Início Dicas e Equipamentos O que diz a ciência sobre a escolha das cores das iscas artificiais

O que diz a ciência sobre a escolha das cores das iscas artificiais

por Otávio Vieira

Cores das iscas – A maioria dos pescadores experientes tem uma isca ou cor de mosca favorita e juram que sua escolha superará todas as outras. Mas quão importante é a cor quando se trata de seleção de iscas e moscas? Bem, de acordo com a ciência, não é muito importante!

A água absorve ou bloqueia progressivamente a luz de diferentes comprimentos de onda, o que significa que as cores efetivamente “desaparecem” uma após a outra à medida que a luz solar “branca” viaja pela coluna de água. A intensidade geral ou brilho da luz visível também diminui rapidamente debaixo d’água.

Como essa absorção é maior para comprimentos de onda mais longos (a extremidade vermelha do espectro) do que para comprimentos de onda mais curtos (a extremidade azul do espectro), as cores percebidas são rapidamente alteradas com o aumento da profundidade ou distância através da água.

A taxa exata em que essa perda de cor ocorre varia dependendo da intensidade da luz solar, se o sol está diretamente acima ou baixo no horizonte, a quantidade de cobertura de nuvens, bem como a clareza e a cor da própria água e a presença de qualquer matéria suspensa, como ervas daninhas ou plâncton.

Mesmo em correntes oceânicas muito claras longe da costa, menos de 25% da luz solar disponível que atinge a superfície do mar penetrará muito além de 30 pés ou mais. Quando atingimos uma profundidade de 300 pés, a luz restante pode ser tão pequena quanto 0,5% daquela disponível na superfície. Em outras palavras, é um lugar bem sombrio lá embaixo!

Em lagos e rios de água doce, essa perda de luz com a profundidade é ainda mais dramática em se tratando das cores das iscas.

As principais cores e como se comportam debaixo d´água

Como já mencionado, o vermelho é a primeira cor visível aos nossos olhos a desaparecer e normalmente desaparece a 15 ou 20 pés da superfície. Muito menos em água turva.

Laranja desaparece em seguida, depois amarelo, verde e roxo.

Os azuis penetram mais profundamente, tanto nos tons visíveis aos nossos olhos humanos quanto no comprimento de onda ultravioleta mais curto que muitos peixes podem ver.

Esse fenômeno tem um impacto profundo na maneira como as coisas nos parecem e também na pesca.

Objetos brancos aparecerão azulados ou cinza debaixo d’água, e a escuridão dessa aparência azul/cinza aumenta rapidamente com a profundidade.

Objetos vermelhos começarão a parecer marrom-escuros ou até pretos a poucos metros da superfície.

Abaixo de 40 ou 50 pés, mesmo em águas muito claras, o mundo parece ser composto inteiramente de tons de cinza, azul e preto.

cores das iscas artificiais

Absorção de luz versus cores das iscas

Vale ressaltar que essa perda ou alteração das cores das iscas visíveis ocorre tanto no plano vertical quanto no horizontal ou diagonal.

Assim, 40 pés de profundidade vertical têm aproximadamente o mesmo impacto nas ondas de luz e na percepção de cores que 40 pés de separação horizontal ou diagonal entre o objeto e o observador.

Em outras palavras, uma isca vermelha pode parecer preta quando vista a uma profundidade de 40 pés, mas também parecerá preta, ou pelo menos marrom ou cinza muito escuro, quando vista de lado a uma distância de 40 pés, mesmo que está nadando para cima na camada superficial.

Nesse sentido, esse fenômeno de perda de luz e cor debaixo d’água torna irrelevante aa cores das iscas mesmo cenários rasos e ultra claros.

Mas os pescadores de todo o mundo continuarão a argumentar que uma cor é melhor que outra, mesmo utilizando jigs em águas profundas.

O engraçado é que, se você perguntar a opinião de meia dúzia de pescadores sobre as cores das iscas mais eficazes, provavelmente receberá seis respostas diferentes.

Talvez seja hora de mudarmos o fator cor para o final da lista de critérios ao escolher uma isca ou mosca e colocarmos muito mais ênfase no tamanho, ação, perfil e velocidade de nossas iscas.

Enfim, você gostou do artigo sobre cores das iscas? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Em seguida, veja: Iscas artificiais conheça os modelos, as ações com dicas de trabalho

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções como!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário