Início Animais Esquilos: características, alimentação, reprodução e seu comportamento

Esquilos: características, alimentação, reprodução e seu comportamento

por Otávio Vieira

Os Esquilos são um dos roedores mais comuns, são mamíferos que vivem na floresta ou em locais cercados por árvores. Muitas pessoas tentaram domesticá-los, mas a realidade é que o Esquilo é um animal selvagem, já que sua natureza é subir de árvore em árvore.

Aqui você poderá aprender tudo sobre os Esquilos, como suas características, habitat, reprodução e uma variedade de outros detalhes. Não hesite em consultar esta informação para conhecer aspetos relevantes deste famoso roedor.

Os Esquilos são mamíferos roedores da família Sciuridae, que também inclui as marmotas, entre outros grupos de sciuridae. De um modo geral, a família Sciuridae é composta por 5 subfamílias: Ratufinae, Sciurillinae, Sciurinae, Callosciurinae e Xerinae. São animais muito ativos, curiosos e enérgicos, amigáveis ​​aos olhos humanos.

A palavra “Esquilo” pode designar tanto os Esquilos arbóreos, incluídos em todas as subfamílias, mas em gêneros específicos (Ratufa, Sciurillus, Sciurus, Tamiasciurus, Callosciurus, Epixerus, etc.), quanto os chamados Esquilos dos subgêneros Tamias, Eutamias e Neotamias, os da tribo Pteromyini ou Esquilos voadores, e os da tribo Marmotini, que são as marmotas.

O Esquilo é um animal simpático que todos acham engraçado. Aqueles animais que assim que você os vê, dá vontade de tocá-los por serem fofos e amigáveis.

Os Esquilos ao longo dos anos (são animais da floresta , pois é seu habitat natural, mas), se adaptaram perfeitamente às cidades urbanas sem medo de nós, humanos. Mesmo em muitos dos parques das milhares de cidades que existem no mundo, esses pequeninos esperam que algum inocente se aproxime e os coma, o que eles adoram.

 Classificação:

  • Classificação: Vertebrado / Mamífero
  • Reprodução: Vivípara
  • Alimentando: Onívoro
  • Habitat: Terra
  • Ordem: Roedores
  • Família: Sciuridae
  • Gênero: Ratufa
  • Longevidade: 6 – 10 anos
  • Tamanho: 21 – 26cm
  • Peso: 330 – 1000 gramas

Entenda as características do Esquilo

Os Esquilos são considerados um dos maiores roedores do mundo. Dessa forma, eles podem medir até 45 centímetros, muito disso devido à sua longa cauda. Além disso, possuem olhos muito grandes e dentes que se destacam na região da cabeça.

Esses roedores se alimentam de um grande número de plantas e sementes, incluindo nozes. Toda a comida que recebem geralmente é armazenada em seu local seguro. Este último é algo muito comum na hora de iniciar sua fase de hibernação.

Algo único nesses animais é sua agilidade para se mover por entre as árvores. Desta forma, eles conseguem escalá-los desde cedo e conseguem ter dedos que os ajudam a realizar todo tipo de atividades diárias.

Costumam viver em árvores, geralmente em ninhos abandonados ou dentro de alguns buracos nesses galhos. Essas árvores, além de ser seu lar, ajudam na reprodução e protegem seus filhotes de predadores.

Esquilo

Esquilo

Informações importantes sobre a espécie

A imagem de um Esquilo nos vem à mente assim que esse animal marcante nos é mencionado, mas nunca vamos além disso.

Convido você a descobrir todas as informações sobre os Esquilos, seu ritmo de vida e todas as suas curiosidades, você ficará muito surpreso.

Que cor são?

Como regra geral, a cor dos Esquilos é marrom e dentro dessa tonalidade existem variações mais claras ou mais escuras.

De todas as espécies, quase todas têm esta cor predominante mas há exceções, algumas das quais parecem ser vermelhas ou mesmo castanhas.

Que tamanho tem?

As medidas dos Esquilos ficam entre 20 e 25 cm apenas do corpo, já que contamos todo o seu comprimento, inclusive até o rabo, teria que ser aumentado nas mesmas medidas, ou seja, dobrar uns 15 ou 20 cm a mais, atingindo entre 40 e 50 cm no total.

Como é a aparência de sua cauda?

O formato da cauda dos Esquilos faz parecer de perfil que é um “S” devido ao seu formato curvo. Cobertos de muitos pelos desgrenhados e ao mesmo tempo costumam ser esponjosos e muito graciosos ao toque.

Além do aspecto físico, a cauda dos Esquilos é utilizada para estabilizar e manter um equilíbrio adequado quando se movimenta seja pelos galhos das árvores ou mesmo para que possa nadar, conseguindo controlar a direção para onde quer ir no agua.

Esquilos têm dentes?

Embora pareça uma pergunta óbvia, muitas pessoas acreditam que por ser tão pequeno e engraçado eles não tem dentes, mas muito pelo contrário, é claro que os Esquilos têm dentes.

Graças aos dentes, eles passam o dia sem parar mordiscando toda a comida que pegam e que cai em suas mãos, então o uso que eles fazem é contínuo e sem pausa.

Para quê, como são e como usam as pernas?

As pernas desses pequenos roedores são usadas tanto para se mover quanto para descansar no chão.

Eles são capazes de ficar de pé sobre as patas traseiras, deixando as patas dianteiras livres para segurar o alimento e comê-lo com suas “mãozinhas”.

Perguntar-se como se move o Esquilo se deve ao fato de que cada uma de suas patas é formada por dedos que possuem unhas realmente afiadas, com uma função única que lhes permite agarrar-se à casca das árvores sem se preocupar em cair.

Quanto tempo eles vivem?

A expectativa de vida dos Esquilos é em média de 6 a 10 anos, desde que contemos que eles não tenham sofrido de nenhuma doença e que tenham tido uma vida plena, cheia de comida, sem faltar nada.

Vamos lá, pode-se dizer que eles atingem esse número de anos graças a uma vida agradável e sem nenhum tipo de estresse.

Como os Esquilos se reproduzem?

O processo de gestação dos Esquilos costuma ser bastante curto, como a grande maioria dos roedores. Dessa forma, todo o processo costuma levar entre 38 e 46 dias. Deve-se lembrar que, dependendo do tipo de Esquilo, esse tempo pode aumentar ou diminuir. Além disso, fazem parte dos animais mamíferos, ou seja, ao nascer, os filhotes se alimentam dos seios da fêmea.

O processo de acasalamento geralmente ocorre na primavera, onde as fêmeas secretam uma determinada substância que atrai os machos. Desta forma, o acasalamento entre dois costuma levar aproximadamente 1 minuto, dando origem à gravidez.

Quanto aos Esquilos bebês, eles vêm ao mundo de forma extremamente inofensiva e com uma aparência muito fraca. Além disso, ao contrário de outros roedores, os filhotes nascem sem pelos e sem conseguir abrir os olhos ainda.

Os Esquilos têm a primavera como época preferida para se reproduzir, pois quando as temperaturas estão baixas preferem ficar abrigados em seus ninhos e junto com mais da sua espécie.

Quando as fêmeas têm filhotes, nascem apenas 3 ou 4 filhotes de Esquilo com um total de aproximadamente duas ninhadas por ano.

Como são os Esquilos bebês?

Os bebês Esquilos levam cerca de aproximadamente 40 dias para deixar suas mães, que é o tempo que dura a gestação.

Quando esses pequeninos nascem, há uma boa chance de que nem todos saiam vivos, já que, sendo tão pequenos e frágeis, são bastante vulneráveis ​​a todos os fatores externos .

Nascem sem pelos, não podem ver nem ouvir, mas isso não dura muito, pois em apenas alguns meses estarão cobertos de pelos e poderão ver e ouvir tudo ao seu redor, além de terem cresceram seus dentes em sua totalidade.

É precisamente o momento em que poderão adquirir os seus próprios alimentos e os dos outros para os quais a mãe os fornece, mas continuarão a basear a sua alimentação em 50% graças ao leite materno que a mãe ainda lhes fornece.

Habitat: onde encontrar o Esquilo

Os Esquilos geralmente vivem em todos os tipos de florestas. Dessa forma, esses roedores costumam procurar lugares desolados ou escuros onde possam se refugiar sem nenhum problema. Como se sabe, o lugar que eles sempre costumam escolher são as árvores.

É fundamental que os Esquilos escolham uma árvore forte, pois, caso contrário, todo tipo de variação climática pode causar a morte desses animais. Tudo isso se deve ao fato de que as constantes mudanças climáticas produzem falta de alimentos, fazendo com que sua saúde comece a se deteriorar até a morte.

Algo que tem sido muito visto é que esses roedores acabaram se adaptando às cidades e lugares urbanos, por isso é muito comum vê-los em todos os tipos de lugares onde há árvores. Assim, refletiria que os Esquilos são cada vez mais domesticados para viver em harmonia com os humanos.

Apesar disso, é preciso ressaltar que os Esquilos dificilmente se adaptam a um ambiente doméstico ou a uma casa como local de habitat. Isso ocorre porque esses locais não atendem às condições ambientais necessárias e, por sua vez, porque esses animais exigem uma certa liberdade (ao contrário de outros tipos de roedores, como os hamsters).

Os locais onde mais habitam os Esquilos são, sem dúvida, nas florestas mais exuberantes, especialmente se estas forem constituídas por Coníferas, procurando incansavelmente os locais mais sombreados onde possam ficar.

Passam a maior parte do tempo nos ninhos onde criam e não são casas feitas para serem construídas mas são feitas de forma consciente e com uma pequena estratégia: A criação dos seus ninhos têm sempre duas saídas em caso de extrema urgência, visto que podem ser atacados por predadores próximos, eles podem escapar por uma saída ou outra.

Alimentação: o que os Esquilos comem

A alimentação dos Esquilos baseia-se na ingestão de sementes de árvores, onde se encontram estes nutrientes, sendo a base fundamental da sua alimentação. Mas em ocasiões e se necessitarem sem descer das árvores, têm-se visto nutridos graças à captura de minhocas que rastejam placidamente por entre a casca das árvores ou mesmo de um ocasional ovo em ninhos alheios negligenciados pelas aves que ali os deixaram.

Quase poderíamos afirmar que é impossível encontrar um Esquilo que tenha morrido por falta de comida. Por ser um animal tão curioso, que está em movimento contínuo, pulando de um lado para o outro, de galho em galho, de árvore em árvore, constantemente procurando comida para poder estocar adequadamente.

Entenda o comportamento dos Esquilos

Esses roedores carismáticos estão sempre em movimento de um lugar para outro. Os arborícolas são escaladores habilidosos, e os voadores são adaptados para planar de galho em galho a distâncias de até 46 metros.

Fazem suas casas ou abrigos em buracos de árvores, que enchem de folhas. Eles conseguem descer o tronco graças aos tornozelos, que giram 180º. Os terrestres vivem em tocas ou túneis subterrâneos e não costumam subir em árvores.

Surpreendentemente, os Esquilos terrestres tendem a ser mais sociais do que os Esquilos arbóreos, compartilhando tocas e estabelecendo estratégias vocais para alertar os outros sobre a aproximação de predadores.

Esquilos que vivem em árvores são mais solitários, mas podem se reunir em pequenos grupos durante a época de reprodução. Geralmente são mamíferos diurnos, mas os Esquilos voadores são os únicos ciurídeos noturnos.

Lembre-se de que, por serem domésticos, os Esquilos da sua casa são diferentes dos selvagens, longe disso, são animais muito ativos, para não dizer hiperativos.

Isso também não significa que eles estejam constantemente observando para ver se eles mexem demais ou são capazes de afetar a propriedade de nossa casa, mas dizemos que por ter esse tipo de comportamento inquieto, não é um animal que você está indo contemplar placidamente a maior parte do tempo tirando uma soneca.

Os Esquilos estão ameaçados de extinção?

Por terem tanta facilidade de adaptação a qualquer tipo de ambiente, os Esquilos não são considerados um animal em perigo de extinção.

Agradecemos também ao fato de que a população está aumentando simplesmente pelo fato de seu uso comercial e doméstico, a começar pelo fato de muitas empresas terem colocado suas energias na criação de fazendas para esses animais.

No entanto, por outro lado, ainda existem pessoas no mundo que não gostam de Esquilos, mas não fazem ideia de incomodá-los, por assim dizer, espalhando venenos ou toxinas perto de onde vivem. Uma pena!

Além de tudo isso, não é necessário mencionar que esses engraçados roedores também são ameaçados por inimigos naturais, como cobras que entram nos ninhos para comê-los.

Quais os cuidados necessários para se ter um Esquilo de estimação?

Se você está munido de coragem e decidiu ter o seu próprio Esquilo em casa para alegrar o seu dia a dia quando chegar após um longo e cansativo dia de trabalho, com certeza virá como uma luva, todas as informações que lhe mostramos abaixo:

Eles se adaptam aos humanos?

Claro! Ele tem uma adaptabilidade incrível já que, sendo um animal geralmente calmo, não tem nenhum tipo de medo ao se deparar com um ser vivo muito maior que ele.

Não devemos mostrar a ele que temos medo dele, pois devemos apreciá-la quando a temos em nossas mãos, pois ele nos fará desfrutar como crianças pequenas.

Também não é conveniente tratá-los e cuidar deles excessivamente, vamos lembrar que eles são animais, por um tempo segurá-los na mão é ótimo, mas eles não gostam muito, então é melhor “deixá-los em seus próprios locais”. São animais muito irritáveis ​​e facilmente ficam estressados.

Onde o Esquilo vai morar na nossa casa?

Se vai adquirir um Esquilo para o interior da sua casa, queremos que saiba que a aquisição deste animal, embora se assemelhe a um hamster em tamanho, não se parece nem de longe.

Os Esquilos precisam de sua própria gaiola para viver domesticamente e não apenas qualquer gaiola. Necessitam de amplos espaços para que estes pequenos corram e saltem livremente sem que nenhum tipo de obstáculo os prejudique.

Você deve ter uma gaiola que esteja sempre impecável e perfeita e um espaço onde o sol não a atinja diretamente.

Esquillo - Sciuridae

Esquillo – Sciuridae

Pode ser deixado livre e solto em casa?

Se você tem um animal há vários anos, cuidou dele e o ensinou a se comportar, pode sim. Os Esquilos podem ser treinados e você sabe que eles não são muito indisciplinados. Você pode libere-o em casa sem se preocupar muito, mas se você não atender a esses pequenos requisitos, é melhor estar ciente de onde ele está indo, pois assim que você o negligenciar, ele tentará escapar de qualquer maneira, mesmo conseguindo para mantê-lo sem seu animal de estimação porque encontrou um “buraco”.

Quando o temos em cativeiro, com que os alimentamos?

Para que tenham uma alimentação equilibrada, a única coisa com que tem de se preocupar é que nunca lhe falte nozes e vários insetos.

Também é aconselhável que, graças aos conselhos e informações que a loja de animais possa fornecer a você ou, na falta disso, a um veterinário que entenda sobre esse animal, a adição de certas vitaminas, proteínas e minerais específicos para sua nutrição correta.

Além disso, existem sacos muito baratos de ração específica para Esquilos, dos quais você não precisa se preocupar muito com o que estão comendo, pois cada grão é cuidadosamente preparado para que eles aproveitem cada mordida.

Os tipos de ração que podem ser comprados em qualquer loja de animais geralmente são compostos de ingredientes como: Uma variedade de nozes, trigo, cevada, milho.

Como é a atitude deles e se você tiver mais de um?

Por terem um comportamento bastante caótico e incontrolável devido à natureza indisciplinada que são, costumam dar muito trabalho ao dono destes animais.

Eles são capazes de jogar objetos das prateleiras mais altas de sua casa e espalhar seus dejetos corporais por toda parte, por isso é algo que não agrada a todos.

Sobre alimentar um Esquilo em cativeiro, se você seguir este guia, dessa forma terá tudo sob controle:

  • Quando você tentar alimentá-lo e estiver na época mais fria do ano, ou seja, outono e inverno, fique atento ao que ele faz com a comida que você fornece, pois é, de forma selvagem, que costuma guardar sua comida caso esteja cansado ou não o encontre por causa das baixas temperaturas. É o seu instinto e mesmo estando em casa eles podem guardá-lo para que acumule ou fique acima do peso.
  • Se os Esquilos domésticos que você cuida estão acima do peso, é porque você não estabeleceu diretrizes para sua dieta diária. Com o fato de você alimentá-los aproximadamente 3 vezes ao dia, calculando proporcionalmente todas as rações que vai dar, será mais do que suficiente para mantê-los saudáveis ​​e cheios de energia.
  • Não negligencie seu bebedouro, pois a água deve estar sempre limpa e fresca. Se você negligenciar a troca com frequência, pode causar que sua digestão não seja ideal, levando a dores internas.
  • E como último conselho, dizemos que se pretender mais informação, o mais sensato e prudente a fazer é ser aconselhado e receber toda a informação relativa aos Esquilos por profissionais veterinários especialistas e criadores destes.

Curiosidades sobre os Esquilos

  • Os dentes do Esquilo nunca param de crescer. Isso pode causar problemas reais para eles, pois quando atingem uma certa idade, eles têm dificuldade para mastigar e respirar, então é uma pena, mas é assim que eles são e não podemos mudar isso.
  • São animais propensos a adoecer, pois não são tolerantes ao frio e podem causar resfriados realmente graves e prejudiciais à saúde.
  • São animais verdadeiramente ágeis e velozes, capazes de fazer piruetas e acrobacias graças às paragens que fazem com as suas pequenas patas traseiras.
  • Ao contrário de quando nascem (como já referimos), os Esquilos quando adultos têm uma visão verdadeiramente impressionante, permitindo-lhes não perder nenhum detalhe à sua volta. Eles observam tudo.
  • Numerosos estudos também verificaram que os Esquilos machos, depois de se reproduzirem com a fêmea, se afastam um pouco para poder se masturbar em paz. Essa é uma prática que eles realizam simplesmente com a função de limpar internamente os dutos de seus órgãos genitais.
  • Nós sabemos disso e você também, eles são lindos, adoráveis ​​e com características que os tornam muito simpáticos e alegres, mas lembre-se que sua aparência não decide senão sua origem como animal: É um roedor, então eles são propensos a portadores de doenças. Tenha muito cuidado com esse detalhe porque, por exemplo, nos Estados Unidos, em mais de uma ocasião, vários estados estiveram em alerta máximo para essas pequenas criaturas aparentemente inofensivas.

Quais são os predadores do Esquilo?

Os Esquilos são extremamente cuidadosos com o local onde irão viver, pois há um grande número de predadores que colocam suas vidas em risco. Isso é algo comum em todos os animais, embora no caso desses roedores seja mais vulnerável devido à sua incapacidade de se defender e porque vivem em locais mais abertos.

A maioria dos predadores são animais aéreos. Assim, podem ser mencionados falcões, corujas e águias. Além disso, também existem alguns animais terrestres que costumam tentar caçá-los, como cobras e coiotes.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre Esquilo no Wikipédia

Veja também: Esquilo-da-mongólia: o que come, tempo de vida e como criar o animal

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário