Pesca Gerais

O que levar para o pesqueiro na pesca de barranco com isca artificial?

homem pescando de barranco no pesqueiro

Existem várias modalidades de pesca, algumas necessitam de mais itens que outras. Então, vamos tratar dos principais itens que o pescador deve levar ao pesqueiro para realizar com sucesso uma pescaria com iscas artificiais.

Abordaremos nessa publicação apenas a pesca desembarcada, também conhecida como pesca de barranco. Realizada principalmente em pesqueiros como lagos e represas com uso de iscas artificiais.

Pescador com conjunto de vara e molinete no pesqueiro

Escolha do pesqueiro

A modalidade de pesca de barranco é uma das mais praticadas pelos pescadores devido ao grande número de lagos e represas espalhadas pelo nosso Brasil. Com características próprias, essa modalidade exige alguns cuidados dos pescadores.

A escolha do pesqueiro é fundamental para uma pescaria bem sucedida visando principalmente segurança do pescador. Dá mesma forma, é necessário conhecer os detalhes e características do pesqueiro, evitando assim possíveis acidentes.

No pesqueiro é importante também, identificar os melhores pontos de pesca. Ou seja, existem sempre locais com mais estruturas, como por exemplo: ganhadas, espinheiros, plantas submersas. Locais que normalmente se encontra o peixe com mais facilidade.

Definido o local da pescaria, selecionamos os principais equipamentos de pesca que você nunca poderá esquecer de levar para o pesqueiro. São equipamentos necessários para a realização de uma pescaria confortável, com segurança e com bastantes peixes capturados.

Tralha de pesca e equipamentos de segurança para pesqueiro

Bom, vamos lá. Como dito anteriormente, cada pescaria pode exigir um número diferente de itens. Mas, todas possuem alguns equipamentos básicos. Então vamos por eles. Confira!

Vara, linhas e Carretilha / Molinetes:

Toda pescaria, mesmo as mais simples, necessitam de varas de pesca. Mas que tipo de varas devemos levar? Esta é uma pergunta que também depende da pescaria que você vai realizar e principalmente do peixe que você quer capturar.

Como vamos tratar da pescaria com iscas artificiais, você deverá optar por varas entre 12lbs até 17lbs. Dessa forma escolha, entre ação entre lenta e média, podendo ser até rápida. Acima de tudo, procure sempre levar mais de uma vara com libragem diferente. Essa escolha será importante para o trabalho das suas iscas artificiais.

Tucunaré amarelo nadando Por exemplo, se vamos fazer uma pescaria de Tucunaré ou Traíra,  peixes de pequenos e médio porte. Então, podemos levar varas até 17lb – assim teremos uma briga muito emocionante com o peixe.

Não faz sentido levar uma vara de 25lbs para estes tipos de peixes e principalmente para o uso de iscas artificiais. O mesmo vale para as linhas de pesca. Não devemos sobrecarregar a carretilha com linhas muito grossas no seu diâmetro.

Nesse caso uma linha de no máximo 40lbs já é o suficiente. Procure sempre optar pela que tiver o menor diâmetro. No trabalho com iscas artificiais indicamos o uso de linha multifilamento, porque a isca responde melhor ao toque no trabalho de ponta de vara.

Mais algumas dicas importantes do que levar para o pesqueiro:

Outra sugestão é utilizar um leader com comprimento entre 1,2 a 2,0 metros. Além de ser uma garantia a mais na luta contra o peixe, nos primeiros metros. Quando a linha for se desgastando podemos cortá-la e continuar utilizando o leader normalmente. Dessa forma, facilitando também no arremesso, pois não faz tanto atrito nos passadores e distribuidor da carretilha como o nó.

Decerto, procure equilibrar um conjunto com carretilha de perfil baixo ou molinete, que são as mais indicadas para o trabalho com iscas artificiais. Velocidade de recolhimento entre 6,2 para cima também são as melhores opções. Capacidade de linha acima de 60 m com 0,35 mm de diâmetro.

Iscas artificiais:

Procure levar poucas iscas, separadas em estojos para facilitar o manuseio e escolha da isca certa durante a pescaria. Além disso, não abra mão de uma seleção das melhores iscas, dividas pelos três principais grupos de ação.

Podemos dividir os grupos em isca de superfície, meia-água e fundo. Veja do que se trata cada uma delas:

Iscas de superfície: alcançam pouca ou nenhuma profundidade. São usadas para capturar os exemplares na superfície. Indicada para os pescadores que gostam de assistir toda a ação das capturas e principalmente visualizar os ataques dos peixes à isca.

Iscas de meia-água: trabalham entre a sub-superfície podendo chegar até 1,20 m de profundidade. Grande parte conta com uma barbela na frente da isca que movimenta no recolhimento com a pressão da água.

Iscas de fundo: atingindo grandes profundidades, essas iscas alcançam os peixes que estão bem no fundo. Quanto maior for a barbela, mais a isca se afunda. Outras iscas eficientes são os jigs também alcançando locais fundos, ideais para os dias que os peixes estão manhosos.

vários modelos de iscas artificiais para pesca

Acessórios: Cada pescador utiliza-se de uma gama de acessórios que mais favorecem para o sucesso da sua pescaria. Por exemplo, existem alguns que são indispensáveis para que você não tenha surpresas e fique na mão durante sua aventura.

Acessórios importantes no pesqueiro:

Podemos citar os principais acessórios: alicates – de contenção, de bico e de corte. Uma boa bolsa para guardar sua tralha de pesca; estojos de iscas que facilitem a organização por modelos e ação de trabalho; Snap ou engate rápido para facilitar a troca das iscas. Cortador de linhas e tesoura; Canivete multiuso, lanterna, tubo para o transporte das varas, também são bem-vindos.

senhor pescando em águas agitadasRoupas de pesca e acessórios: O contato direto com o sol e com a natureza em geral, exige várias medidas de proteção e segurança. Dessa forma o pescador deve dar total atenção a esse assunto para evitar sérios problemas e evitar acidentes durante sua pescaria.

Procure por camisa e calça de pesca que sejam leves, com proteção solar. Não abra mão também de um bom protetor solar acima de 50fps para seu rosto e corpo. É fundamental o uso de boné, máscara de proteção solar ou Buff, óculos polarizados, luvas para pesca. Um bom calçado para proteger do contato com a natureza, capa de chuva, repelente, kit de primeiros socorros, etc.

Informações e dicas que você precisa ficar ligado

  • Documentos pessoais: sim é de extrema importância que estejam com você, caso não queira levar para a natureza os originais, leve uma cópia plastificada. Deixando assim a original do no carro ou na pousada.

pescador segurando sua carteira de pesca

  • Licença de pesca: indispensável para qualquer pescaria (exceto as de pesque e pague). É obrigatório que portamos durante a pescaria esse documento evitando assim problemas com os órgãos fiscalizadores e também possíveis multas.
  • Proteja os pés e pernas: embora pescar seja uma atividade de recreação não é aconselhável utilizar chinelos. Caminhar pelo pesqueiro pode ser perigoso, podendo facilmente encontrar cobras e outros animais presentes próximos a lagos e represas.
  • Pescar no mato pode ser bem chato se você não suporta o contato com mosquito, por isso nunca deixe de levar repelentes. Leve também, remédios e provisões de primeiros socorros, caso você precise de algum cuidado especial como alergia a algum tipo de bicho.
  • Evite entrar na água: muitos acidentes acontecem quando o pescador entrar em locais fundos para tentar desengarranchar suas iscas. Caso entre na água use sempre coletes salva vidas.
  • Alimentação e hidratação: fique ligado e programe com muita calma o que levar para sua pescaria. Escolha sempre por alimentos que tenha maior resistência a altas temperaturas. Nunca abra mão de tomar muita água.
  • Não esqueça do equipamento fotográfico para registrar os troféus capturados. Aliás leve também o celular como opção de registro fotográfico ou até mesmo caso precise de se comunicar.
pescador capturando um peixe com vara de pesca no pesqueiro

Todas essas medidas podem parecer exageradas, no entanto, devem ser tomadas para que você tenha bons momentos de diversão e sem stress durante sua pescaria.

Caso precise de algum material de pesca, a Pesca Gerais disponibiliza para venda bons produtos para o sucesso da sua pescaria.

Por fim, disponibilizamos para download um checklist, itens que não podem faltar na sua pescaria.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário