Início Peixes Estrela do mar: reprodução, alimentação, curiosidades e o significado

Estrela do mar: reprodução, alimentação, curiosidades e o significado

por Otávio Vieira

Quem nunca ficou admirado em ver uma estrela do mar? Esse animal é tão fascinante, que é capaz de deixar qualquer pessoa curiosa para saber mais sobre a espécie.

Elas podem ser encontradas em todos os mares do mundo! Das geleiras até os trópicos! O habitat comum da espécie é abaixo dos 6 mil metros, nas profundezas abissais.

A coloração das estrelas vária, entre tons de laranja, vermelho, azul, cinza, marrom e roxo. Apesar de parecer fofas, elas são animais predadores! Aliás, essa espécie é bem antiga, existem alguns registros que datam de 450 milhões de anos atrás. Aqui no litoral brasileiro a estrela-do-mar vermelha e a estrela-do-mar almofada, são as mais comuns.

As estrelas do mar sempre foram populares nas lendas das sereias. Mas, depois que o Patrick entrou em cena, no famoso desenho do Bob Esponja, a procura por desenho de estrela do mar png aumentou muito! Isso porque, todo mundo quer tentar fazer uma arte com ela.

Por isso, separamos uma opção bem legal de desenho de estrela-do-mar png para baixar, clica aqui. Bom, agora vamos falar sobre esse animal incrível e tirar as principais dúvidas sobre ele.

A estrela do mar é um animal invertebrado muito colorido que é encontrado em todos os oceanos do mundo.

O que muitas pessoas não sabem é que todos os membros invertebrados pertencentes à classe Asteroidea são designados pelo nome de estrela do mar.

Esses animais não são peixes, mas equinodermos de corpo mole, dos quais existem pelo menos 2.000 espécies diferentes em todo o mundo.

estrela do mar com um peixe

  • Classificação: Invertebrados / Equinodermos
  • Reprodução: Ovípara
  • Alimentando: Carnívoro
  • Habitat: Água
  • Ordem: Forcipulatide
  • Família: Asteriidae
  • Gênero: Asterias
  • Longevidade: 10 – 34 anos
  • Tamanho:20 – 30cm
  • Peso: 100g – 6kg

Veja as características da estrela do mar

O corpo da estrela-do-mar guarda uma infinidade de curiosidades, como o fato de, apesar de ser um ser vivo, não possuir cérebro.

Os braços que lhe dão uma aparência de estrela crescem a partir do centro de seu corpo ou disco central. Os referidos braços podem ser curtos ou alongados.

Em geral, uma estrela do mar tem 5 braços, mas o que impressiona mesmo é que ela pode ter mais de 40. Um exemplo disso é a estrela do mar antártica.

A estrela do mar possui um disco central, onde começam os 5 braços, e logo abaixo deste está a boca do animal.

Este animal invertebrado tem a incrível capacidade de regenerar os seus membros, ou seja, se um dos seus braços for arrancado pelos seus predadores, voltará a crescer sem qualquer problema.

Além disso, quando o braço é arrancado, uma nova estrela do mar pode se formar, isso porque a maioria dos órgãos se encontra nos braços, como o apêndice pilórico.

As estrelas do mar têm pele calcificada, o que as ajuda a se proteger contra predadores. Essa pelagem é encontrada em diversas tonalidades como azul, laranja, marrom e vermelho, essas cores vibrantes ajudam na camuflagem.

A textura de sua pele é igualmente variada, podendo ser lisa ou áspera. Eles têm células sensoriais na pele e, com elas, percebem a luz, as correntes oceânicas e muito mais.

Como regra geral, esta espécie atinge um comprimento entre 10 a 15 centímetros de diâmetro, mas na realidade o tamanho varia de acordo com a espécie.

Alguns podem ser pequenos e medir menos de 3 centímetros, enquanto outros chegam a mais de 1 metro de diâmetro.

As estrelas-do-mar têm hábitos noturnos e se locomovem por meio de pés tubulares, com ventosas que se fixam no fundo do mar.

Como é o corpo da estrela do mar?

As estrelas do mar são animais que possuem cinco braços, por isso, a semelhança com as estrelas. Entretanto, em mais de suas 1.900 espécies, algumas estrelas do mar possuem mais braços, algumas chegam a ter mais de 20!

Esses animais pertencem à família dos equinodermos, são seres que possuem características únicas. Entre essas características únicas podemos citar, o poder de se regenerar. Isso mesmo, se uma estrela do mar perder um braço, ela conseguirá reconstruir outro, exatamente no mesmo lugar! E você já parou para pensar onde ficam os olhos das estrelas do mar? Os olhos ficam exatamente na ponta de cada braço! Essa localização é estratégica, dessa forma, ela consegue perceber a escuridão, a luz e detectar a presença de animais e objetos.

Para se locomover, seus braços se movem como uma roda. E para se proteger, algumas espécies de estrela-do-mar possuem espinhos! Aliás, para respirar elas usam os grânulos e tubérculos presentes em seu corpo.

Apesar da aparência rígida, elas são frágeis. Em sua estrutura elas possuem um endoesqueleto, mas, ele é mais frágil que os nossos ossos, por exemplo. Então, em um impacto muito violento ela pode acabar se partindo.

Outra coisa curiosa, sobre a anatomia da estrela, é que elas não têm coração e nem sangue.

estrela do mar starfish

O que é que a estrela-do-mar come? E como se alimenta.

A estrela do mar possui um buraco no centro do seu corpo, e é exatamente por lá que elas se alimentam. Ao entrar o alimento passa por um esôfago e dois estômagos, até chegar um pequeno intestino e por fim, o ânus. Assim, podemos dizer que elas possuem um sistema digestório completo.

Uma curiosidade, é que ela possui uma membrana flexível na região do estômago, que permite que ela expulse o estomago para fora para se alimentar.

Para se alimentar, elas se aproveitam de animais lentos, ou que estejam descansando no fundo do mar. Mas, além de se alimentar de animais, elas também podem comer plantas em decomposição.

Basicamente elas consomem, ostras, amêijoas, pequenos peixes, moluscos gastrópodes, crustáceos, corais, vermes e artrópode. Lembrando que prioritariamente elas são carnívoras.

Entretanto, elas não caçam apenas animais que sejam menores que elas, muitas vezes elas se alimentam de animais maiores que elas. Outra curiosidade, é que a estrela do mar, usa seus braços para abrir as conchas e poder pegar os mexilhões para se alimentar.

Embora possa não parecer, as estrelas-do-mar são animais carnívoros. No dia a dia consomem presas fáceis de caçar, como cracas, bivalves e muitos outros invertebrados.

O estômago das estrelas-do-mar é o que chamaríamos de “evaginável”, ou seja, elas podem “expulsá-lo” do corpo.

A estrela começa pegando a presa com os braços, depois passa a expelir o estômago e assim a presa fica impregnada de sucos digestivos, e por fim “retrai” o estômago e digere a presa.

estrela do mar desenho

Qual o tempo de vida das estrelas do mar?

O tempo de vida desse animal depende da espécie, algumas podem viver mais que outras. Para se ter uma ideia, algumas espécies vivem cerca de dez anos. Entretanto, outras podem chegar aos seus 30 anos!

Como é a reprodução de uma estrela do mar?

A reprodução da estrela-do-mar pode ocorrer de duas formas. A reprodução sexuada, acontece de forma externa. A fêmea libera os óvulos na água e logo depois eles são fecundados pelo gâmeta masculino.

Essa forma de reprodução acontece uma vez ao ano. E uma fêmea pode liberar cerca de 2.500 ovos de uma única vez. Aliás, se você tentar descobrir o sexo da estrela-do-mar será quase impossível. Já que os órgãos sexuais ficam localizados na parte interna do animal.

Já a reprodução assexuada, ocorre quando a estrela se subdivide, ou seja, se rompe em dois pedaços. Então, cada parte dessa estrela se regenera e se forma uma nova estrela.

As estrelas do mar podem ser membros masculinos e femininos separados, pois as espécies hermafroditas compartilham os dois sexos ao mesmo tempo.

Outro caso muito particular é que são hermafroditas sequenciais, ou seja, ao nascer são machos e com o tempo mudam de sexo, como no caso da espécie Asterina gibbosa.

Um grande número de estrelas do mar libera esperma e óvulos no mar, enquanto outras fêmeas protegem firmemente seus óvulos em seus braços de todos os perigos.

A fêmea pode colocar entre 1 milhão e 2 milhões de ovos, quando nascerem já saberão nadar e levarão aproximadamente 21 dias para se adaptar ao mundo marinho.

Pode pegar estrela-do-mar?

Assim, como todo animal selvagem a recomendação é nunca ter contato com eles. Cada animal deve permanecer em seu ambiente! Mas, infelizmente diante da beleza, muitas pessoas acabam pegando esse animal e retirando ele da água.

O que muitas pessoas não sabem, é que ao retirar o animal da água, ele pode morrer em apenas 5 minutos! Quando uma estrela do mar tem contato com o ar da superfície, ela respira dióxido de carbono e com isso elas desenvolvem uma embolia pulmonar!

Então, se quiser tirar uma foto quando encontrar esse animal incrível, tire na água do mar! Assim, além de ter uma recordação, você ajuda a preservar a espécie!

Qual é o significado da estrela do mar?

Os amantes do mar, sempre utilizam a imagem desse animal em diversas situações, inclusive em tatuagens. Entretanto, você sabe qual é o significado da estrela do mar?

Vamos conhecer alguns dos seus significados:

  • Símbolo da Virgem Maria, o que associa a estrela ao cristianismo, representando a salvação.
  • Elas representam liderança e vigilância.
  • Mas muitos acreditam que ela é símbolo de amor e intuição.
  • Devido ela ter o poder de se regenerar, também é associada a cura e renascimento.
  • Na mitologia egípcia, ela está associada a deusa Isís e oferecer uma estrela do mar a alguém simboliza renovação e abundância.
  • Já na mitologia romana, ela é a associada a Vênus, deusa do amor, por isso, representa o amor, a emoção, a sensibilidade e atributos físicos.

Onde vivem as estrelas do mar?

As estrelas do mar habitam todos os oceanos da Terra e podem ser encontradas em águas frias e tropicais.

É possível encontrar um exemplar desse equinodermo tanto na superfície quanto a mais de 6.000 metros abaixo da superfície do mar.

Quais são os predadores da estrela do mar?

A estrela do mar não é o animal mais forte, rápido ou ágil conhecido, por isso possui um grande número de predadores tanto na superfície do mar quanto nas profundezas.

Seus principais predadores são aves, crustáceos, tubarões e até humanos.

A diferença entre seus animais predadores e o homem é que os primeiros a buscam como fonte de alimento, enquanto os humanos o fazem para exibi-la como um troféu por sua beleza e raridade.

Quer conhecer mais sobre outras espécies marinhas e de água doce? O blog Pesca Gerais está recheado de matérias legais sobre o assunto! Aproveita e visita nossa loja!

Informações sobre a Estrela-do-mar no Wikipédia

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário