Pesca Gerais

Como usar carretilha de pesca? Dicas de regulagem do equipamento

Como usar carretilha de pesca? Acredito que seja a primeira pergunta antes de pensar em comprar seu primeiro equipamento.

Cabeleira! Qual o pescador que nunca passou por uma situação como essa? Não importa se o pescador é experiente ou iniciante. É praticamente impossível no momento de distração, passar batido por uma, ainda mais pescando em dias com fortes ventos.

Nessa hora, a regulagem da carretilha é fundamental para que o seu arremesso seja facilitado e você possa realmente pescar, ao contrário de ficar desembaraçando linha no carretel da carretilha. Esse é um fator que nos dias de hoje, muitos pescadores preferem o tradicional molinete.

Entretanto, a regulagem da carretilha é bem simples. Seguindo algumas orientações básicas, o pescador regula o equipamento de forma a minimizar as temidas cabeleiras. Além disso, aumenta o rendimento na pescaria e principalmente a desenvoltura, perdendo totalmente o medo de arremessar.

Dicas de como usar carretilha de pesca e os principais tipos de freio

Freio Mecânico

Na lateral das carretilhas encontra-se um botão com rosca. O aperto do eixo de rotação do carretel depende do ajuste desse botão. Conforme o pescador regula, aumentando ou diminuindo o aperto do botão, a carretilha prende ou libera mais linha.

Aliás, faça a regulagem do botão antes do primeiro arremesso. Com o conjunto (vara e carretilha montado) e principalmente com a isca que será utilizada. Execute da seguinte forma:

  • Coloque a carretilha na sua vara de pesca, passando a linha pelos passadores, em seguida amarre o peso ou a isca que será arremessada, recolhendo até a ponta da vara. Observe que a carretilha esteja travada.
  • Proceda a regulagem apertando totalmente o botão fazendo com que o carretel fique totalmente preso. Em seguida, destrave a carretilha e aos poucos gire o botão de regulagem liberando o aperto do eixo do carretel. O ponto ideal é quando perceber que a isca comece a descer suavemente necessitando de pequenos toques de ponta de vara.

Ao usar sua carretilha de pesca, leve em consideração que a regulagem foi realizada para isca ou peso em questão. Se logo após o primeiro arremesso não sentir segurança e perceber que a isca ou peso está sendo liberada com facilidade, realize um novo ajuste até encontrar o aperto ideal. Lembre-se sempre de efetuar uma nova regulagem quando trocar de isca, ainda mais se o peso for bem diferente.

Freio Magnético e Centrífugo

No mercado é comum encontrar carretilhas que possuem outros mecanismos de controle adicionais do carretel, sendo eles com os seguintes sistemas:

Como usar carretilha de pesca da maneira correta para não dar cabeleira, dicas de freio e regulagem do equipamento,
Carretilha de pesca, freio magnético
  • Magnético
  • Centrífugo

O freio magnético é composto por uma placa metálica que oscila entre os dois polos de um eletroímã. Isto gera uma variação do fluxo magnético através da placa.

Esse sistema de controle adicional que funciona através de alguns imãs que atua sobre o carretel, dessa forma, ajudando a freá-lo de maneira homogênea. Quanto maior a numeração do freio magnético, maior é a sua ação e menor é a rotação do carretel no arremesso. Ao usar sua carretilha de pesca com vento forte acione o freio magnético a fim de controlar melhor o seu arremesso.

Alguns modelos de carretilhas possuem o freio centrífugo para um controle adicional anti cabeleira. O freio centrífugo consiste em diversas buchas normalmente de 4 a 6 unidades. São colocados de forma uniforme nos pinos localizada em torno da base do carretel. Essas buchas são deslocadas para a borda do carretel no momento do tranco do arremesso e ajudam a evitar a disparada do carretel.

O sistema de freio centrífugo pode ser regulado da seguinte forma:

  • fechado (inativo)
  • semi-aberto (parcialmente ativo)
  • aberto (ativo)

Proceda a regulagem de maneira balanceada para que o freio atue de maneira linear. Observe sempre o seguinte: quanto maior o número de buchas abertas, maior é a frenagem e mais força exige o arremesso, auxiliando muito a evitar a formação das temidas cabeleiras.

Além disso, existe no mercado um modelo de carretilha anti cabeleira.

O equipamento possui um mecanismo de controle de saída da linha no topo da sua carcaça. Esse mecanismo dispara um freio toda vez que a linha perde pressão ou seja, começa a afofar.

Além de tudo isso, ao usar a carretilha de pesca, deve sentir a linha no momento de sua saída do carretel. Caso você esteja iniciando na pesca utilizando carretilhas, lembre-se de apoiar o dedo suavemente sobre a linha no carretel. Caso perceba uma disparada da linha, aperte totalmente o dedo sobre o carretel interrompendo o giro. Dessa forma você vai abortar o arremesso evitando assim uma possível cabeleira.

Conclusão

Para aumentar sua experiência, treine bastante. Ou seja, o ideal é treinar em casa mesmo, logo ali, no quintal da sua casa. No lugar da isca artificial você pode colocar um pincho de treino. Com o treino constante terá a prática e a prática leva a perfeição. Colocar a isca no local, onde possivelmente encontra-se o seu troféu, só depende de você.

Enfim, gostou das informações de como usar carretilha de pesca? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Veja também: Carretilha de pesca: saiba como escolher e quais os principais tipos

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Posts Relacionados

sem comentários

João da Silva 23 de agosto de 2021 at 19:45

Parabéns, excelente conteúdo.

Resposta

Deixe um Comentário