Início Dicas e EquipamentosPlantas Como cultivar um jardim vertical e ideias de plantas para os ambientes

Como cultivar um jardim vertical e ideias de plantas para os ambientes

por Otávio Vieira

Um jardim é um espaço no qual podemos nos deleitar, contemplar a natureza e nos conectar com ela. Ele pode ser um grande jardim, no qual temos espaço para caminhar, ou mesmo um jardim de inverno, em que podemos nos aquecer ao lado da lareira. Independentemente do tamanho, um jardim é sempre um lugar acolhedor.

É possível transformar qualquer espaço em um jardim, basta ter criatividade e disposição.

Pode-se usar vasos, canteiros, jardineiras e até mesmo potes de sorvete para cultivar ervas, flores e temperos. Além disso, é possível criar um jardim vertical, usando painéis de madeira ou de metal, ou até mesmo uma parede de tijolos.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para manter um jardim bem cuidado. É necessário regar as plantas, podar as folhas secas e remover ervas daninhas. Além disso, também é importante escolher as plantas adequadas para o nosso clima.

Enfim, aproveite o seu jardim para relaxar e desconectar da vida agitada. Curta um pouco de natureza e sinta a calma que ela traz. Compartilhe esse momento especial com as pessoas que você ama.

Como fazer um jardim começando do zero

As pessoas sempre querem ter um cantinho de natureza para relaxar em casa, mas nem sempre é possível ter um jardim. Nesses casos, uma boa solução é fazer um jardim vertical.

O jardim vertical é uma ótima forma de reciclar materiais, além de ser muito fácil de fazer. Você só vai precisar de uma estrutura para pendurar, um vaso ou caixa para plantar, terra, adubo, sementes e água.

Comece escolhendo uma estrutura para pendurar. Pode ser uma arara, uma bandeja de metal, um varal de roupa ou um suporte para plantas. Se a sua estrutura for de metal ou plástico, lixe bem a superfície para evitar que a terra escorra.

Em seguida, prepare a terra. Coloque uma camada de terra no fundo do vaso ou caixa, adube e acrescente duas ou três camadas de pedras. Essa estrutura vai ajudar a evitar que a terra seque.

Por fim, plante as sementes. Você pode escolher qualquer tipo de planta, mas cuidado para não escolher uma que seja demorada para florescer.

A rega é importante, mas não deve ser excessiva. A água deve lavar as pedras e a terra, mas não deve encharcar.

Se você não tem um jardim, ou se quer dar uma aparência mais natural ao seu jardim vertical, pode colocar pedras ou folhas secas na estrutura.

como jazer um jardim

Mas o que é um jardim vertical?

Um jardim vertical é um jardim que é cultivado em uma estrutura vertical, geralmente um suporte de metal, madeira, vidro ou plástico. Essas estruturas vão de simples treliças a elaborados gráficos de plantas, permitindo que os jardineiros “cresçam” suas plantas em espaços reduzidos.

Por que cultivar um jardim vertical?

Há várias razões pelas quais cultivar um jardim vertical é uma boa ideia. Em primeiro lugar, jardins verticais são ótimos para absorver a umidade do ar, o que os torna ideais para locais úmidos ou com pouca luz natural. Jardins verticais também podem ser usados ​​para filtrar o ar, removendo poeira e outros poluentes. Além disso, eles podem ajudar a reduzir o calor urbano, melhorando a qualidade do ar interno.

Mas talvez a melhor razão para cultivar um jardim vertical seja que eles são bonitos. Jardins verticais são uma excelente maneira de adicionar cor e vida a um espaço urbano, e eles podem ser personalizados para combinar com qualquer estilo de decoração.

Como cultivar um jardim vertical

Há várias maneiras de cultivar um jardim vertical. A seguir estão algumas das técnicas mais comuns.

Panejamento

O panejamento é a técnica mais simples de cultivar um jardim vertical. Neste método, a estrutura é preenchida com uma grade de metal, madeira, vidro ou plástico, e cada intervalo é preenchido com uma bandeja de solo. As plantas são então cultivadas em bandejas individuais.

Este método é simples, mas tem alguns inconvenientes. Em primeiro lugar, é difícil personalizar o jardim vertical com este método. Além disso, as bandejas de solo tendem a secar rapidamente, o que pode ser um problema para as plantas.

Por essas razões, o panejamento é melhor usado para cultivar plantas de folhas pequenas e ervas.

Treliças

As treliças são uma excelente opção para cultivar plantas de crescimento rápido, como samambaias ou ervas. Elas são geralmente feitas de metal ou madeira e podem ser personalizadas para se adequar a qualquer espaço.

As treliças são fáceis de construir e são uma ótima maneira de aproveitar o espaço vertical. Além disso, elas são duráveis e podem ser usadas repetidamente.

Grafismos

Os grafismos são um excelente método para cultivar plantas em um espaço reduzido. Eles são geralmente feitos de metal, madeira, vidro ou plástico e podem ser personalizados para se adequar a qualquer decoração.

Os grafismos são uma ótima maneira de cultivar plantas em um espaço reduzido. Além disso, eles são duráveis e podem ser usados repetidamente.

Como os grafismos podem ser personalizados, eles são uma ótima maneira de adicionar cor e vida a um espaço urbano.

Cultivar um jardim vertical é uma excelente maneira de melhorar a qualidade do ar em espaços urbanos. Além disso, eles são bonitos e podem ser personalizados para se adequar a qualquer decoração.

Se você gosta de jardinagem ou de melhorar a qualidade do ar, cultive um jardim vertical. Eles são simples de construir e são uma excelente maneira de aproveitar o espaço vertical.

plantas e flores

Plantas para jardim

As plantas para jardim são essenciais para deixar o ambiente mais bonito e harmônico. Ou seja, além de deixar o local mais agradável, as plantas também melhoram a qualidade do ar. Aliás, existem diversos tipos de plantas e o ideal é escolher as que mais se adaptam ao seu local de cultivo.

As plantas ornamentais são as mais comuns em jardins e podem ser usadas para diversos objetivos, como decoração, delimitação de espaços, controle de ervas daninhas etc. Elas dividem em duas categorias: as folhagens e as flores. As folhagens são plantas que apresentam folhas e podem ser de diversos tamanhos e cores. As flores, por sua vez, são plantas que apresentam flores e podem ser de diversos formatos e cores.

Outro grupo de plantas bastante comum em jardins são as ervas aromáticas. Usadas na culinária ou para fins medicinais. Algumas ervas aromáticas como alecrim, tomilho, hortelã e lavanda, também possuem propriedades perfumadas.

É importante escolher as plantas adequadas ao local onde serão cultivadas. Algumas plantas se adaptam bem a locais úmidos, enquanto outras preferem locais mais secos. É recomendável procurar ajuda de um especialista para escolher as plantas certas para o seu jardim.

Plantar um jardim é uma ótima forma de deixar o ambiente mais bonito e agradável. Além de decorar o local, as plantas também servem como filtros naturais de ar. Escolher as plantas adequadas ao local é essencial para garantir o seu sucesso.

Jardim de inverno

Quem nunca se imaginou tendo um pedacinho de paraíso em casa? Um cantinho onde se pudesse relaxar e fugir do estresse do mundo lá fora. De maneira simples e usando poucos materiais é possível ter seu jardim de inverno, um cantinho especial que trará mais vida ao seu lar.

Primeiramente é necessário escolher o local para o seu jardim de inverno. Ele deve estar próximo a uma janela ou porta para que possa receber luz natural durante o dia. O lugar ideal é o canto de um quarto, onde você poderá relaxar e ler um livro enquanto aprecia a vista do seu jardim.

Depois de escolher o local, é hora de escolher os materiais. Você vai precisar de um vaso de barro, terra, um saquinho de adubo, uma planta e um galho.

Se o seu vaso for grande, pode escolher uma planta maior, como samambaias ou bambus. Se o vaso for pequeno, escolha uma planta menor, como ervas aromáticas ou passifloras.

O saquinho de adubo deve conter nitrogênio, fósforo e potássio, que são os nutrientes essenciais para as plantas. Adube a terra de seu vaso com metade do conteúdo do saquinho e misture bem.

Por fim, coloque o galho na terra, na parte de trás do vaso. Ele servirá como suporte para a planta.

Agora é só regar a terra e esperar a planta crescer. Deixe seu jardim de inverno sempre à mostra, para que ele possa trazer mais vida ao seu lar.

jardim de inverno

Como decorar o jardim da sua casa

Quando se tem uma casa, se tem um cantinho para chamar de seu. Independente se é na cidade ou no campo, é sempre bom ter um lugar para relaxar, se divertir e receber os amigos. E, para deixar o jardim ainda mais bonito, é possível decorá-lo!

Para começar, separe um espaço para plantar alguns vasos com flores. Flores bonitas dão vida ao cenário e deixam o jardim mais alegre. Além disso, é possível escolher flores que combinem com a decoração da casa.

Outra ideia é colocar uma árvore no jardim. As árvores trazem um ar natural ao espaço e ajudam a deixá-lo mais aconchegante. Escolha uma árvore que se adapte bem ao espaço e ao clima da sua região.

Por último, mas não menos importante, é possível decorar o espaço com objetos decorativos. Existem diversos objetos que a usar para isso, como fontes, esculturas, banquinhos, cadeiras e até mesmo uma ponte. Escolha objetos que sejam significativos para você e que tragam felicidade ao espaço.

Para finalizar, lembre-se de que o jardim é seu espaço e deve ser decorado da forma que você quiser. Aliás, use a criatividade e deixe o espaço do seu jeito! Curta e compartilhe esse artigo para ajudar outras pessoas a decorarem o seu jardim.

Informações sobre jardim no Wikipédia

Enfim, gostou  do artigo? Buquê de flores: escolha da flores certas, aprenda como fazer e seu significado

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário