Pesca Gerais

Kit sobrevivência: O que deve conter, como montar e a sua importância

O investimento em um kit sobrevivência é uma boa estratégia por parte do pescador porque vários benefícios que são oferecidos.

Isso porque este kit é um dos melhores métodos de preparação, pois ele pode lhe oferecer grande suporte em meio a uma adversidade.

Portanto, o kit de sobrevivência inclui alguns itens que visam o atendimento das necessidades básicas de um indivíduo perante condições extremas.

Esse termo, kit de sobrevivência pode até assustar, mas a ideia é proporcionar ao pescador, acesso a alguns itens básicos em algum problema durante as pescarias e durante os acampamentos.

Para os pescadores que praticam a pesca esportiva embarcado, o ideal é manter um dentro da embarcação.

Assim sendo, prossiga a leitura e compreenda com detalhes a importância do kit de sobrevivência e quais os itens que inclui.

Vale citar que iremos tratar a respeito da escolha, indicando alguns critérios que você deverá considerar na hora da compra.

kit sobrevivência alguns itens

Kit de sobrevivência e sua importância

Para dar início ao nosso conteúdo, deixe-nos evidenciar algumas das vantagens que os kits sobrevivência proporcionam. Deste modo, será possível conferir a sua grande relevância.

Assim, lembre-se de que em meio à natureza, que geralmente é o local de pesca, nós ficamos muito vulneráveis.

Ou seja, existem alguns itens que são importantes para garantir a nossa proteção. E grande parte destes itens está no kit de sobrevivência.

Além disso, o kit é importante porque ele serve como precaução, assim, é possível ter maior segurança, seja qual for o local da pescaria.

Vale citar que não é só em grandes desastres ter um kit se torna essencial. Imagina ficar preso dentro de um carro durante uma tempestade. Perder-se durante um acampamento ou até mesmo pescaria. Imagina durante uma trilha, de fato o kit sobrevivência é bom do mesmo jeito.

equipamentos para levar em um acampamento

É impossível ter um kit sobrevivência perfeito. Ou optamos por um kit leve, mas incompleto ou montamos um kit completo, porém pesado.

Olhando por essa lógica, podemos definir que os kits são individuais, reunir suprimentos para mais de uma pessoa não deixa o kit prático e compacto.

Portanto, seja qual for a situação, busque informações antecipada do local da sua pescaria. Saber se na região existe alguma infraestrutura ou recurso, mas o ideal é sempre levar o seu kit de sobrevivência.

ilustração de kit de sobrevivência

Itens que compõem o kit sobrevivência

Bom, é interessante destacar que os itens do kit de sobrevivência podem variar de acordo com o tipo que você escolher.

No entanto, os kits incluem manta térmica, isqueiro, fósforo e condutor de chama quando falamos em termos de aquecimento.

Para a hidratação os kits contam com cantil e garrafa d’água compacta.

Já para o fortalecimento, em um kit podem ter alimentos não perecíveis, bem como utensílios de cozinha.

Há também os modelos mais completos que tem barraca, lona, corda, bússola, GPS, apito e sinalizador para o acolhimento e sua localização.

Por fim, um kit de sobrevivência pode incluir apetrechos como as lanternas, velas e a luz química, tal como, as facas, canivetes e colete salva-vidas e um bom kit de primeiro socorros.

Dessa forma, você deve analisar a variedade de itens que o kit tem e como estes recursos podem ser usados em emergências distintas.

E é a partir deste ponto que você deve começar a entender sobre os tipos de kit para fazer a escolha correta.

mochila vermelha com equipamentos de camping em uma floresta

Os tipos de kit de sobrevivência

Será que todos os itens que foram citados acima são bons para uma emergência que pode ocorrer na pescaria?

ilustração de equipamentos para supervivência

Bom, isto é incerto.

Você não precisaria de uma barraca, caso estivesse em uma embarcação, certo?

Assim, algo que pode determinar se um item é importante ou não, seria o local, tipo de pescaria e como o pescador vai fazer a sua pescaria.

Por esse motivo, há diversos tipos de kit de sobrevivência, como os gerais, os que são ideais para automóveis, navios e os modelos que são usados na selva, por exemplo.

Sendo assim, os pescadores investem em três modelos, o kit de sobrevivência para embarcações, para selva e o geral.

O kit voltado para embarcações é bom, pois conta com itens como o colete salva vidas, sinalizadores, alimentos e materiais impermeáveis.

Os kits de selva oferecem facas e alguns artigos para abrigo e aquecimento, como, por exemplo, acender fogueiras.

Por fim, os kits gerais englobam grande parte dos itens que citamos no tópico anterior, fornecendo elementos para o aquecimento, hidratação, abrigo e localização.

Mas, o kit geral pode oferecer desvantagens em uma situação específica, pois conta com itens comuns e recursos limitados para determinadas atividades.

Portanto, o ideal é que você analise o seu ambiente de pesca e invista em um kit que de fato conte com os itens fundamentais em meio a uma emergência.

pessoa com equipamentos para supervivência

Como realizar a escolha?

Bom, o primeiro ponto a se pensar para comprar o seu kit de sobrevivência é o local que ele será usado, assim como foi citado antes.

Mas, há outros critérios que você deverá analisar antes de investir o seu dinheiro, entenda:

Tempo de duração dos itens

As primeiras 72 horas de uma emergência determinam as chances do resgate e sobrevivência de uma pessoa, isso, conforme os manuais de sobrevivência.

Portanto, ao investir, analise se os itens que compõem o kit podem ser usados durante três dias.

A quantidade de água e alimentos, bem como a duração da bateria de uma lanterna, por exemplo, são pontos importantes.

Isto é, opte sempre por kits que oferecem recursos com boa duração.

homem acampando com um mapa em mãos

Opção compacta e completa

Como mencionamos o tipo de kit de sobrevivência geral, possui a desvantagem de não ter os recursos para uma situação específica.

No entanto, aos pescadores o ideal é investir em um kit geral, assim, deixe-nos lhe explicar:

Basicamente estes kits contam com itens que podem suprir as mais variadas necessidades e quando bem utilizados, os recursos são excelentes.

Geralmente os pescadores enfrentam situações distintas e a variedade de recursos é algo muito relevante.

Assim sendo, busque por um modelo que conte com itens relacionados às necessidades básicas, mas que também inclua a leveza.

Um kit compacto é interessante, principalmente quando levamos em consideração os materiais e equipamentos que você já deve transportar sua tralha de pesca.

kit sobrevivência com vários acessórios

Resistência e impermeabilidade dos itens

A resistência e impermeabilidade dos materiais que compõem o seu kit implicam diretamente na durabilidade do mesmo.

Portanto, caso você pretenda investirem um bom kit de sobrevivência, analise todos os itens e garanta que eles incluam revestimentos, resistência e principalmente impermeabilidade.

Assim, uma lanterna resistente à queda, uma bússola com revestimento metálico ou até mesmo uma caixa de fósforos que seja à prova de água podem ser fundamentais em diversos tipos de situações.

Diferença entre kit de sobrevivência e kit primeiro socorros

A grande maioria pode confundir e pensar que o kit sobrevivência e o kit primeiro socorros são a mesma coisa, entretanto não é.

Alguns kits de sobrevivência podem conter alguns itens de primeiros socorros, mas não é uma regra.

O kit sobrevivência está voltado a te ajudar a suprimir suas necessidades básicas, durante alguma atividade. Podendo até mesmo de auxiliar a sobreviver por algumas horas em situações mais complexas.

Entretanto, o kit de primeiro socorros está ligado à saúde do indivíduo, ou seja, contém itens para ajudar nos primeiros socorros em caso de acidentes com ferimentos. Podendo também ser útil no auxílio referente a alguns casos de saúde.

O kit de primeiros socorros normalmente contém: soro fisiológico, anticéptico, termômetro, água oxigenada, pinça, tesoura, luvas descartáveis, ligaduras, compressas, remédios, entre outros.

militar comendo alimentos do exercito

Conclusão

Bom, lembre-se sempre de investir em um equipamento que conte com leveza, qualidade, que seja uma opção compacta e completa, tal como, supra as suas principais necessidades.

Deste modo, você poderá investir no kit de sobrevivência correto.

Aliás, é interessante citar que os kits geralmente necessitam de manutenção.

Portanto, esteja atento com relação à substituição de alguns materiais, para que em momentos de necessidade, você não se depare com um item inadequado devido à falta de manutenção.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Se precisar de algum produto para camping e pesca, acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Informações sobre kit sobrevivência no Wikipédia

Posts Relacionados

Deixe um Comentário