Pesca Gerais

Estrela do mar: reprodução, alimentação, curiosidades e o significado

estrela do mar png

Quem nunca ficou admirado em ver uma estrela do mar? Esse animal é tão fascinante, que é capaz de deixar qualquer pessoa curiosa para saber mais sobre a espécie.

Elas podem ser encontradas em todos os mares do mundo! Das geleiras até os trópicos! O habitat comum da espécie é abaixo dos 6 mil metros, nas profundezas abissais.

A coloração das estrelas vária, entre tons de laranja, vermelho, azul, cinza, marrom e roxo. Apesar de parecer fofas, elas são animais predadores! Aliás, essa espécie é bem antiga, existem alguns registros que datam de 450 milhões de anos atrás.

Aqui no litoral brasileiro a estrela-do-mar vermelha e a estrela-do-mar almofada, são as mais comuns.

As estrelas do mar sempre foram populares nas lendas das sereias. Mas, depois que o Patrick entrou em cena, no famoso desenho do Bob Esponja, a procura por desenho de estrela-do-mar png aumentou muito! Isso porque, todo mundo quer tentar fazer uma arte com ela.

Por isso, separamos uma opção bem legal de desenho de estrela-do-mar png para baixar, clica aqui. Bom, agora vamos falar sobre esse animal incrível e tirar as principais dúvidas sobre ele.

estrela do mar com um peixe

Como é o corpo da estrela-do-mar?

As estrelas do mar são animais que possuem cinco braços, por isso, a semelhança com as estrelas. Entretanto, em mais de suas 1.900 espécies, algumas estrelas do mar possuem mais braços, algumas chegam a ter mais de 20!

Esses animais pertencem à família dos equinodermos, são seres que possuem características únicas. Entre essas características únicas podemos citar, o poder de se regenerar. Isso mesmo, se uma estrela-do-mar perder um braço, ela conseguirá reconstruir outro, exatamente no mesmo lugar! E você já parou para pensar onde ficam os olhos das estrelas do mar? Os olhos ficam exatamente na ponta de cada braço! Essa localização é estratégica, dessa forma, ela consegue perceber a escuridão, a luz e detectar a presença de animais e objetos.

Para se locomover, seus braços se movem como uma roda. E para se proteger, algumas espécies de estrela-do-mar possuem espinhos! Aliás, para respirar elas usam os grânulos e tubérculos presentes em seu corpo.

Apesar da aparência rígida, elas são frágeis. Em sua estrutura elas possuem um endoesqueleto, mas, ele é mais frágil que os nossos ossos, por exemplo. Então, em um impacto muito violento ela pode acabar se partindo.

Outra coisa curiosa, sobre a anatomia da estrela, é que elas não têm coração e nem sangue.

estrela do mar starfish

O que é que a estrela-do-mar come? E como se alimenta.

A estrela-do-mar possui um buraco no centro do seu corpo, e é exatamente por lá que elas se alimentam. Ao entrar o alimento passa por um esôfago e dois estômagos, até chegar um pequeno intestino e por fim, o ânus. Assim, podemos dizer que elas possuem um sistema digestório completo.

Uma curiosidade, é que ela possui uma membrana flexível na região do estômago, que permite que ela expulse o estomago para fora para se alimentar.

Para se alimentar, elas se aproveitam de animais lentos, ou que estejam descansando no fundo do mar. Mas, além de se alimentar de animais, elas também podem comer plantas em decomposição.

Basicamente elas consomem, ostras, amêijoas, pequenos peixes, moluscos gastrópodes, crustáceos, corais, vermes e artrópode. Lembrando que prioritariamente elas são carnívoras.

Entretanto, elas não caçam apenas animais que sejam menores que elas, muitas vezes elas se alimentam de animais maiores que elas. Outra curiosidade, é que a estrela-do-mar, usa seus braços para abrir as conchas e poder pegar os mexilhões para se alimentar.

estrela do mar desenho

Qual o tempo de vida das estrelas do mar?

O tempo de vida desse animal depende da espécie, algumas podem viver mais que outras. Para se ter uma ideia, algumas espécies vivem cerca de dez anos. Entretanto, outras podem chegar aos seus 30 anos!

Como é a reprodução de uma estrela-do-mar?

A reprodução da estrela-do-mar pode ocorrer de duas formas. A reprodução sexuada, acontece de forma externa. A fêmea libera os óvulos na água e logo depois eles são fecundados pelo gâmeta masculino.

Essa forma de reprodução acontece uma vez ao ano. E uma fêmea pode liberar cerca de 2.500 ovos de uma única vez. Aliás, se você tentar descobrir o sexo da estrela-do-mar será quase impossível. Já que os órgãos sexuais ficam localizados na parte interna do animal.

Já a reprodução assexuada, ocorre quando a estrela se subdivide, ou seja, se rompe em dois pedaços. Então, cada parte dessa estrela se regenera e se forma uma nova estrela.

Pode pegar estrela-do-mar?

Assim, como todo animal selvagem a recomendação é nunca ter contato com eles. Cada animal deve permanecer em seu ambiente! Mas, infelizmente diante da beleza, muitas pessoas acabam pegando esse animal e retirando ele da água.

O que muitas pessoas não sabem, é que ao retirar o animal da água, ele pode morrer em apenas 5 minutos! Quando uma estrela-do-mar tem contato com o ar da superfície, ela respira dióxido de carbono e com isso elas desenvolvem uma embolia pulmonar!

Então, se quiser tirar uma foto quando encontrar esse animal incrível, tire na água do mar! Assim, além de ter uma recordação, você ajuda a preservar a espécie!

Qual é o significado da estrela-do-mar?

Os amantes do mar, sempre utilizam a imagem desse animal em diversas situações, inclusive em tatuagens. Entretanto, você sabe qual é o significado da estrela-do-mar?

Vamos conhecer alguns dos seus significados:

  • Símbolo da Virgem Maria, o que associa a estrela ao cristianismo, representando a salvação.
  • Elas representam liderança e vigilância.
  • Mas muitos acreditam que ela é símbolo de amor e intuição.
  • Devido ela ter o poder de se regenerar, também é associada a cura e renascimento.
  • Na mitologia egípcia, ela está associada a deusa Isís e oferecer uma estrela-do-mar a alguém simboliza renovação e abundância.
  • Já na mitologia romana, ela é a associada a Vênus, deusa do amor, por isso, representa o amor, a emoção, a sensibilidade e atributos físicos.

Quer conhecer mais sobre outras espécies marinhas e de água doce? O blog Pesca Geral está recheado de matérias legais sobre o assunto! Aproveita e visita nossa loja!

Gostou das informações sobre a Estrela do Mar? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Posts Relacionados

Deixe um Comentário