Pesca Gerais

Como pescar Tilápia: Melhores dicas de equipamentos, iscas e técnicas

pescador com uma tilápia gigante

Para quem está iniciando na pesca esportiva, a tilápia pode ser um peixe bem legal para começar, nesse post vamos explicar como pescar tilápia.

A tilápia é um peixe que se adapta bem e por esse motivo se tornou um peixe bastante comum em pesqueiros e pesque e pague e é um dos mais consumidos.

A tilápia é um peixe que pode atingir em média 45 cm e pesar em torno de 2,5 kg. A alimentação dela é de microcrustáceos, insetos, algas, raízes, ração, peixes pequenos e plantas.

Para facilitar a pesca da tilápia vamos dar algumas dicas e truques que vão te ajudar a pescar mais facilmente.

 pescaria de tilápia

Dicas para começar e saber como pescar as tilápias

As Tilápias são peixes que andam em bandos, então você precisa estar preparado, observe essas dicas para aumentar ainda mais seu sucesso na pesca:

cardume de peixes

  • Leve acessórios que aguentem o peso máximo de uma tilápia, afinal no cardume existem vários tamanhos distintos.
  • O silêncio é fundamental para pescar, as tilápias conseguem ouvir até três mil vibrações por segundo.
  • Caso fisgar uma e ela escapar, procure trocar de local, as tilápias ficaram um bom tempo longe dessa parte da água.
  • Os melhores horários para pescar são os de alimentação, que são no período da manhã e o final da tarde.
  • Quando chegar ao lago procure deixar suas mãos com o cheiro do local. Pegue o barro do local e esfregue bem nas mãos e depois enxágue com água do lago. Isso ajuda a deixar a isca com o cheiro característico do local.

Procure o local mais adequado

Encontre águas quentes, com correnteza suave e bem calma, esses são os lugares favoritos das tilápias. Na época de inverno elas se alimentam menos, e ficam mais perto do fundo da água.

homem pescando ao lado de um barranco

O melhor horário nessa época é antes do entardecer, nesse horário a água fica mais quente e elas procuram alimento. Se quer ter ainda mais sucesso use a pesca de “fly”.

Áreas com plantas aquáticas também são boas para encontrar tilápias, elas também ficam em grotas com barrancos e em partes que tenham barro branco. A época mais propensa para a pesca das tilápias é de outubro até meados de março e abril.

Se tiver alguma árvore frutífera próximo, também pode ser um excelente local. Capim na margem, também pode ser sinal de tilápia, já que elas se escodem e buscam alimento nesses locais.

Se quiser atrair ainda mais o cardume das tilápias jogue um pouco de ração no local, assim você terá ainda mais chances de pescar a tilápia.

Quais equipamentos utilizar para pescar a tilápia?

Dê preferência para equipamentos leves, com uma sensibilidade maior e que sejam fáceis de arremessar. As varas precisam ter entre 5,6 a 8 pés, a linha precisa ter entre 0,23 mm e 0,35 mm.

As boias podem ser leves, caso for arremessar as boias deve ter uma média de 5 a 20 gramas. Os anzóis de tamanho um ou dois, já são o suficiente, bem como, os de duas farpas são mais fáceis quando se usa minhoca como isca.

diversos equipamentos para pesca

As melhores iscas para pescar

Existe uma variedade bem interessante de iscas para fisgar uma tilápia, que vão desde iscas vivas até as iscas artificiais, confira a lista:

Iscas vivas

Entre os tipos de minhoca a melhor para tilápia é a minhoca “brava” ou o bicho da laranja se você encontrar.

Alimentos

A massa caseira funciona bem para a tilápia, para fazer sua massa use uma combinação de mel, farinha e ração. Ela gosta também de milho-verde e da mistura de ração com pinga.

peixe fisgado com vara de pescador

Iscas artificiais

Dentre as iscas artificiais a pesca com mosca que é a modalidade Fly Fishing, principalmente se você for pescar no final da tarde, é a isca perfeita.

O bicho da laranja artificial, também pode ser uma boa opção, assim como as miçangas.

O confronto com a tilápia

Uns truques que podem te ajudar no momento da fisgada da tilápia. Quando ela fisgar, puxe a vara rapidamente, mas no sentido lateral ou para traz, mas com movimento firme.

Deixe ela nadar por um tempinho e depois recolha a linha, apesar de bastante agitada a tilápia não tem o costume de pular muito.

Quando começar a recolher a linha, mantenha a vara em um ângulo de 45º a 90º e não abaixe muito a vara. Para retirar da água tenham um passaguá, no momento em que ela está fora da água ela costuma se debater bastante.

Técnicas para pescar a tilápia

Algumas técnicas simples podem te ajudar a pescar mais facilmente:

Colocar miçanga na boia do arremesso

Nessa técnica você monta uma boia torpedo ou torpedinho com um chicote, o tamanho pode variar de 50 cm até um metro, use linha de monofilamento.

Use o anzol wide gap, o tamanho deve acomodar a miçangas na curvatura para não escapar. Essa técnica é usada em local de ceva, arremesso longo e principalmente nas primeiras horas do dia.

Dicas para uma pescaria de sucesso de como pescar tilápia

A pesca com ração e pinga

Essa técnica é usada para melhorar a camuflagem do anzol, reduzir a percepção e principalmente melhorar as fisgadas das tilápias. Pode se utilizar chicote longo ou curto, use flutuadores de E.V.A mas de preferência marrom escuro.

Embora, os anzóis devem ser pequenos e com espessura fina, os melhores são o chinu ou tinu. Esses modelos são leves e discretos para serem iscados com a ração.

Usando o Fly com a imitação da ração

Para ações na superfície, decerto, essa é a técnica que tem mais efeito para a pesca de tilápia. Nessa técnica você irá utilizar iscas que imitam a ração, elas podem ser artesanais ou compradas em lojas especializadas.

O sucesso dessa técnica se dá graças a sutileza, não causa o mesmo alarde que uma boia de arremesso causa, ou seja, aumentando as chances de fisgar.

Para aumentar ainda mais suas chances de como pescar tilápia, mantenha tudo bem balanceado, tudo precisa estar alinhado enquanto estiver flutuando.

varas de pesca em suportes de espera

Técnica Ultralight  – como pescar tilápia

A técnica Ultralight tem mais sucesso em pescarias mais fundas, com iscas de massa ou viva. Umas das técnicas mais esportivas e de maior sensibilidade são uma das características que fazem os amantes da pesca optar por ela.

Utiliza-se uma linha mais fina, esse tipo de linha fica mais discreta dentro da água, portanto, aumentam as chances de fisgadas.

Pode-se utilizar o sistema de mini cevadeira para realizar a pesca de arremesso. Então use um pequeno chicote de monofilamento de cerca de um metro, a linha deve ser de 0.30 mm e uma mini anteninha.

Se as tilápias forem muito ariscas, melhor utilizar a isca de ração flutuante e anzóis tamanhos 4 ou 5 do modelo tinu.

Agora que você já sabe como pescar tilápia é só marcar um dia, juntar as tralhas e partiu pescar tilápias!

Enfim, gostou das dicas de como pescar Tilápia? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós.

Veja também Carteira de Pesca: Saiba como tirar sua licença de pesca, acesse!

Posts Relacionados

4 comentários

Amadorismo na Pesca 26 de novembro de 2020 at 8:28

Bom dia! Estou iniciando na pescaria e não entendo nada. Tenho visto uns vídeos e acompanhado uns grupos de Whatsapp.
À princípio vou pescar em pesqueiro e gostaria de pescar peixes leves a médios, iniciando com tilápias.
Você acha que a vara Solara Bluestick de 2,10m 12-25lb de molinete seria boa pra iniciar? Penso em utilizar linha de 12lb nela para as tilápias.
Você recomenda algo?

Resposta
Otávio Vieira 26 de novembro de 2020 at 10:54

Bom dia amigo. Sim os equipamentos da Marine Sport são excelente custo benefício, construídos com materiais de ótima qualidade. Quanto a escolha da vara vai te atender até para pescaria de peixes maiores. Forte abraço!

Resposta
Rafael 20 de janeiro de 2021 at 22:19

Dá uma força por favor.
Eu comprei um kit vara e molinete ultralight da maruri.
Fui para o pesqueiro pela primeira vez e usando só massa vendida pronta, consegui pegar 3 piau.
Voltei nesse mesmo pesqueiro mais umas 5 vezes e não consegui tirar peixe algum. Usei massa pronta, salsicha, beijinho comprado pronto, minhoca, cevadeira com ração e sei lá mais o que.
Onde estou errando, pois tem gente que vai lá e eu vejo pegar pacu de uns 15 kilos.
Tô ficando frustrado a ponto de desistir.
Já assisti inúmeros vídeos no YouTube e nenhum me ajudou.

Resposta
RODRIGO EZEQUIEL ALVES 28 de janeiro de 2021 at 14:35

Boa tarde.
Me coloquem em grupos de pesca por favor
31 97567-1637
Sou de BH.

Resposta

Deixe um Comentário