Pesca Gerais

As melhores dicas de como encontrar o peixe durante a pescaria em lago

Aprender a localizar o peixe é tão importante como saber utilizar o equipamento, mas, como localizar um peixe em pescaria em lago? Antes de responder a essa pergunta, é importante que você saiba que existem dois tipos de lagos.

Existe o lago formado por um rio e o lago formado através de uma barragem de uma hidroelétrica. Dentro desse lago, existem várias partes em que o peixe pode ser encontrado. Entre elas podemos citar, o igarapé, a grota e a boca do lago interna e externa.

O porque a boca de lago é uma boa opção para pesca? Ela é uma boa opção para pescaria em lago, já que lá é uma porta para entrada e saída constante de alimento. Assim, os peixes permanecem nesse local por bastante tempo para se alimentar.

Sendo assim, quando você estiver um rio, pare o barco antes da boca do lago, para que você possa fazer alguns arremessos nesse local. Primeiramente faça arremessos na boca do lago voltada para o rio. Depois vá entrando com o barco e fazendo arremessos na parte interna da boca. Por fim, faça arremessos na parte da boca interna do lago, para só depois adentrar ao lago.

Como encontrar o peixe na pescaria em lago, parte interna

Geralmente no meio do lago encontramos algumas ilhas.

Pode-se encontrar essas ilhas de basicamente duas formas. Você pode encontrar essa ilha de forma visual, ou seja, você consegue ver essa ilha. Ou há casos em que a ilha está localizada abaixo da água.

Essa ilha, é um local bem comum de se encontrar os peixes em lagos. Mas ainda há casos, em que essa ilha está ainda mais funda no lagos.

Nesses casos, é recomendado utilizar o sonar ou o GPS, para encontrar a localização dessas ilhas. Primeiramente você vem procurando esse local com o sonar e assim que encontrar, você aperta o gps para marcar a localização.

Assim, você consegue fazer várias passadas nesse local. Dessa mesma forma você pode encontrar estruturas submersas em até 3 ou 4 metros. Essas estruturas podem ser as galhadas ou árvores submersas. Que são excelentes locais para fazer arremessos para sua pescaria.

pescador em cima de um barco pescaria em lago
Pescador Renato Serrocha em uma “grota” do Lago de Nova Ponte – MG

Pescaria em raseiros e pedral encontrados em lagos

Os raseiros são mais comuns de ser encontrados em lagos formados por rios da Amazônia. Eles são como pequenas praias formadas nas laterais dos lagos.

Esses locais são muito procurados pelos peixes para se alimentar, realizar a desova e fazer seus ninhos. Esse local é muito fácil de ser encontrado, principalmente se você estiver utilizando um óculo polarizado.

Para encontrar esses locais de raseiros, você deve observar a água. Em locais mais fundos a água costuma ser mais escura. Mas à medida que a água começa a ficar mais clara é porque nesse local tem um raseiro.

Agora vamos falar sobre o pedral, o pedral como o próprio nome sugere é um local com acumulo de pedras que fica no fundo do rio. Esse acumulo de pedra pode estar nas laterais das lagoas, assim como na parte central. Nesse local, outros animais costumam se abrigar, por isso, se torna um local para que o peixe vá buscar alimento e com ótimas oportunidades de pesca.

Boca de igarapé outro local ótimo para pescaria em lago

O igarapé é outra parte excelente para a pescaria de lagoa. Lá é um local que parece bastante com a boca do lago. Já que é um local com bastante movimento de entrada e saída de peixes.

Sendo assim, é importante que o pescador explore esse local no momento em que ele irá realizar sua pescaria em lago.

homem pescando em um lago

A pescaria de lago em grota

Em lagos grandes você pode pescar em grota, principalmente em lagos formados por hidroelétricas. Nessas grotas de lagos de hidroelétricas é muito comum encontrar, por exemplo, o Tucunaré Azul e o Tucunaré Amarelo.

Inclusive em muitos locais, o pescador costuma apenas pescar nas pontas da grota. Caso a grota seja mais estreita, aproveite para pescar nas bocas das grotas. Por fim, nas grotas existe o final da grota, nesse local, inclusive você pode encontrar uma grande variedade de peixes grandes.

Isso acontece bastante, porque muitas vezes o peixe grande costuma procurar locais que sejam mais tranquilos, sem muitos predadores para que ele possa realizar a desova.

Em lagos assim, são possíveis encontrar peixes como piranha, pirarucu, ariranha, boto, esses peixes costumam atrapalhar a pesca e eles raramente ficam em locais rasos.

Realizando essa manobra, fazendo arremessos nesses locais você estará coletando informações sobre esse local. Dessa forma, você conseguirá realizar sua pesca de forma mais assertiva, encontrado o peixe nesse local.

Ouça sempre seu guia de pesca

Não importa aonde seja o local em que você irá realizar sua pescaria, seja em lago, rio ou mar.

Ouvir seu guia pode fazer uma grande diferença no momento da sua pescaria. Isso porque, ele conhece o melhor lugar para pescaria e todos os enroscos que podem ter nesse local.

Sendo assim, você pode aprender muito e poupar tempo, com as dicas e conselhos de quem já conhece o local da pescaria.

Pescador próximo ao motor de popa com um Tucunaré

Resumindo os melhores locais para pescaria

De uma forma resumida podemos dizer que os melhores locais para pesca são as ilhas, pedras, locais com troncos e árvores submersas.

As margens com capins, locais com árvores frutíferas, pequenos cursos d’água, canais, bancos de areias, cachoeiras e corredeiras.

Além disso, as beiradas de lagos que tenham árvores frutíferas e pássaros podem ser um ótimo local para que o peixe busque alimento.

Por fim, vale sempre lembrar algumas regras básicas da pescaria. Os melhores horários para pesca, são no início da manhã e no final da tarde. Que são os horários que os peixes geralmente se alimentam.

Mas isso não é uma regra! Horários com a madrugada ou no meio do dia, também é possível pescar peixe grande. Entretanto, uma regra que deve ser sempre seguida é manter o silêncio!

Seja aonde for sua pesca ou o horário que ela for realizada, manter o silêncio é fundamental. Muitas espécies de peixes não gostam de barulho, se estiver em um local com muito ruído, procure se afastar ao máximo para conseguir pesca.

Informações sobre pesca no Wikipédia

Agora que você sabe os melhores locais para pesca, que tal preparar seu equipamento para a próxima pescaria? Acesse o site Pesca Gerais para completar seu equipamento!

Veja também: Traíra dicas e truques para um pescaria de sucesso

Posts Relacionados

Deixe um Comentário