Início Animais Tem Guaxinim no Brasil? Características reprodução habitat alimentação

Tem Guaxinim no Brasil? Características reprodução habitat alimentação

por Otávio Vieira

O guaxinim também atende pelos nomes vulgares de mão-pelada, guaxinim-sulamericano, cachorro-do-mangue, guaxo, iguanara, jaguaracambé, jaguacampeba e jaguacinim. Na língua inglesa, este mamífero tem por nome “Crab-eating Raccoon”.

A espécie tem uma distribuição ampla, tendo em vista que está desde a Costa Rica até a América do Sul. Por isso, podemos incluir alguns locais do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, prossiga a leitura e saiba mais informações:

O guaxinim é conhecido por suas cores que se distribuem em seu corpo de forma muito peculiar; no dorso sua pelagem curta é cinza, mas em alguns lugares tem manchas pretas e brancas; por exemplo, na cauda as manchas pretas têm a forma de um anel, e na face tem duas manchas ao redor dos olhos.

Essas características os tornam muito fáceis de distinguir de outros animais silvestres na floresta.

Classificação:

  • Nome científico: Procyon cancrivorus
  • Família: Procyonidae
  • Classificação: Vertebrados / Mamíferos
  • Reprodução: vivípara
  • Alimentando: Carnívoro
  • Habitat: Terra
  • Ordem: Carnívoro
  • Gênero: Procyon
  • Longevidade: 5 – 20 anos
  • Tamanho: 40 – 70cm
  • Peso: 3,5 – 9kg

Entendas as características do Guaxinim

O Guaxinim tem um porte médio, de 60 a 135 cm, além de poder pesar até 10 kg. A cauda seria peluda e longa, sendo que há um padrão de cor amarelada e escura, ao mesmo tempo em que a ponta é negra.

Já a cabeça é pequena, o focinho seria pontiagudo, a face esbranquiçada e há um tom negro ao redor dos olhos. As orelhas também são esbranquiçadas, curtas e arredondadas, assim como a coloração do corpo é cinza-escura com alguns tons amarelados. De outro modo, a parte ventral tem um tom mais claro de amarelo.

O animal é plantígrado, isto é, anda com os dedos dos pés e os metatarsos planos no chão. Além disso, tem um membro torácico com tato bem desenvolvido e ágil para cavar e buscar por alimentos no lodo ou água. Este membro também facilita o manuseio dos alimentos, nado e escalada.

Portanto, é comum ver guaxinins subindo em árvores em busca de presas. Aliás, escalam árvores para fugir de predadores, descansar ou até mesmo para fazer o ninho.

O nome vulgar “mão-pelada” foi dado porque o animal não tem pelos nas mãos. O Crab-eating Raccoon é noturno, sendo que durante o dia fica em abrigos, buracos no chão e sob raízes.

Por isso, no momento do crepúsculo ou durante a noite, o animal se torna ativo e busca por alimento. Também é um bicho solitário e que vive próximo das fontes de água como as praias, mangues, rios, lagoas e baías. Apesar disso, pode estar em locais não-aquáticos em alguns períodos do ano.

Dessa forma, o animal ocorre em todos os biomas do nosso país: pampas, mata atlântica, pantanal, caatinga, Amazônia e cerrado.

Guaxinim Procyon cancrivorus

As características importantes do Guaxinim

Os guaxinins podem pesar 15 quilos, pois são animais silvestres relativamente pequenos; mesmo em alguns lugares eles foram confundidos com grandes felinos. Os guaxinins são animais muito ágeis e velozes, que aproveitam ao máximo suas patas dianteiras, que possuem 5 dedos e garras, que utilizam para pegar rapidamente qualquer objeto.

Eles podem abrir contêineres fechados, abrir algumas portas ou até mesmo entrar em contêineres de lixo; isso mostra que eles são animais altamente inteligentes. Atualmente existem três tipos de guaxinins que estão distribuídos em várias partes da terra:

Guaxinim comum

É o mais conhecido e costuma ser identificado apenas como “guaxinim”; Pode ser encontrado desde o Canadá até o território do Panamá, embora o ser humano também o tenha levado para a Europa.

O guaxinim comedor de caranguejo tropical

Podemos encontrá-lo, como o próprio nome indica, em áreas tropicais, como Costa Rica, Argentina, Uruguai e em geral na América do Sul.

O guaxinim de Cozumel

É o menos comum, pois vem especificamente de uma ilha chamada Cozumel, localizada na península de Yucatán.

Antigamente a classificação dos guaxinins era bem mais extensa, mas hoje em dia considera-se que as outras classes entram na espécie comum.

Embora sua aparência seja fofa, se o guaxinim estiver em perigo, ele é selvagem e agressivo, por isso não são muito sociáveis ​​com a espécie humana. Eles adoram dormir durante o dia e é à noite que saem e fazem suas travessuras.

Reprodução do Guaxinim

Somente no período de reprodução que o guaxinim encontra um parceiro e um grupo com casais andam juntos. A gestação dura em média 60 dias e a fêmea gera de 2 a 6 filhotes.

Somente a partir da terceira semana de vida, os filhotes abrem os olhos e com 4 meses eles desmamam e se afastam do grupo. Com cerca de 1 ano de idade, tornam-se maduros para a reprodução, um processo que ocorre uma vez por ano ao longo dos meses de julho a setembro.

A reprodução é muito particular, já que o macho geralmente decide quando engravidar a fêmea. Desta forma, quando está no cio, costuma procurar um guaxinim para montá-la.

Como acontece a gestação

A fêmea geralmente leva entre 50 e 63 dias para gestar seus filhotes. Normalmente, em cada gravidez ocorre no máximo 6 bebês, embora o número possa variar entre 3 e 5. Por outro lado, geralmente são necessárias várias tentativas de gravidez para que a fêmea tenha filhotes.

Os filhotes de Guaxinim

Quanto aos filhotes de guaxinim, eles devem permanecer um período entre 13 e 16 semanas com a mãe. Após esse período, os machos costumam caminhar sozinhos para se tornarem independentes, enquanto as fêmeas acabam ficando mais tempo com as mães até poderem se defender sozinhas.

Alimentação: o que come o Guaxinim

O Crab-eating Raccoon é um animal carnívoro que come anfíbios, caranguejos e peixes. Por isso, se alimenta de lagartas, girinos, besouros, minhocas, cigarras, aves, cobras, aranhas e insetos, além de outros invertebrados. E embora seja uma espécie carnívora, a dieta também inclui frutos.

O guaxinim é um animal que costuma comer todo tipo de insetos e invertebrados. Mesmo assim, este mamífero mudou sua dieta para um estilo onívoro devido à sua dificuldade em caçar presas. Desta forma, costuma alimentar-se de frutas, plantas e ervas em grande quantidade.

Este animal carnívoro geralmente se alimenta de filhotes ou ovos de outros animais. Por outro lado, o guaxinim costuma comer animais invertebrados, pois é mais fácil para eles obtê-los. Além disso, eles complementam sua dieta com uma variedade de animais vertebrados e frutas.

Este mamífero carnívoro costuma viver em locais urbanos, onde vasculha o lixo e todo tipo de restos de comida deixados pelas pessoas. Às vezes, as pessoas tendem a criá-los dando-lhes uma dieta balanceada, à base de carne, frango, milho e uma grande variedade de vegetais.

guaxinim procyon cancrivorus

Curiosidades sobre o animal

É interessante falar sobre a conservação do guaxinim. Portanto, saiba que a espécie foi listada com pouca preocupação de extinção (LC) conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

No entanto, saiba que a espécie está entrando em declínio. Isso significa que as populações de regiões específicas sofrem com a diminuição por conta da perda do habitat como, por exemplo, a destruição de manguezais.

A prática de tiros, atropelamento em rodovias, caça comercial para o uso da pele e tráfico de animais também são características que afetam os indivíduos.

A poluição das águas que é causada pelo despejo de dejetos industriais e o mercúrio que vem de áreas de garimpo, seria outra causa da diminuição de populações, tendo em vista que a água envenena o animal.

Alguns exemplares também são afetados por doenças como a raiva, cinomose, parvovirose e leptospirose. Por outro lado, vale trazer como curiosidade o seguinte:

Como podem se tornar muito agressivos, a ponto de morder as pessoas, os profissionais recomendam mantê-los longe da vida humana e não mantê-los como animais de estimação. A principal razão é porque o guaxinim carrega e transmite vermes intestinais, raiva e leptospirose, que é uma infecção muito perigosa que afeta principalmente o sistema respiratório, causando febre e afetando gravemente alguns órgãos, por isso pode ser fatal.

Qual a diferença entre o quati e o guaxinim?

No geral, a mão dos Guaxinins não tem pelos e eles tem um porte menor quando comparados aos Quatis.

Mão Pelada

Habitat e onde encontrar o Guaxinim

Esta espécie tem a capacidade de se adaptar em diferentes tipos de habitat, tendo em vista que vive em locais aquáticos e não-aquáticos.

Os exemplares também estão em locais com perturbações antrópicas, isto é, aquelas regiões que foram afetadas pelas ações humanas e não são totalmente naturais.

Mas, é importante falar que embora a espécie tenha a capacidade de se adaptar, há uma certa dependência aos locais onde tem fontes de água.

Como resultado, os guaxinins são mais vistos em áreas de mangue alto por conta da preferência em comer caranguejos. Estas áreas também têm uma grande disponibilidade de abrigos.

E falando de um modo geral, a distribuição ocorre em toda a América do Sul, incluindo Trinidad e Tobago. Assim, vive desde a Costa Rica ao sul, passando por grande parte das regiões do continente a leste dos Andes até o norte da Argentina e Uruguai.

O guaxinim é um animal nativo da América. Desta forma, este animal conseguiu se espalhar por todo este continente, podendo ser encontrado nos Estados Unidos, Canadá e países da América do Sul. Mesmo assim, devido ao seu status de ameaça, costuma ser exterminado em grande número.

Nos últimos anos, foi exportado para países de outros continentes, razão pela qual teria presença na Europa e na Ásia. Desta forma, seria encontrado em lugares selvagens e em áreas domésticas.

Lugares selvagens

Costuma habitar florestas que possuem uma grande variedade de árvores ou onde podem formar tocas. Por outro lado, costumam ser encontrados em locais próximos a cavernas e rios que lhes permitem pescar e obter todo tipo de presas.

Lugares urbanos

O guaxinim se adaptou perfeitamente aos locais urbanos, onde há presença do homem. Isso se deve principalmente ao fato de esse animal ter dificuldade em sobreviver na natureza. Além disso, algumas pessoas tendem a tomá-los como animais de estimação ou dar-lhes proteção para sua sobrevivência.

Quais são os predadores de guaxinim?

São animais que muitas vezes estiveram em perigo de extinção, devido à caça predominante que tiveram durante anos. Muitas pessoas os matam por esporte ou para vender sua pele no mercado negro.

Guaxinins são muitas vezes vítimas de um grande número de animais. Desta forma, entre seus principais predadores, podemos citar coiotes, gatos selvagens e uma grande variedade de pássaros. Ocasionalmente, eles também podem ser vítimas de ursos e lobos.

No ambiente urbano, corre grande risco de ser atacado por humanos, por representarem uma ameaça ao seu espaço. Desta forma, é normal que os guaxinins sejam extremamente vulneráveis ​​quando vivem em territórios onde vivem pessoas. Eles correm o risco de serem atropelados por veículos quando há estradas que cortam as áreas onde habitam.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre o Guaxinim no Wikipédia

Veja também: Cutia: espécies, características, reprodução, curiosidades e onde mora

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário