe bem agressivo e voraz, e que comia outros peixes, então vim conhecer mais sobre o animal, e gostei dele, e ótimo blog 👍😉

Responder