Início Animais Conheça tudo sobre as classificações dos animais suas definições

Conheça tudo sobre as classificações dos animais suas definições

por Otávio Vieira

Classificação dos animais – O reino animal é um dos maiores grupos que faz parte do mundo vivo, já que o número de espécies conhecidas ultrapassa um milhão e cada vez mais novas espécies são descobertas e divulgadas.

Da mesma forma, o mundo animal apresenta várias formas e características, mas todas essas espécies costumam responder a um esquema muito básico e dependente do tipo de organização em que se encontram.

Além disso, como existem tantas espécies diferentes de animais, obrigaram-nos a classificá-los de várias maneiras, muitas delas muito complexas e outras que requerem conhecimentos especializados. O termo animal é difícil de entender porque sua definição científica está longe do que aprendemos na vida cotidiana. Aprendeu-se que os animais devem se mover, reagir e ter uma estrutura com tronco e pernas, mas existem animais que não atendem a essas características.

Então, qual é a definição científica de um animal? No seguinte artigo do Blog Pesca Gerais explicaremos em detalhes o que são os animais, além de especificar suas características e classificações de acordo com sua reprodução, habitat ou dieta, por exemplo.

Definição de animais e reino animal

O que é um animal? Para que um organismo seja cientificamente classificado como animal, devem ser levadas em consideração características a nível celular, morfológico e fisiológico. Não existe uma definição curta para animais, então vamos direto ao ponto.

Os animais são organismos multicelulares, heterotróficos, com células sem parede celular, com sistema nervoso capaz de responder a estímulos externos, com células organizadas em tecidos e com a presença de uma blástula durante o desenvolvimento embrionário.

Sob esta definição, os organismos que atendem à descrição acima são classificados no Reino Animal. A evolução é construída a partir do que já existe e é assim que o Reino Animal é o mais novo grupo em termos de evolução. Este é o reino no final da história evolutiva.

O humano é então um animal totalmente dependente dos reinos que o precedem. Dependemos de plantas, fungos, algas e bactérias. Os primeiros animais evoluíram no mar durante o período Cambriano, há aproximadamente 542 milhões de anos. O grupo de animais é o maior reino de todos os seres vivos. A maioria são animais invertebrados e os mais fortes são cordados.

Classificação dos Animais

Classificação dos Animais

De que maneiras os animais são classificados?

Os animais podem ser classificados de diferentes maneiras.

  • Estrutura interna: Existem animais vertebrados e invertebrados.
  • Forma de reprodução: podem ser ovíparos, vivíparos e ovovivíparos.
  • Tipos de alimentação: Entre eles temos herbívoros, carnívoros e onívoros.
  • De acordo com seu habitat: Ou também modo de deslocamento, temos terrestre ou aquático.

Classificação dos animais de acordo com sua estrutura vertebral

Os animais podem ou não ter uma estrutura de suporte. Esta é a primeira categoria que separa os animais em dois. A seguir, veremos com mais detalhes a classificação dos animais conforme sua estrutura vertebral, ou não.

Vertebrados

Esta classificação inclui todos os animais que possuem coluna vertebral e ossos. Os vertebrados incluem mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis.

Os animais vertebrados apresentam no seu desenvolvimento embrionário a presença de um notocorda, um tipo de cordão neural e são classificados dentro do filo Chordata. Dentro da classificação dos animais vertebrados, esta notocorda pode:

  • Crescer como espinha dorsal: é o caso dos animais vertebrados que conhecemos.
  • Desaparecem após a fase embrionária: é o caso dos tunicados.
  • Permanecer ao longo da vida: como nos cefalocordados.

Invertebrados

Invertebrados são aqueles que são conhecidos como animais que não possuem coluna vertebral. Entre eles estão espécies de esponjas, artrópodes, equinodermos, anelídeos e cnidários.

Por outro lado, existem invertebrados. Este não é um único filo, mas é composto de vários filos:

  • Poríferas ou esponjas do mar: esponja do mar.
  • Cnidaria ou água-viva e similares.
  • Echinodermata: como estrela do mar e afins.
  • Nematoda ou vermes redondos.
  • Anelida: vermes segmentados.
  • Mollusca: como caracóis e semelhantes.
  • Platyhelminthes: vermes planos.
  • Arthropoda: como crustáceos, insetos, aracnídeos, onicoforos e picnogonídeos.

Esta classificação de animais é caracterizada por não apresentar cordão dorsal em nenhum estágio de desenvolvimento. Pelo contrário, os invertebrados usam estruturas corporais para se sustentar, o que é conhecido como exoesqueleto.

Este exoesqueleto é muito interessante em organismos como os artrópodes. Quando precisam aumentar de tamanho para fazer a transição para o próximo estágio de seu desenvolvimento, eles trocam seu exoesqueleto por meio do processo de ecdise.

Por exemplo, ninfas tornam-se adultas pela muda de sua exúvia, da qual emergem com asas grandes e vistosas. Embora não tenha esqueleto interno, conseguiu desenvolver estratégias para continuar crescendo e se proteger no meio ambiente.

Classificação dos animais de acordo com sua alimentação

Existem três tipos de alimentação entre as espécies animais: herbívora, carnívora e onívora. Depende da alimentação que cada animal consome para conhecer um pouco do seu estilo de vida e da forma como a sua vida se desenvolve.

A seguinte classificação de animais depende dos alimentos que eles incluem em sua dieta. A alimentação dos animais é muito variada dependendo da espécie, podendo ser carnívoros, herbívoros e onívoros. A alimentação não vem de uma relação filogenética.

Por exemplo, girafas e elefantes são herbívoros, mas isso não significa que sejam parentes próximos. Apesar disso, é importante classificar os animais de acordo com sua dieta para entender seu papel na cadeia trófica e o impacto que causam nos ecossistemas e na dinâmica populacional.

Herbívoros

Estes são os animais que se alimentam especificamente de plantas. Muitos deles integram em sua dieta diária: plantas, frutas, grãos, pólen e alguns, como o coala, podem comer bambu.

Os herbívoros se alimentam de plantas, o que abrange uma ampla gama de possibilidades. Podem ser frugívoros, polinívoros, xilófagos, granívoros ou folívoros. Os que se alimentam diretamente de folhas ou caules têm a capacidade de degradar a celulose, componente que costuma ser muito duro.

Alguns exemplos de grupos de herbívoros são:

  • A subordem Ruminantia ou Ruminantes.
  • A subordem Folivora ou preguiças.
  • Subordem Anthophila ou abelhas.
  • A ordem Apodiformes ou beija-flores e similares.
  • Ordem Proboscidea ou elefantes.

A morfologia e fisiologia dos herbívoros é adaptada ao consumo de plantas. Por exemplo, os ruminantes têm muitos estômagos para aproveitar ao máximo as plantas que comem e também regurgitam sua comida para processá-la duplamente.

Nas aves, é muito visível o tipo de alimentação que se pode inferir do bico, pois é altamente adaptado para poder ingerir alimentos. Por exemplo, os beija-flores têm bicos muito afiados e longos para poder introduzi-lo e sugar o néctar das flores em forma de xícara ou sino, ou granívoros que têm bico curto para quebrar os grãos.

Carnívoros

São aquelas espécies que se alimentam exclusivamente da carne de outros animais. Entre os animais carnívoros encontramos:

  • Carnívoros estritos.
  • Hipocarnívoros.
  • Predadores.
  • Catadores.

Eles podem ser predadores ativos ou necrófagos. Como antagonistas dos herbívoros, este grupo também não tem origem filogenética.

A ordem Carnivora existe sob a classe Mammalia ou mamíferos, mas não inclui todos os carnívoros no sentido amplo em que o termo é geralmente usado. Isso é fácil de entender se considerarmos que existem, por exemplo, aves predadoras como a águia. São carnívoros devido ao seu tipo de alimentação, mas não pertencem à ordem dos carnívoros.

Voltando ao sentido dos carnívoros como antagonismo à herbivoria, temos ordens e subordens como:

  • A ordem Falconiformes ou aves de rapina.
  • Ordem Crocodilia ou crocodilos e aliados.
  • A subordem Caniformia ou canídeos.
  • Subordem Feliformia ou felinos.

Esses animais têm a vantagem de que a carne leva vários dias para ser digerida, reduzindo assim a necessidade de sair constantemente para comer. Eles são adaptados com modificações como dentes pontiagudos, garras, velocidade ou capacidade estratégica, tudo para caçar suas presas.

Onívoros

A dieta dos onívoros varia mais, pois são eles que devem e podem comer tanto vegetais de todos os tipos quanto carnes. Eles têm uma dieta menos limitada.

Onívoros é classificação dos animais de acordo com sua dieta é baseada em todos aqueles que comem outros animais e plantas. Isso os ajuda a serem mais flexíveis, uma característica muito útil, por exemplo, em animais que são principalmente carnívoros, mas que não têm opções no momento.

Alguns grupos de onívoros são:

  • A ordem dos roedores.
  • Subespécie de porcos.
  • A espécie de chimpanzé.
  • Espécies de bonobos.

Classificação dos animais de acordo com sua reprodução

A terceira classificação é de acordo com sua forma de reprodução. A reprodução classifica como e onde ocorre o desenvolvimento embrionário, e existem três tipos.

Vivípara

São animais que se desenvolvem especificamente dentro do ventre ou útero de um animal fêmea. Os vivíparos têm fecundação interna, são animais quadrúpedes e se reproduzem sexuadamente.

Portanto é classificação dos animais que é baseada em todos aqueles que se desenvolvem dentro da mãe e precedidos de fecundação interna. No ventre materno são fornecidos o alimento, o espaço e o tempo necessários para que o filhote nasça.

Os marsupiais são um caso excepcional, pois os fetos são expelidos mesmo sem estarem desenvolvidos, e culminam dentro da bolsa marsupial. É o caso dos cangurus.

Ovíparo

Os ovíparos são animais que se formam e se desenvolvem dentro de um ovo que foi fertilizado por um animal macho e deixado na fêmea para colocá-lo e, assim, aguardar o nascimento dos filhotes.

Esses animais vêm de um ovo que fornece os nutrientes necessários. Sua fecundação pode ser interna ou externa. Alguns táxons que põem ovos são peixes, répteis, anfíbios, insetos, aves e até mamíferos da classe Monotremata, que inclui equidnas e ornitorrincos.

Ovovivíparos

São os animais que se formam dentro de um ovo que está dentro do útero ou ventre de uma fêmea. Quando o ovovivíparo passa pelo trato uterino, a casca começa a se romper e nasce direto da mãe.

Este tipo de reprodução é uma mistura dos anteriores. Aqui os animais põem ovos, mas eles ficam retidos dentro da fêmea até que estejam prontos. Eles são apenas retidos, mas não alimentados como uma verdadeira viviparidade.

Não ocorre em todos os grupos, mas ocorre em espécies de tubarões e répteis, principalmente cobras, e alguns invertebrados.

Classificação dos animais de acordo com seu habitat

Além disso, para conhecer os outros tipos de animais existentes, é preciso pesquisá-los de acordo com o ambiente que habitam, que pode ser terrestre ou aquático.

A seguinte classificação de animais é de acordo com seu habitat. Nesta vertente, podemos encontrar animais terrestres, animais aquáticos e animais aéreos. Vamos vê-los com mais detalhes.

Terrestres

São aqueles que habitam a terra e por sua vez se movem por ela. Além disso, esses animais para respirar retiram do ar o oxigênio de que precisam. O habitat em que podemos encontrar esses animais é: desertos, florestas, fazendas e selvas.

Além disso, os animais que se encontram no solo ou em estruturas a ele associadas, como árvores, são classificados como animais terrestres. Alguns grupos de animais terrestres são:

  • A família Equidae como as zebras, cavalos e outros.
  • Família Cervidae como os cervos.
  • Classe Arachnida ou aranhas.

Aquático

Como o próprio nome indica, são aquelas espécies que vivem na água durante toda ou parte de suas vidas. Além disso, esses animais também podem habitar locais próximos à superfície ou podem habitar o fundo dos mares, rios ou oceanos.

Esses animais dependem da água, principalmente para sua respiração branquial ou para serem filtradores. Exemplos destes últimos são as esponjas marinhas. Elas usam um sistema para circular a água dentro e fora deles com células chamadas coanócitos. Com isso atraem para si partículas de plâncton, com microrganismos e algas.

Terrestres aéreos

Esses animais têm a capacidade de voar, mas apenas momentaneamente porque envolve muito gasto de energia. É por isso que eles dependem do habitat terrestre. Exemplos disso são pássaros e insetos.

Alguns mamíferos podem planar, como o petauro-do-açúcar Petaurus breviceps, um pequeno mamífero parecido com um esquilo com uma teia que se estende das mãos aos pés. Ele pula de uma árvore para outra enquanto plana para se transportar.

Tipos de animais que existem

Atualmente existem milhões de tipos de animais e que podem ser encontrados, porém, os tipos de animais são classificados de diversas formas para que possam ser conhecidos.

Classificação dos Animais

Classificação dos Animais

Classificação de acordo com sua forma de movimento: bípedes e quadrúpedes

Para saber que tipos de animais existem, devemos começar mencionando os animais que são identificados de acordo com sua capacidade de movimento, que são bípedes ou quadrúpedes.

Bípedes são todos aqueles animais que se movem usando apenas dois membros, que são os encontrados na parte inferior do corpo. Entre esses animais estão alguns insetos e pássaros.

Enquanto os quadrúpedes são animais que se movem usando seus quatro membros ou pernas. Entre eles estão cachorros, tartarugas, leões, onças, raposas, lobos e outras espécies.

Classificação de acordo com sua liberdade: selvagem e doméstico

Por outro lado, para diferenciar cada um dos grupos e diferentes espécies de animais existentes, também podem ser encontrados animais selvagens e domésticos.

Em primeiro lugar, animais silvestres são aqueles que são livres para seguir seus costumes e hábitos.

Os animais de estimação são aqueles que costumam manter uma relação afetiva com os humanos e, por sua vez, oferecem sua companhia. Animais de fazenda são aqueles que o ser humano utiliza com a finalidade de consumir e aproveitar o que produz.

Características dos animais

Geralmente, todas as espécies do reino animal possuem características muito semelhantes ou idênticas em cada uma delas. No entanto, entre as características que mais se destacam entre os animais está o fato de todos cumprirem as funções vitais de que os seres vivos necessitam.

Da mesma forma, os animais são multicelulares, ou seja, são todos constituídos por mais de uma célula. Além disso, essas células estão agrupadas nos órgãos e tecidos de cada um dos animais.

Por outro lado, as células que os animais possuem são conhecidas como células eucarióticas que são de um núcleo definido e por sua vez são do tipo animal. Além disso, os animais são heterotróficos, o que significa que se alimentam de outros seres vivos.

Também os animais são capazes de se reproduzir sexualmente para formar novos animais de sua própria espécie. Embora também existam vários animais que não precisam combinar o material genético de ambos os sexos, pois podem se reproduzir por meio da reprodução assexuada, ou seja, a mãe produz tanto os óvulos quanto os espermatozoides para ter um filhote.

Entenda mais sobre as características dos animais

Como vimos na definição do termo animal, estes possuem características complexas e particulares. Abaixo explicamos as características que permitem que as funções vitais dos animais ocorram.

  • Os animais são eucariontes: eles têm um núcleo verdadeiro, onde a informação genética codificada na forma de DNA é empacotada.
  • Eles são multicelulares: com múltiplas células que se organizam para construir tecidos especializados para realizar as diferentes funções dos organismos. Da mesma forma, essas células se especializam. Por exemplo, os neurônios são células isoladas para poder receber estímulos elétricos sem risco.
  • São heterótrofos: os animais não conseguem sintetizar sua própria energia e, portanto, precisam receber fontes externas na forma de alimentos. Isso é conhecido como heterotrofia e é concluído durante os processos de nutrição. Existem vários tipos de alimentos, que detalharemos mais adiante.
  • Possuem respiração aeróbica: ou seja, necessitam de oxigênio para o processo de oxidação de algum substrato e a partir dele produzem energia.
  • Têm particularidades morfológicas e até fisiológicas: existem animais em todos os ambientes, aquáticos, aéreos ou terrestres, e em todos os tipos de climas e ecossistemas. Para isso se especializam em características morfológicas e até fisiológicas, a fim de obter todos os componentes do meio em que vivem.
  • Eles têm um impulso ativo: os animais têm um impulso ativo em relação ao seu ambiente, que geralmente ocorre como um mecanismo instintivo para se alimentar ou evitar ser comido, ou seja, para agir como predador ou presa. Essas características dos animais, ou impulsos, são recebidas por seu organismo através dos órgãos dos sentidos, como audição, visão, paladar ou tato, e dependem em grande parte dos tipos de hábitos do animal.

Classificação mais específica dos animais

O fato de haver uma grande variedade deles permite que uma classificação mais específica dos animais possa ser feita. A classificação científica responde à filogenia, que ordena as espécies por proximidade genética em categorias mais específicas que são:

  • Filo
  • Família
  • Género
  • Espécies

No entanto, podem existir classificações criadas pelo ser humano, por exemplo, de acordo com sua alimentação ou seus hábitos. Esses tipos de classificações são úteis para aprender mais sobre as diferentes formas que os animais podem ter.

Portanto, agora que vimos quais são as características dos animais, veremos agora quais são as classificações dos animais para que você possa conhecê-los melhor.

Classificação dos animais de acordo com seus hábitos

Os hábitos de comportamento animal são regidos pela luz solar. Sob esse conceito, eles podem ser divididos em dois: de acordo com seus hábitos diurnos ou de acordo com seus hábitos noturnos.

Hábitos diurnos

Os animais diurnos são ativos junto com a luz do sol, então o pôr do sol marca a hora de iniciar seu ciclo de sono. Eles dependem principalmente da visão para completar suas atividades diárias. Os grupos que pertencem a esses hábitos são hominídeos como nós, humanos, pássaros, bovídeos, canídeos, borboletas e abelhas, entre outros.

Hábitos noturnos

A última classificação dos animais segundo seus hábitos refere-se a todos aqueles que costumam sair à noite e dormir durante o dia. As razões podem ser várias. Por exemplo, os animais do deserto costumam ser noturnos porque a temperatura cai muito e a umidade aumenta, facilitando sua atividade. Eles também podem ser noturnos para fugir de seus predadores, como é o caso da maioria dos roedores. Eles usam a audição ou o olfato para se mover.

Os grupos com animais noturnos são as corujas, a família Strigidae ou mochos e mochos, raposas, mariposas noturnas e a família Lampyridae com vaga-lumes, entre outros.

Grupos de animais e sua classificação

Os animais são classificados em diferentes grupos que são importantes para dividir grande parte das espécies existentes ao redor do mundo, algumas das quais são conhecidas por serem animais vertebrados que possuem esqueleto interno articulado. Neste grupo encontram-se os répteis que se dividem em cobras, quelônios, crocodilianos e sáurios.

Os anfíbios são divididos em anuros e urodelos, os mamíferos são divididos em marsupiais, placentários e monotremados. Também dentro dos animais vertebrados estão as aves, os peixes, as lampreias e os peixes cartilaginosos.

Da mesma forma, também são encontrados animais invertebrados, são aqueles animais que não possuem esqueleto interno articulado e dos quais podem ser conhecidos animais artrópodes, que são aracnídeos, crustáceos, miriápodes e insetos, poríferos ou principalmente conhecidos também como esponjas, moluscos, anelídeos, cnidários, equinodermos, vermes, platelmintos e nematóides.

Além disso, outro grupo que complementa a divisão e classificação dos animais, é de acordo com o tipo de alimentação que cada um utiliza, que podem ser onívoros que comem plantas e carne, carnívoros só comem carne de outros animais e herbívoros só consomem plantas e seus derivados.

Além de todas as informações sobre a classificação dos animais, talvez de interesse:

Animais de acordo com sua estrutura

As espécies nascem com uma estrutura orgânica que as ajuda a funcionar na área em que vivem. Para termos uma classificação mais ampla dos animais, podemos separá-los pelo tipo de sistema interno que os mobiliza. A partir dos animais vertebrados e sua classificação, podemos ver que eles têm um crânio e uma coluna vertebral. São mais de 85 mil espécies que fazem parte desse grupo, entre as quais encontramos répteis, peixes, aves e também mamíferos.

Conheça os animais invertebrados, pois estes também entram na classificação da estrutura. Neste caso, e em comparação com os vertebrados, são as espécies que carecem de ossos e medula espinhal. Entre estes podemos encontrar moluscos, vermes, celenterados e artrópodes.

Convivência com o homem

São muitos os animais que se classificam pela convivência e proximidade que têm com o homem, sem colocar em risco nenhuma das partes. Entre estes podemos encontrar muitos aéreos, aqueles que podem voar. Em teoria, a maioria das aves pode coexistir com os humanos, mas existem algumas que são perigosas, por isso devemos ter cuidado com algumas deste grupo.

Para termos uma classificação clara dos animais domésticos, podemos dizer que são aqueles que passaram de selvagens, a viver em total harmonia com os seres humanos. Muitos deles são classificados como herbívoros, onívoros, mamíferos, vivíparos e ovíparos.

Todos os animais que vivem em fazendas podem conviver com humanos sem nenhum problema. Além disso, fornecem alimentos já que daqui podemos obter a grande maioria dos alimentos de origem animal que consumimos.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre Classificação dos Animais no Wikipédia

Veja também: Animais aquáticos: características, reprodução, espécies, curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário