Início Dicas e Equipamentos Conheça as melhores iscas, técnicas e horário para pescar Tambaqui

Conheça as melhores iscas, técnicas e horário para pescar Tambaqui

por Otávio Vieira

Sempre quando for pescar uma nova espécie é bom conhecer mais sobre a mesma, afinal, saber como pescar tambaqui, envolve várias técnicas, especificas da pesca esportiva.

O tambaqui ou pacu vermelho é um peixe de água doce, bastante encontrado na bacia Amazônica. Seu tamanho pode chegar até 110 cm e já foram encontrados exemplares de até 45 quilos!

Sua reprodução acontece durante as migrações, na desova eles procuram locais de águas barrentas e durante esse período não se alimentam, usam a gordura acumulada nessa fase. Seu tipo de alimentação é considerado onívora, já que seus alimentos têm origem vegetal e animal.

Ele prefere águas quentes de rios e matas inundadas, e podem ser encontrados com mais facilidade nos estados de Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo. Lembrando que no período da reprodução também conhecido como piracema, a pesca do tambaqui é proibida.

O tambaqui é um tipo de peixe muito procurado em pesqueiros esportivos. É um dos favoritos entre os pescadores devido ao seu grande tamanho, força e a diversão que proporciona na pesca.

Se na sua região essa espécie de peixe não é comum na natureza, fica tranquilo, ele é facilmente encontrado em pesqueiros, confira algumas opções de pesqueiros em São Paulo aqui. Agora que você conhece mais um pouco, vamos às dicas de como pescar tambaqui.

pescador segurando um tambaqui gigante

O peixe tambaqui

A pesca do tambaqui começa em outubro e vai até o final de abril ou início de maio, dependendo das condições climáticas, pois este peixe prefere água quente. Durante essa temporada, o tambaqui é a espécie principal nos pesqueiros esportivos.

É um peixe forte e agressivo. Além disso, seus dentes são grandes e robustos, semelhantes aos de um cavalo. Durante a mesma temporada, também é comum encontrar tambacus, que são o resultado do cruzamento entre o tambaqui e o pacu. Esses híbridos podem crescer bastante, atingindo mais de 40 kg.

Dicas de pesca para tambaqui

Um peixe que briga bastante no momento da pesca, o que torna a pescaria esportiva do tambaqui muito mais bruta e emocionante. Mas para que essa emoção não se torne em frustação, é preciso aprender várias dicas de pesca para tambaqui e a primeira dica é sobre acessórios e equipamentos de pesca.

Ao ser fisgado, o tambaqui é um peixe muito explosivo e pode romper um equipamento composto por uma vara de carbono pequena. Portanto, recomenda-se utilizar carretilhas com freio de 6 kg ou mais e molinetes de 3.000 ou mais.

Como escolher a melhor vara para pescar tambaqui

Você deve optar por varas que tenham o comprimento entre 2,13 metros até 3 metros. Escolha varas mais fortes, que tenham reforços para garantir maior segurança no momento da ferrada.

Outro ponto a ser verificado na vara é a resistência, ela precisa suportar entre 40 e 50 libras, que é em média de 18 a 22 quilos.

Precisa ter um pouco de habilidade no momento da fisgada para saber trabalhar o tambaqui, caso você não tenha paciência a vara pode quebrar mesmo assim.

Qual é a linha mais resistente?

Para conseguir tirar o tambaqui da água a linha precisa seguir o padrão da vara, sendo mais resistente e grossa, ela ter no mínimo 35 libras.

As mais indicadas são as de 40 libras, no modelo de multifilamento e na espessura de 0,33 mm até 0,40 mm. Opte por usar multifilamento quando for pescar em locais naturais, fora dos tradicionais pesqueiros.

Outra dica preciosa para pesqueiros é usar linhas que sejam da categoria soft, em torno de 0,37 mm isso porque para pescar o tambaqui é necessário que você arremesse bem. Esse tipo de linha te ajuda no momento do arremesso.

O melhor modelo de molinete

pessoa pescando com vara e molinete

Seguindo o mesmo padrão, o molinete precisa ter espaço para no mínimo 100 metros de linha nas espessuras de 0,33 mm até 0,40 mm.

Esse tipo de molinete vai te ajudar a dar mais mobilidade para o peixe e consequentemente aumenta o seu desempenho.

Escolha o anzol ideal

Cada pescador costuma ter um tipo ideal de anzol, mas para quem deseja ter maiores chances na pesca do tambaqui, é importante escolher os anzóis certos. A recomendação é escolher o octopus ou o maruseigo, além disso, sempre use anzóis sem farpas para não machucar os peixes.

Além disso, os anzóis mais comuns são Chinu, Pacu, Gama Catsu e Marcego, e Wide Gap é uma boa opção para pesca com antenas e de fundo. Em lagos com peixes maiores e mais “idosos”, é necessário utilizar anzóis menores, mas quando os peixes são menores de 15 kg, qualquer tamanho de anzol é suficiente, inclusive o anzol circular, usado na pesca da pirarara.

Qual é a melhor isca para tambaqui?

Sabemos que o tambaqui é um peixe que tem uma alimentação bastante variada, mas ele pode ser um peixe seletivo, preferindo iscas de alta qualidade. A isca para tambaqui ainda pode variar de acordo com o ambiente, ou pesqueiro em que o peixe está inserido.

Isca para tambaqui na natureza

Na pesca de tambaqui na natureza, é interessante usar como isca para tambaqui, frutas locais que tenham ao redor do rio. Por exemplo: sementes de castanha e palmeira, peixes menores, caramujos, minhocuçu e pão de queijo.

Isca tambaqui de pesqueiro

pescador segurando um grande peixe

Já para a pesca esportiva de tambaqui no pesqueiro, as iscas tambaqui devem ser as tradicionais massas, ração com pinga, ração labina, ração acquamil, ração P40 e as famosas anteninhas.

Outras opções de iscas são a pão de sal, pão de queijo, doce beijinho, geleia de mocoto, salsicha, fígado de frango e o minhocuçu. Uma dica de massa é usar farinha de trigo, pó para suco e água do local da pesca. Misture os ingredientes e adicione água até dar ponto de enrolar.

Outras iscas para pescar o peixe tambaqui

O tambaqui é um peixe onívoro e pode comer praticamente qualquer coisa. No entanto, as iscas mais populares entre os pescadores são: ração saborizada, bacon, massa carnívora, massa doce, beijinho, salsicha, fígado, pele de frango, tripa de frango, minhocuçu, lesma, frutas (como acerola, manga, jaca, etc.), mafish, “chicletão” feito com essências e outras.

Pescadores relatam que grandes exemplares de tambaqui foram capturados com cabeça de tilápia, guelra, tripa e pele de frango, minhocuçu, boia pão e geleia de mocotó. Se o objetivo é capturar uma grande quantidade de peixes, as melhores opções são ração furada e mafish.

Técnicas de como pescar tambaqui no fundo

As técnicas para pescar o tambaqui no fundo, deve se utilizar sempre de boia e chumbo. Pode ser que em alguns locais haja outras técnicas melhores, por isso, um bate-papo com um pescado local pode ser interessante.

As melhores iscas para pescar tambaqui no fundo, são a lesma, o beijinho, o fígado, o minhocuçu, a goiaba e a tilápia.

Caso a pesca estiver difícil, use o sistema boinha-boião. Para montar esse sistema, pegue uma boia de isopor e coloque a cerca de um palmo de distância do anzol. Isso facilita a fisga no momento em que o peixe está subindo para pegar a ração da boia.

Dicas de como pescar tambaqui em lagoa

Se na lagoa que você for pescar, os tambaquis ficarem mais na superfície da água, opte por boia cevadeira ou torpedo. Já as iscas, nesse caso, são indicadas as iscas naturais, entre elas o pão de queijo, pão de sal, geleia de mocotó e salsinha.

Os anzóis mais indicados são o maruseigo ou chinu, as fisgas dependem muito do gosto, mas as melhores são a manhosinha e anteninha.

Caso o tambaqui se encontre em meia água, a melhor técnica para a pesca é o diretinho. Coloque um anzol a cerca de 1 metro ou 40 centímetros do local da cevadeira, coloque no anzol a ceva favorita do peixe.

Quando a sua isca cair na água ela causará uma movimentação e isso atraíra o peixe, facilitando a fisgada.

Em relação às iscas nessas condições o mais correto é fazer testes, já que eles podem ter uma favorita. Entre elas, tente a tilápia, gueira, fígado, lesma, beijinho, minhocuçu, massas ou rações furadas.

Outras dicas e sacadas para como pescar tambaqui

Dica 1

O tambaqui é um peixe versátil e pode ser pescado em toda altura de água, seja na superfície, no meio ou no fundo. Para os iniciantes, é importante dimensionar a altura em que está sendo feito o arremesso das iscas e ir tentando de acordo com a profundidade do lago.

Dica 2

Conhecer a estrutura do lago é fundamental. O meio do tanque é o lugar mais propício para encontrar o peixe. Use cevadeira com ceva para atrair a atenção do tambaqui, além de iscas adequadas para o tamanho do peixe e brinque bastante, pois é uma espécie esportiva.

Dica 3

O tambaqui é um peixe de origem amazônica e só come na temporada, quando a água está entre 22°C e 26°C. Quando a água começa a perder temperatura, o peixe tende a hibernar. Abaixo dessa faixa de temperatura, o metabolismo do peixe desacelera e ele não come. É preciso esperar a água esquentar novamente para voltar a pescá-lo.

Quando for pescar uma espécie é bom conhecer mais sobre ela, afinal, saber como pescar tambaqui, envolve várias técnicas para o sucesso da pescaria

Horários mais propícios para a pesca do peixe tambaqui

Os melhores horários para a pesca do tambaqui são das 7h às 10h e das 15h às 18h, mas também é possível pescá-los no meio do dia, embora com menos frequência.

O tambaqui é uma espécie muito popular nos pesqueiros devido ao seu tamanho e força, além de ser muito divertido pescá-lo.

Pesca esportiva é para ser aproveitada

Quando for realizar a pesca esportiva lembre-se esse é um momento para curtir, então nada de pressa! Pelo contrário a paciência é sua amiga! Ainda mais quando falamos da pesca do tambaqui.

A pesca do tambaqui é bastante emocionante. Durante a pesca e principalmente a soltura, tome os devidos cuidados. O tambaqui é de fato um peixe bruto. Isso evita principalmente que você e o peixe se machuquem, tire as fotos rapidamente e logo devolva o peixe para água.

Com essas dicas de como pescar tambaqui, tenho certeza que você terá muito sucesso na sua próxima pescaria.

Enfim, gostou das dicas? Então deixe seu comentário, ele é importante para nós.

Informações sobre Tambaqui no Wikipédia

Agradecimento especial ao Luis Henrique (É o Luis que ta falando) que cedeu as fotos para o post.

Veja também: O que levar para o pesqueiro na pesca de barranco com isca

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Youtube Video

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário

6 comentários

lucas 17 de outubro de 2020 - 16:31

excente, parabéns! continue firme com o trabalho

Responder
Otávio Vieira 17 de outubro de 2020 - 17:00

Obrigado pelo incentivo Lucas. Estamos publicando conteúdo diariamente. Continue ligado!

Responder
ALAN SERVIO ARAUJO 26 de dezembro de 2020 - 0:51

Obrigado pelas dicas.

Responder
Otávio Vieira 2 de janeiro de 2021 - 18:56

Eu que agradeço a visita em nosso Blog Alan, forte abraço!

Responder
Guilherme santos 28 de janeiro de 2021 - 12:44

Eu estivesse na Lagoa dos Tambaquis um lugar maravilhoso. Recomendo a Todos!

Responder
Hugo Hélvio 11 de janeiro de 2022 - 2:30

Onde é?

Responder