As joaninhas são animais mais curiosos do que você pode imaginar. Aliás, você sabia que elas são predadores perigosos no mundo animal?
Admita, você derrete quando vê joaninhas. Esta é provavelmente uma das coisas que quase todos têm em comum: a admiração por este fofo inseto vermelho. Por isso, muitas culturas ao redor do mundo admiram toda a beleza e leveza desse pequeno animal.
Além disso, existem muitas culturas que afirmam que esse animalzinho é capaz de trazer sorte e dinheiro. Quem duvidaria, também, com sua cor vermelha e suas pontas pretas conquistam muita gente. Mas, você sabia que existem infinitos tipos de joaninhas, até mesmo em outras cores? O inseto caracteriza-se por ter asas flexíveis que podem ser enroladas ao parar o voo. Então estes estão escondidos sob seu primeiro par de asas; elas apenas cumprem uma função protetora.
O seu nome científico é Coccinella septempunctata e destaca-se pelas suas cores vivas, sendo muito famosa a vermelha assim como algumas pintas pretas. Esse grupo de insetos pertence à família dos besouros coleópteros, que são classificados em aproximadamente 6.000 espécies encontradas em diferentes tipos de ecossistemas.
Em primeiro lugar, as joaninhas pertencem à ordem Coleoptera e à família Coccinellidae, da qual já foram descritas mais de 5.000 espécies. Além disso, há muito mais sobre eles. O Blog Pesca Gerais conta para você.
Classificação:
- Nome científico: Coccinella septempunctata
- Família: Coccinellidae
- Classificação: Invertebrados / Insetos
- Reprodução: Ovípara
- Alimentando: Carnívoro
- Habitat: Aéreo
- Ordem: Coleoptera
- Família: Coccinellidae
- Longevidade: 6 meses (dependendo da espécie)
- Tamanho: 0,1 – 1 cm
- Peso: 0,021 g
Índice - clique no tópico desejado
Características da joaninha
A joaninha (Coccinellidae) é um pequeno inseto voador. Isso contribui para o controle de pragas graças aos seus princípios nutricionais. Suas cores são normalmente muito vivas e possuem pontas nas asas primárias. Estes podem ser pretos ou vermelhos, dependendo da cor da espécie em questão.
Antes de tudo, é preciso esclarecer que a joaninha é uma espécie de besouro. Portanto, está relacionado a outros insetos, como gorgulhos, besouros e até vaga-lumes. Na maioria das vezes são insetos redondos de cor vermelha com manchas pretas, mas existem muitas variedades: laranja, amarelado, etc.
Suas cores vivas servem para alertar potenciais predadores de que são venenosas e têm um gosto ruim. Embora não tenham muitos predadores, eles precisam lidar com pássaros e insetos maiores. Além disso, são insetos invertebrados e medem entre 5 e 10 mm. São animais diurnos e se escondem à noite e durante o inverno, por meio da hibernação. Na primavera, elas retornam ao campo.
Elas também têm dois pares de asas. Um par é fino e membranoso e encontra-se sob o outro par de asas, chamadas élitros, que são duras e resistentes. Possuem um par de antenas com função sensorial. As antenas são utilizadas para busca de alimento, localização espacial e busca de pares reprodutivos, entre outras funções.
As principais características específicas da Joaninha
Aqui estão as principais características deste inseto voador:
É um inseto muito pequeno
Joaninhas com tamanho milimétrico podem ser encontradas. Estes são normalmente entre 1 milímetro e 10 milímetros de largura.
Um pouco mais sobre sua cor
As joaninhas geralmente são apenas vermelhas com alguns pontos pretos, mas existem alguns tipos que têm outras cores, como laranja, amarelo ou completamente preto. A cor cumpre uma função especial, que é afastar os predadores dessa espécie de inseto, já que associam as cores marcantes a uma substância venenosa.
Entenda sobre o movimento e deslocamento do inseto
As joaninhas têm 3 pares de patas curtas, que lhes permitem apoiar o corpo e mover -se rapidamente pelas plantas. Para ir de um lugar a outro em busca de comida, ela usa suas asas para se mover.
Principais funções sobre as asas da Joaninha
Elas têm dois tipos de asas. As primárias cumprem uma função protetora por serem duras e protegerem as asas funcionais para o voo. Suas asas funcionais, por outro lado, são flexíveis e grandes em comparação com seu corpo.
Entenda sobre a estrutura anatômica
Este pequeno inseto tem suas partes anatômicas como: cabeça, tórax e abdômen com três pares de pernas pronunciadas, um par de asas. Em sua cabeça, há duas antenas sensoriais, olhos, boca, com um exoesqueleto duro feito de quitina.
Compreenda tudo sobre o comportamento da Joaninha
As joaninhas, para sua sobrevivência na estação fria, permanecem inativas. Este abandona suas atividades normais, para hibernar em grupo, permanecendo totalmente em repouso. Procuram uma forma de se protegerem sempre em grupo, para a sua estada de inverno. Elas permanecem escondidos, para se preparar para a reprodução e sair na primavera.
Apesar de sua independência, os insetos se reúnem para hibernar e se proteger do frio. Além disso, estar todos juntos facilita o acasalamento e a reprodução. Vivem, em média, um ano, embora existam algumas espécies que podem viver até três anos.
Alimentação: Qual é a dieta da joaninha?
A joaninha é um inseto voador carnívoro, pois se alimenta de outros insetos como pulgões, lagartas, ácaros, concóides, entre outros pequenos insetos. Por esta razão, as joaninhas são aplicadas em alguns casos como controle de pragas. As Joaninhas são animais solitários que vagam em busca de comida.
Este tem um apetite voraz. Por isso, podem passar o dia inteiro procurando comida e se alimentando. Quando está na fase de larva, começa a procurar pulgões para se alimentar. As Joaninhas comem insetos, mas também gostam de árvores, néctar de flores e folhas de plantas.
Como ocorre a reprodução da Joaninha
Os ovos eclodirão em larvas pretas com aparência de vermes em cerca de 7 a 10 dias. Após a fase de pupa emergem os adultos. As joaninhas se reproduzem antes de se dispersarem como qualquer outro animal, o macho montando na fêmea.
As Joaninhas acasalam segurando-se nas folhas, galhos ou troncos das árvores. A fêmea deposita centenas de ovos em grupo, nas plantas, folhas, caules ou grama ao seu redor. Uma vez que um par acasalou, eles não estarão mais juntos.
Além disso, em termos de reprodução, uma única Joaninha pode colocar mais de 400 ovos. Eles geralmente eclodem entre março e abril. As Joaninhas colocam seus ovos nas folhas de plantas com pulgões, para que as larvas possam se alimentar antes de se tornarem adultos. O ciclo completo do inseto dura dois meses.
Funciona mais ou menos assim: As larvas eclodem entre 4 e 10 dias e começam a se alimentar. Durante seu crescimento, eles podem produzir de 4 a 7 mudas. Mudanças, ou ecdise, são as trocas periódicas do exoesqueleto quitinoso que envolve o corpo dos artrópodes e permite que eles cresçam.
Habitat e onde encontrar as Joaninhas
As joaninhas se escondem à noite e durante os meses de inverno imitam a hibernação. Eles saem para o campo durante a primavera, é muito comum vê-los nas folhas das plantas. Procuram viver perto de onde haja comida.
Além disso, é importante notar que ela gosta de climas quentes. Por isso, nas estações mais frias do ano, procuram ocos de árvores, cascas ou pedras para se esconder. Elas permanecem nesses lugares enquanto houver comida. Assim que a comida escassear, as Joaninhas procurarão outro lugar para ficar.
Esses insetos geralmente são encontrados em quase todos os cantos do mundo. Um dos locais onde são fáceis de encontrar é no campo ou em culturas agrícolas, sobem ao topo das plantas para alcançar as folhas e encontrar o seu alimento, que consiste numa dieta à base de pulgões. Além disso, podem ser encontrados em jardins, pois são atraídos pelas cores das casas.
As joaninhas costumam viver em áreas muito diversas, onde podem encontrar suas presas como em parques, praças, jardins, campos, onde há a presença tanto de flores quanto de plantas, onde podem se alimentar. Devido à sua eficácia na caça de pragas nas lavouras, foi introduzido nelas, beneficiando-se com a alimentação e o agricultor com o controle de pragas.
Você pode notar que os insetos são predadoras vorazes de pulgões. Assim como se alimentam da forma adulta, também comem as larvas. Uma única Joaninha pode comer mais de 50 pulgões por dia. Consequentemente, são utilizadas para realizar o controle biológico dessa praga em áreas de cultivo agrícola. Além disso, também se alimentam de pequenos insetos, ácaros, pólen e néctar. Duas espécies se alimentam de tecido vegetal.
Quais são os tipos de Joaninhas
Aqui estão algumas espécies deste animal que podemos encontrar são:
Joaninha de sete pontas (Coccinellaseptempunctata)
É o mais comum, sua cor é o vermelho com 7 pontinhos pretos, são sempre encontrados em pomares. Ela se defende de seus predadores usando um líquido desagradável para afastá-los.
Joaninha de duas manchas (Adalia bipunctata)
Este tipo de inseto pode apresentar-se em diversas cores e graças à sua adaptabilidade é possível encontrá-la em muitos lugares.
Joaninha-preta (Exochomus quadripustulatus)
Sua cor é variável, são inseticidas para cultivos. Elas geralmente estão sozinhos e usam suas cores vivas para se proteger. Se um predador se aproxima, ela abre rapidamente suas asas, destacando suas nuances.
Entenda mais sobre o voo do inseto
As joaninhas têm asas grossas e coloridas chamadas élitros, em forma de concha. Ali estão protegidas as verdadeiras asas do voo. Antes de dobrar as asas, elas fecham os élitros. Suas verdadeiras asas são enroladas, devido à sua flexibilidade. Ao voar, elas os separam com bastante força e firmeza.
Isso se deve às veias que aumentam a resistência. Em suas asas, elas também têm duas linhas em direção prolongada, para dobrar, essas dobras comprimem a rigidez. Para voar, o inseto caminha, abre as asas e depois decola.
Ela se move em linha reta, como também pode ser feito de um lado para o outro, em forma de zig zags.
Quais são os predadores da Joaninha?
A Joaninha secreta uma substância desagradável para se defender dos predadores. Isso é produzido em suas pernas e é protegido principalmente por animais voadores. No entanto, os animais voadores não são os únicos predadores, eles também costumam ser caçados por vários anfíbios, pássaros, aranhas e libélulas. As andorinhas podem comê-los, embora achem o sabor pouco apetitoso e raramente o façam.
Curiosidades sobre a espécie
Os filhotes das joaninhas em seu estágio de desenvolvimento não são tão bonitos quanto os adultos.
Os insetos são famosos por atrair boa sorte, crença nascida por serem bons insetos para as lavouras.
Existe a crença de que as pontas que as Joaninhas possuem representam sua idade, mas esse mito é totalmente falso.
Algumas espécies são vegetarianas, então nem todas as joaninhas são boas para as plantações.
É verdade que a Joaninha é venenosa?
Muitas pessoas têm essa mesma pergunta, dado o fato de que o inseto é vista como um símbolo de sorte e bondade. A resposta curta para esta pergunta é não, mas há exceções. Existem algumas espécies de joaninhas que são venenosas, mas elas são extremamente raras. Por outro lado, a maioria das joaninhas não é venenosa e ainda é útil para o ambiente e para o jardim.
Importância ecológica das espécies
Por fim, podemos dizer que em alguns lugares as Joaninhas são úteis no combate aos pulgões e ácaros. Durante o verão, uma único inseto pode comer até mil presas. Portanto, eles trabalham para o controle biológico. Em lavouras afetadas por pulgões, você pode soltar as Joaninhas e deixá-las controlar as pragas.
Portanto, se você pode evitar que os pulgões cacem através das Joaninhas, não há necessidade de usar venenos. Além disso, os insetos ajudam a manter as cadeias alimentares seguras. Finalmente, em alguns países, os insetos são símbolos de boa sorte. Eles são um dos insetos mais apreciados por sua beleza.
Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!
Informações sobre a Joaninha no Wikipédia
Veja também: Gambá (Didelphis marsupialis) conheça algumas informações sobre esse mamífero
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!