Início Dicas e EquipamentosCaiaque 5 Dicas que todo caiaqueiro deveria saber antes de sair para pescar

5 Dicas que todo caiaqueiro deveria saber antes de sair para pescar

por Otávio Vieira

Tem coisas que apenas a experiência de anos na pesca de caiaque nos ensina. Entre elas, os cuidados indispensáveis que todo caiaqueiro deveria saber ou ter a bordo de um caiaque antes de ir pro rio pescar.

Nesse post vamos aborda 5 dicas essenciais para pesca com caiaque, mais uma lista bônus de acessórios para trazer mais conforto e segurança na sua pescaria.

Posicionamento das varas de pesca no caiaque

Primeira dica que você precisa saber antes de sair para pescar é sobre o posicionamento correto das suas varas de pesca dentro do caiaque.

Instintivamente a maioria dos caiaqueiros, sobretudo os iniciantes, coloca a vara de pesca a sua frente. O pescador fica sentado na cadeira, deixando com que a ponta da vara ultrapasse o bico do caiaque.

Posicionamento errado. A vara de pesca nunca deve passar do limite do seu caiaque. Mas nunca porquê? Porque há a possibilidade das garateias de sua isca artificial engatar em alguma galhada é muito grande. Se isso acontecer, sua vara vai dobrar e consequentemente ela vai quebrar. – pesca de caiaque

Ainda que pegue a isca artificial e recolha para dentro do caiaque a própria ponta da vara poderá engatar em uma galhada.

A posição correta é quando sua vara de pesca fique totalmente recuada. Dependendo do seu tamanho, acomode logo abaixo da cadeira de pesca. E sempre se certifique que ela não ultrapasse o limite do caiaque.

Outro posicionamento que merece atenção e cuidados, é quando colocar no porta varas na parte de trás do caiaque.

Quando coloca seu equipamento no porta e entra no local de pesca onde está cheio de galhadas das árvores nas margens, a possibilidade de a ponta da vara engatar em uma galhada é muito grande. E consequentemente a aumenta a probabilidade de ela vir a quebrar.

Portanto, sempre tome cuidado quando usar os portas varas e atenção redobrada para sua vara não ultrapassar o limite do bico do seu caiaque na pesca de caiaque.

caiaque de pesca para pescador esportivo

Use salva remo ou remo bipartido além do principal

A segunda dica que precisa saber antes de sair para pesca de caiaque é de que precisa utilizar salva remo.

Embora, possa dizer que não goste de utilizar esse acessório, mas posso garantir que o salva remo é imprescindível. E se mesmo assim você não quiser utilizar salva remo, vou lhe dar uma segunda opção: tenha o seu remo tradicional que normalmente utiliza no caiaque, mas também tenha um remo bipartido

Guarde o remo bipartido na parte interna, no bico do caiaque. Não facilite, pois por alguma circunstância na sua pescaria você perder o remo principal, vai ter um remo bipartido. O remo extra vai lhe dar condições de chegar com segurança margem ou ao ponto de origem da pescaria.

Enfim, se não gosta de utilizar salva remo, mesmo que seja o ideal, tenha sempre o remo bipartido dentro do caiaque e principalmente ao seu alcance. Caso ocorra algum problema, algum imprevisto ou até mesmo um acidente que você venha a perder o remo principal.

Kit de Primeiros Socorros – pesca de caiaque

A terceira dica que precisa saber ou ter a bordo do caiaque antes de sair para pescar é um kit de primeiros socorros.

O kit é imprescindível, nunca sabemos exatamente o que vai acontecer durante a pescaria. Nós pescadores estamos sujeitos a imprevistos, a acidentes, as circunstâncias que podem ser que precise de um kit de primeiros socorros.

E caso não tenha, com certeza vai passar apuros, então é muito importante ter um kit de primeiros socorros. Já estamos cansados de ver por aí, vídeos de pessoas engatando garateias na cabeça, na mão e se cortando com algum objeto cortante, etc. Então fica a dica, não abra mão de kit de primeiros socorros.

pescador remando no caiaque de pesca

Usar Colete Salva-vidas – pesca de caiaque

Quarta dica que precisa saber ou ter com você antes de sair para pescar no caiaque é o uso do colete salva-vidas.

Estar com o colete em uso, mesmo que seja o mais comum, ele pode salvar sua vida.

Você pode até dizer que sabe nadar como ninguém, ou, sou o melhor nadador do mundo, o colete me incomoda… pense bem antes! Infelizmente não sabemos as circunstâncias que vamos encontrar o rio. Não sabemos quando vamos virar o caiaque, então o colete salva-vidas é necessário.

Qual o melhor colete salva-vidas, então? Priorize aquele colete que tem o corte tipo regata.

Vejo vários pescadores adquirindo qualquer tipo de colete, mas não priorizando o do tipo regata. O fim da história sempre é o mesmo, pesca uma, duas, três vezes e depois abandona o colete.

Isso ocorre porque quando não é corte regata e temos que remar por muito tempo, a tendência é assar ou até mesmo ferir debaixo do seu braço.

Assim, o modelo com corte regata do colete é o ideal caso pratique a pesca de caiaque.

Saiba como desvirar e subir no caiaque

A quinta dica que precisa saber antes de sair para pescar no caiaque, aliás essa dica aqui é uma das mais importantes, fique ligado nas técnicas de como desvirar e subir no caiaque.

Conhecer as técnicas é necessário garante a sua segurança em um eventual acidente. Principalmente quando se pesca de caiaque sozinho, que é outra coisa que eu também eu não aconselho.

Procure se informar a respeito das técnicas ou até mesmo peça informações a outro pescador com mais experiência.

Em breve, vou criar aqui no blog um post falando mais a respeito das técnicas.

Então, revisando as 5 principais dicas que você precisa saber antes de sair para pesca de caiaque, são:

  • Fique atento ao posicionamento das varas de pesca no caiaque;
  • Usar o salva remo ou um remo bipartido além do principal;
  • Usar colete salva-vidas;
  • Tenha sempre no caiaque um kit de primeiros socorros;
  • Conheça as técnicas de como desvirar e subir no caiaque.

pescador remando no caiaque indo pescar

Dica bônus para pesca de caiaque

Lista de objetos e equipamentos necessários em uma pesca de caiaque:

  • Alicate de bico na remoção da garatéia ou anzol da boca do peixe;
  • Alicate de contenção para segurar o peixe;
  • Corda com 5m para situações que precise ser rebocado;
  • Estojo para suas iscas artificiais. Colocar embaixo da cadeira é um ótimo local e ter acesso rápido. As principais iscas em uso, deixe no compartimento externo do caiaque. Não aconselho deixar muitas iscas espalhadas, pois no caso de acidente em você vire o caiaque, pode perder suas iscas artificiais.
  • Máscara de proteção solar e protetor solar são fundamentais para que não sofra com a ação do sol, como insolação, queimaduras na pele, etc.;
  • Uso de luvas auxilia no manuseio com o caiaque e peixes capturados;
  • Uma boa sapatilha antiderrapante que proporcione conforto e principalmente segurança ao andar em cima das pedras submersas.
  • Água potável a fim de hidratar e se reidratar, mesmo que não sinta sede.
  • Leve sempre um lanchinho também, porque às vezes aquela fraqueza pode ser crucial. Quem não utiliza motor na sua pesca de caiaque e costuma explorar grandes distâncias, lembre-se que as longas remadas exige muito esforço físico e é nessa hora que esteja bem alimentado, recompondo suas energias;
  • O uso de óculos é muito importante, protege os olhos e caso venha alguma isca artificial em direção ao seu rosto. Eliminando assim qualquer possibilidade de perfurar seus olhos. Além é claro da proteção dos raios solares, viabilizando que enxergue melhor a superfície de onde está pescando;
  • Camisa com proteção solar principalmente de manga longa, com o objetivo de manter o corpo em uma temperatura confortável;
  • Boné ou chapéu para eliminar os raios solares do rosto e nuca.

Temos um post que aborda com mais detalhes sobre roupas de pesca.

Conclusão sobre pesca de caiaque

Espero que tenha gostado do post, acho que as dicas vão ajudar bastante a você que está iniciando na pesca de caiaque.

Deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante.

Veja também: Melhor Caiaque para Pesca. Tudo que você precisa saber antes da compra

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário