Início » Criaturas Marinhas: os animais marinhos mais assustadores do fundo do mar

Criaturas Marinhas: os animais marinhos mais assustadores do fundo do mar

por Otávio Vieira

Criaturas Marinhas – O oceano cobre praticamente 70% do nosso planeta, além disso, abriga quase 99% de toda a biosfera.

Lar de incríveis criaturas e de espécies abundantes. Aliás, as águas do nosso oceano escondem muitos segredos e mistérios. Além de ser o lar de diversas criaturas extremamente bizarras e raras.

Algumas dessas espécies, vivem em profundidades absurdas onde nem mesmo a luz do sol consegue penetrar.

Já outras, podem ser encontradas profundidades um pouco menores. Mas com certeza o que mais impressiona e liga essas espécies, são suas incríveis aparências. O que parece ter sido tirada de um filme de terror ou até mesmo vindo de outros planetas e jogada no fundo nossos mares. Então, são essas criaturas bizarras e raras que conheceremos neste post.

Confira agora as criaturas mais bizarras encontradas no fundo do oceano.

Tubarão Boca Grande

Maior predador das zonas abissais do oceano, o Tubarão Boca Grande é uma espécie de tubarão extremamente rara, que foi descoberta no ano de 1976. Desde lá, somente 68 exemplares da espécie foram capturadas ou avistada.

Assim como Tubarão Elefante e o Tubarão-baleia essa espécie de tubarão alimenta-se por filtração. Desse modo, nada com sua enorme boca aberta pelos mares, filtrando a água para obter plânctons e medusas.

Em média, Tubarões Boca Grande podem atingir até 5,5 metros de comprimento e um peso que pode chegar as incríveis 1,215 toneladas.

Peixe Diabo Negro – Criaturas Marinhas

Encontrado em praticamente todos os oceanos do mundo, em profundidade de 100 a 5 mil metros, o Peixe Diabo Negro com certeza tem seu lugar reservado na lista das criaturas mais assustadoras, localizado no fundo do oceano.

Entretanto, não é só aparência assustadora que chama a atenção. De fato, sua incrível estratégia de caçar, está entre as mais geniais do oceano. Pois, como ele vive em áreas extremamente profundas do oceano, onde a luz praticamente é nula e a dificuldade de encontrar alimentos é muito grande a espécie acabou se adaptando às condições difíceis.

E para conseguir seu alimento, ele usa uma espécie de isca bioluminescence que fica praticamente na frente de seus dentes. O que acaba servindo como uma vara de pescar, atraindo suas presas diretamente para a sua boca.

Fêmeas dessa espécie são maiores que os machos, chegam a medir até 18 centímetros. Já os machos conseguem chegar apenas aos três centímetros. O que acaba resultando em outra característica bem peculiar da espécie. No decorrer de sua vida os machos acabam mordendo a barriga das fêmeas e entrando dentro dos seus corpos. Dessa forma, passando a viver dentro delas como uma espécie de parasita.

E é a partir daí que a espécie consegue se reproduzir, pois o macho serve como uma espécie de banco de espermas, pronto para entrar em ação, sempre que a fêmea liberar seus ovos.

Peixe Ogro

Se existisse um título para o peixe que mais se pareça com um alienígena, com certeza o peixe o que levaria Peixe Ogro esse título.

Essa incrível espécie que vive em águas tropicais do Oceano Pacífico e do Oceano Atlântico, pode ser facilmente inclusa na lista de peixes com dentes mais assustadores do mundo.

E com certeza o que chama mais atenção de longe dessa espécie, são os seus enormes dentes que parecem com os dentes de um vampiro.

Entretanto, por mais que isso parece uma desvantagem na hora de capturar suas presas, pois, sua boca sempre fica aberta. Seus dentes facilita na hora de capturar suas presas, pois ele serve como uma espécie de cela de prisão, ondes os seus dentes se torna as barras da cela. Impedindo que suas presas saiu de dentro sua boca.

Apesar de sua aparência grotesca e botar medo em muita gente através das fotos, o Peixe Ogro média apenas 20 centímetros. Vive em profundidades de 500 a 5000 metros. Aliás, considerado inofensivo para seres humanos.

peixe ogro criaturas marinhas

Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=670952

Tatuíra – Criaturas Marinhas

Encontrado em águas frias e escuras do Círculo Ártico do Atlântico Norte a Tatuíra é uma espécie de crustáceo com uma aparência semelhante a um besouro ampliado em mil vezes.

A espécie foi descoberta no ano de 1879 e chega a medir aproximadamente 40 centímetros de comprimento.

Acredita-se que a Tatuíra seja espécie mais antiga que vive nossos oceanos. Embora, não consiga nadar como outras criaturas marinhas, esse fator que de cara já seria uma extrema desvantagem no fundo do mar para outras espécies, torna-se irrelevante, pois as Tatuíras vivem em regiões que não são habitados por outras espécies.

Além disso, não possui nenhum tipo de predador natural.

Tubarão Cobra – Criaturas Marinhas

Considerado um fóssil vivo o Tubarão Cobra é uma espécie de tubarão que era considerada extinta até o ano de 2007. Quando em uma raríssima aparição, uma fêmea da espécie, foi filmada e capturada em águas do litoral japonês. Desde então, a espécie foi capturada mais duas vezes, uma em 2015 e a outra em 2016, segundo informações divulgadas.

Apesar de sua aparência semelhante a uma enguia, o Tubarão Cobra de fato uma espécie de tubarão. E chega a medir cerca de 2 metros de comprimento.

Segundo alguns cientistas, a espécie possui hábitos semelhante às cobras, quando o assunto é a forma de se alimentar. Pois eles lançam seu corpo para frente, dando um bote e logo em seguida engolem sua presa.

Atualmente o Tubarão Cobra é considerada a criatura mais antiga encontrado com vida e pode ser encontrado e profundidade de 600 a 1000 metros.

tubarão cobra

Por © Citron, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11142485

Lula Colossal

Raramente vista pelos olhos humanos, a Lula Colossal é a maior espécie de lula já encontrado.

O primeiro exemplar desta espécie foi capturado no ano de 2007 na Antártida. O exemplar media aproximadamente 10 metros e pesava quase 500 quilos. Medidas essas que ultrapassa uma Lula Gigante, pois segundo especialistas, a Lula Colossal pode chegar a medir até 14 metros de comprimento. O que dá a ela o título de maior espécie de lula do mundo.

Atualmente a Lula Colossal não só tem um título de maior espécie de lula do mundo, como também é o maior invertebrado do planeta.

Além disso, é o animal com os maiores olhos de todo o reino animal. Ela vive em águas do Oceano Antártico, localizada em profundidades de mil a 2.500 metros na famosa e misteriosa zona abissal.

Caranguejo Aranha Gigante

Também conhecido como aranha do mar, o Caranguejo Aranha Gigante uma espécie encontrada em águas do Oceano Pacifico, mas especificamente nas águas próximas à costa japonesa.

Essa espécie está entre as maiores encontradas até hoje na zona abissal. Geralmente, caranguejos dessa espécie, chegam a medir até quatro metros com suas patas esticadas e pesar aproximadamente 20 quilos.

O que torna a espécie maior Artrópode do mundo que se tem conhecimento. Devido sua certa abundância em mar japoneses o Caranguejo Aranha Gigante vem sendo alvo de pesca comercial.

Entretanto, sua pesca não é tão expressiva quando comparado com outras espécies que vivem na região.

Regaleco – Criaturas Marinhas

Também conhecido como peixe remo, o Regaleco basicamente é um dos peixes mais estranhos e misteriosos encontrados no fundo do oceano.

Ele habita profundidade de 20 a mil metros, principalmente em águas do Golfo do México. Chegar a medir até 11 metros.

Atualmente pouco se sabe sobre essa espécie e muito menos quantos exemplares ainda existem. O que torna ele um grande mistério para a ciência moderna.

O que se sabe até o momento é que a espécie se alimenta de pequenos peixes e tem como seu principal predador o tubarão. Além de ser um dos maiores peixes que vivem no mar, com um estranho formato de lâmina que permite até mesmo nadar na vertical.

Quimera

Considerado um fóssil vivo assim como Tubarão Cobra, a Quimera um parente próximo das arraias e tubarões.

É considerado uma das espécies mais antigas desde todas as criaturas marinhas. Encontramos a Quimera em águas frias com profundidades de até mil metros.

Apesar do seu nome de monstros da mitologia grega a Quimera não chega a medir um metro de comprimento. E diferente de seus parentes próximos, ela possui uma barbatana dorsal erétil onde contém um espião que está ligado a uma glândula de veneno.

A espécie também possui olhos enormes que auxilia na busca por alimentos, já que vivem em profundidades onde a luz é praticamente nula.

Atualmente existem cerca de 30 espécies de Quimera e a maioria vive em grandes profundidades, onde são raramente vistas pelos olhos humanos.

Apesar de ser uma espécie muito abundante a Quimera vem sofrendo muito com a peça comercial, dessa forma, está potencialmente ameaçada de extinção.

quimera

Por Linda Snook / MBNMS – http://www.mbnms-simon.org/other/photos/photo_info.php?photoID=1307, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1935773

Lula Vampira do Inferno

Só com esse nome você já tem noção do quão assustador bizarro pode ter essa espécie. A Lula Vampira do Inferno é uma espécie encontra em águas do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico e profundidade de 400 a mil metros.

A espécie apresenta características tanto de uma lula, como também de um povo, assim, pode chegar a medir aproximadamente 30 centímetros de comprimento.

A primeira descrição da espécie aconteceu há mais de 100 anos, mas mesmo assim até os dias atuais, pouco se sabe sobre seus hábitos, o que torna ela uma das espécies mais intrigantes do oceano.

Os únicos dados coletados sobre o seu comportamento e sobre seus hábitos vieram através de uma colisão acidental. O que acabou resultando na captura de um exemplar da espécie. Entretanto até hoje, todos os exemplares capturados muitas das vezes vieram feridos. Sendo capazes de sobreviver apenas dois meses e alguns dias dentro do aquário. Tempo esse que segundo alguns especialistas é difícil de se obter informações confiáveis sobre os hábitos da espécie.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Veja também: Peixes raros, assustadores que chamam atenção pela sua aparência e comportamento

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário