Pesca Gerais

Fly Fishing Thiago Zanetti – Sua Trajetória na Pesca com Mosca

Por Thiago Zanetti Fly Fishing – Fly Shop Brasil

Meu pai trouxe de viagem uma revista FLY FISHERMAN. Janeiro de 1996, a edição era de Dezembro de 1995.

Ele sabia que eu gostava de pescar e viu a revista numa banca nos EUA. Mas não poderia imaginar que era o começo dessa jornada fantástica que vem se desenvolvendo até hoje.

Fly Fishing Thiago Zanetti

No entanto, comecei a pescar por que uma coisa levou a outra. Aliás, era a época do Michael Jordan no Chicago Bulls, jogava basquete com meus amigos vizinhos, jogávamos praticamente todos os dias a tarde.

O sonho era ter uma bola Spalding igual usavam na NBA. Minha vó costumava ir ao Paraguai fazer compras. E numa dessas viagens fomos juntos. Depois de rodar e comprar um monte de bugiganga – inclusive a bola Spalding – paramos para almoçar.

Ao sentar enquanto esperava meu hambúrguer tinha uma loja de material de pesca bem em frente à mesa.

Me veio uma intuição: vou comprar uma vara de pesca para ir pescar com o Nonno.

Em resumo, Nonno era como chamávamos nosso avô Haroldo, que pescava tilapia, lambari, acará e robalos com vara telescópica e traíras com as armadilhas catueiros.

Em seguida, fui até a loja e pedi uma vara de pesca, o vendedor entregou uma vara telescópica, algumas linhas, chumbadinhas e anzóis pequenos.

De fato foi o meu primeiro material de pesca. Ano de 1993.

Nas primeiras pescarias fomos tentar na água doce

Tínhamos uma chácara em um condomínio e existe lá um lago maravilhoso, com enormes black bass, traíras, lambaris e os famosos acarás.

Fomos tentar na primeira pescaria com o equipamento comprado no Paraguai (vara telescópica) uns peixes pescando do barranco.

Foi divertido, mas percebi que era uma pescaria meio devagar demais. Com 13 anos de idade, queria mais atividade, ficar parado esperando não estava agradando.

Meu tio pescava robalos faziam décadas com iscas artificiais. Eram papa blacks, jigs e uma ou outra isca importada – aliás, era difícil conseguir equipamentos nos meados de 1980!

Voltamos ao Paraguai e comprei algumas carretilhas ABU GARCIA 5500, varas Daiwa de composto fibra de vidro e grafite, iscas Rapala floating, além disso, em uma loja de material de construção no meu bairro, umas papa black.

Descemos ao litoral no outro final de semana, e em 5 pessoas no barco, apoitado em frente ao mangue, começamos a pescar robalos com iscas artificiais. E pegou logo de cara.

Meu tio manjava muito de pescaria, de clima, de maré, de posição do barco, meu avô manjava de ficar em silêncio, da arte de escutar a natureza, e com ambos aprendi em alguns poucos meses o que levaria uma vida inteira.

Sendo uma criança – ou pré adolescente – todo o conhecimento dos dois foi interiorizado rapidamente apenas no convívio de ir pescar e ficar prestando atenção e ouvindo o que diziam e como faziam.

Ademais, os dois eram famosos pescadores entre os pescadores profissionais da região – o que era uma grande honra. Se os caras que manjam te dizem que você manja, então você manja.

Assim comecei a pescar com iscas artificiais, que mais tarde levou a pescar com fly.

Quando Meu Pai Trouxe a Revista de Fly Fishing

“Tó aqui uma revista de pesca”

Foi assim que meu pai me deu a revista Fly Fisherman que certamente mudou a minha vida. Além disso, dentro da revista tinha cupons para pedir catálogos da Cabelas, Sage, Bob Marriotts. E um tempo depois chegaram estes catálogos.

Em Curitiba achei numa loja tradicional uma vara Fenwick # 7, carretilha Medalist e linha WF7F 333, caixa para iscas da Scientific Anglers e algumas iscas. Então, foi com isso que parti para a primeira pescaria de robalos com fly.

Contudo, meu tio – já mencionado nesta história – não era um sujeito muito amigável, e pescávamos apoitado. Se enroscasse a isca, problema seu. Ficava enroscado até os peixes pararem de bater. Por isso meu aprendizado em arremesso no mangue foi praticamente instantâneo – não queria perder iscas nem tempo. E comecei pegando com seaducers verde com vermelho. Pegava muito bem, mais que as papa blacks.

Posteriormente, com os catálogos em mãos fiz um pedido de material de atado e morsa na Bob Marriotts, e uma vara Sage RPLX 7 – que chegou para o natal de 1996.

Em 1999 já estava viajando para Amazônia para pescar o Tucunaré Açu e escrever uma material para revista de pesca brasileira, depois fui ao Colorado nos EUA, e mais alguns outros artigos.

Fly Fishing Thiago Zanetti

Enfim, no ano 2002 vendi a primeira vara de fly – minha pessoal – e quando a despachei um sujeito ligou perguntando se tinha outra, um amigo nos EUA enviou outra e a coisa começou a ganhar volume bem lentamente.

Fly Shop Brasil

Em 2009 fui aos EUA na feira de fly e a Fly Shop Brasil se tornou representante de várias marcas importantes do fly.

Desse modo, de 2010 a 2020 viajei para pescar a vários lugares nas Américas, da ponta Noroeste dos EUA, ao Oregon, Colorado, Florida, várias pescarias no México, Belize, Venezuela, Amazônia brasileira, diversos estados no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai.

Sempre testando equipamentos e principalmente desenvolvendo a pescaria com fly. Em 2006 inventei a isca GENESIS – que hoje é vendida internacionalmente pelo catálogo da RAINY’S Flies – aliás, a primeira isca brasileira a ser vendida mundialmente.

Em resumo, já foram 25 anos de pescaria com fly. Desde os dias de ficar folheando as revistas, catálogos e assistindo as fitas VHS até hoje, assim como os milhares de arremessos depois, coloco essa experiência todo neste curso, único e exclusivo, disponível para os pescadores e pescadoras brasileiros (as).

Fly Fishing Thiago Zanetti

Para Começar A Pescar Com Fly

Em primeiro lugar, veja que hoje em dia começar a pescar com fly é fácil. Eu não tinha acesso fácil a informação, era na base da fita VHS importada.

Enfim, hoje com internet está moleza, é possível aprender qualquer coisa pela internet, de jiu jitsu a ajustar um carburador, e a pescaria com fly também!

Desde o início da Fly Shop Brasil – que lido com material de fly – todos os dias pescadores iniciantes no fly perguntam as mesmas coisas. Já que a pandemia acelerou o processo de digitalização do ensino, resolvi montar o curso completo de pesca com fly para que pescadores de qualquer lugar do planeta com acesso à internet possam aprender a pescar com fly.

O Curso tem vários módulos, contudo estou gravando e adicionando 2 módulos por mês até o final de 2021.

De fato, não existe forma mais fácil, rápida, segura e completa de aprender a pescar com fly. Ainda mais, se você mora em uma cidade na qual ninguém nem sabe o que é fly, esta é a sua chance. Ou se mora numa capital e é difícil treinar seu arremesso, da mesma forma, esse curso é para você também.

Curso de Pesca com Fly
Clique no banner e confira o curso completo!

Curso de pesca com fly do Thiago Zanetti

Sem duvida, não tem como ficar mais fácil aprender a pescar com fly.

De maneira descomplicada que tira todas as suas dúvidas.

Simplifica seu processo de aprendizado nesta modalidade de pesca fascinante.

Instrutor reconhecido nacional e internacionalmente e principalmente, com vasta experiência no assunto.

Educacional, detalhado, revela como pescar com mosca de uma vez por todas.

Expanda seus conhecimentos sobre pesca, perfeito também para iniciantes.

Por um preço que você pode investir, economize tendo melhores resultados nos seus dias de pesca.

Curso completo sobre pesca com fly, pesca com mosca.

Além disso, coloco todas as minhas experiências de décadas de pescarias nas suas mãos.

Você aprenderá em algumas horas a pescar com melhores resultados, mais diversão e mais fotos com os peixes!

Então, não sei quanto a você, mas quando vou pescar eu quero pegar peixes!

Curso de Pesca com Thiago Zanetti
Clique no banner e confira o curso completo!

Conteúdo do Curso Fly Fishing (100% DIGITAL)

MÓDULOS JÁ NO AR.

  • 500 anos de pescaria;
  • O zen e a preservação;
  • A tríade da pescaria que você vai aprender;
  • Como aprender mais rápido;
  • O que precisa para começar e o básico sobre varas;
  • Sobre carretilhas de fly;
  • Instalar o backing;
  • Depois de instalar o backing;
  • Sobre Linha de pesca com fly;
  • Linhas de fly considerações;
  • Tudo sobre varas de fly;
  • Sobre líder de pesca com mosca;
  • Sobre arremesso de fly;
  • Trabalhar a isca, fisgar, brigar com o peixe;
  • Sobre iscas de fly; * EM BREVE *
  • Pesca esportiva no Brasil;
  • Arremessando na prática;
  • Estação Primeira;
  • Líder curto, porém equilibrado para várias pescarias;
  • Comprando correto, usando certo. Como comprar material de fly;
  • Pergunta do Gustavo;
  • Vara de comprimento certo para melhorar sua experiência na pesca com fly;
  • Respostas para perguntas do Levy e do Flávio;
  • Sobre líderes finos para água doce;
  • Pergunta do Edson – preste atenção na palavrinha chave para solucionar a situação de arremesso;

Venha aprender Fly Fishing de uma forma simples e descomplicada. Clique no banner e confira!

Está precisando de algum material para pesca com fly?

Conheça a Fly Shop Brasil

Posts Relacionados

Deixe um Comentário