Início Dicas e Equipamentos Chumbada para pesca de praia, dicas das melhores para sua pescaria

Chumbada para pesca de praia, dicas das melhores para sua pescaria

por Otávio Vieira

Chumbada para pesca de praia – Como todos sabem, a pesca é um esporte extremamente popular, e existem muitas maneiras diferentes de se praticá-la. A pesca de praia é uma das maneiras mais populares de se pescar, e é uma ótima maneira de passar um dia na praia. No entanto, é importante ter em mente algumas dicas para fazer a pesca de praia o mais eficiente possível.

Primeiramente, é importante escolher o local certo para pescar. Se você estiver pescando em uma praia local, é importante perguntar aos moradores locais qual é a melhor área para pescar. Eles provavelmente serão capazes de dar-lhe dicas sobre os melhores lugares para pescar, bem como sobre as melhores iscas e equipamentos para usar. Se você estiver viajando para uma praia, você pode querer pesquisar online para encontrar as melhores áreas de pesca.

É importante ter o equipamento certo para a pesca de praia. Você vai precisar de uma boa cana de pesca, linha, anzol e um bom balde para colocar o peixe que você pescar. Além disso, você vai precisar de um lugar para sentar-se, para que você possa ficar fora do sol. Se você estiver viajando para uma praia, você pode querer alugar um equipamento de pesca, em vez de comprá-lo. Isto irá ajudá-lo a economizar dinheiro.

Uma vez que você tem o equipamento certo, é hora de escolher as melhores iscas para a pesca de praia. As iscas naturais são sempre uma ótima escolha, pois são menos propensas a machucar o peixe. No entanto, se você não tiver iscas naturais disponíveis, você pode usar minhocas ou pedaços de frutas e vegetais.

Chumbadas para pesca de praia

Pescaria de praia é uma atividade muito popular no Brasil e no mundo. Muitos pescadores profissionais começaram assim, na areia da praia, com seus equipamentos caseiros. A pesca de praia pode ser muito gratificante, mas também pode ser muito difícil. Isso acontece porque as praias são grandes áreas de areia e água, e as espécies de peixes que pescamos podem ser difíceis de encontrar.

Existem muitos tipos diferentes de chumbadas para pesca de praia, e cada pescador tem suas próprias preferências. Algumas das chumbadas mais populares para pesca de praia são as chumbadas pirâmide, chumbadas oliva e chumbadas aranha, etc. As chumbadas de pirâmide são as mais utilizadas pelos pescadores de praia do Brasil, pois elas permitem que você faça longas lançadas e ainda assim mantenha o seu anzol bem preso na areia.

As chumbadas de praia mais importantes para você usar são aquelas que se adaptam às condições que você está enfrentando. Se você estiver pescando em uma praia com ondas fortes, você precisará usar uma chumbada que possa suportar essas condições. Se a areia estiver muito fofa, você precisará usar uma chumbada mais pesada para evitar que seu anzol seja arrastado pela areia. Independentemente das condições da praia, você deve sempre usar o tipo certo de chumbada para a pesca de praia.

Chumbo e chumbada para pesca de praia, nomes que geralmente se dá ao “peso” que colocamos na ponta do chicote para arremessos. Isso quando falamos de qualquer tipo de pesca.

Na pesca de praia não é diferente, pois sem esse não conseguimos fazer nossos arremessos. Muito se fala desse artefato, mas ainda existem muitos detalhes que devem ser observados com relação a ele.

Na pesca de praia encontramos inúmeros tipos de chumbada, por exemplo:

  • Pirâmide
  • Oliva
  • Aranha
  • Carambola
  • Gogumelo
  • Beach Bomber
  • Bola
  • Bomba com aste
  • Balão
  • Balão murcho
  • Capelinha
  • Charuto
  • Foguetinho
  • Gota
  • Garrafinha
  • Esférico
  • Pirâmide de duas pontas

Esses modelos de chumbadas são considerados por alguns pescadores, meras preferências pessoais e invenções.

modelos e tipos de chumbadas para pesca de praia

Tipos de chumbada para pesca de praia

Os modelos de chumbadas mais usados pelos pescadores são:

Pirâmide

Usada em quase todos os tipos de pesca de praia. Fixa-se bem e, com o peso certo, facilita a fisgada do peixe e ajuda manter a isca no local desejado.

Carambola

Um excelente chumbo, pois, possibilita arremessos a longas distâncias. Contudo, se o mar estiver agitado, ela roda, dificultando sua fixação.

Pirâmide de duas pontas

A função dessa chumbada é união das duas acima. Quando o mar estiver um pouco agitado, utilize-a, pois ela diminui o atrito com o ar.

O formato facilita sua fixação e o recolhimento da linha.

Função da chumbada para pesca de praia

Levar a linha de pesca à distância, “local”, “poço”, “onda” desejada, e onde “achamos” que se encontra o peixe. Além disso, tem a função de levar a isca com maior velocidade para o fundo. Mantendo também a linha esticada, o que ajuda o pescador a sentir as beliscadas do peixe.

O chumbo também auxilia o pescador a fazer arremessos mais longos.

Fixar a isca neste local, fazer com que ela permaneça o máximo de tempo possível, em função da ação da correnteza, onda, vento.

“Fisgar” o peixe. Para explicar como fisgar, precisamos fala antes sobre o peso desejado, em condições normais, sem levar em consideração o mar agitado onde. Às vezes, a pesca se torna impraticável, ou uma ressaca.

O chumbo deve estar em harmonia com todo o material (vara, linha e molinete). Considerando que estamos com o material todo harmônico, escolha bem a chumbada para que tudo funcione perfeitamente.

As chumbadas são vendidas em vários tamanhos, formatos e principalmente peso. Escolha a chumbada dependendo da pescaria vai realizar.

 

montagem de anzol com chumbada para pesca de praia

 

Escolha da chumbada para pesca de praia

Primeiramente, a chumbada não pode ultrapassar a carga de peso permitida pela vara. O mais aconselhável é testar vários pesos. Não é correto pensar que o chumbo mais pesado lança mais longe.

Para fisgar o peixe, observe que o peixe de mar (não generalizando) é agressivo quando procura o alimento. Ao pegar sua alimentação, ele foge afim de evitar os predadores. Nessa arrancada, ele mesmo se fisga, e por isso, deve-se puxar a vara de forma leve para trás, sem a necessidade do “tranco”. Dessa forma, o importante é não deixar a linha se afrouxar. Ela deve permanecer sempre bem esticada.

Além disso, o equilíbrio do material é um fator importante e não é força ou o tamanho da vara. A observação e a lógica devem guiar o pescador

Conclusão

No entanto, apesar do nome, as chumbadas não precisam ser necessariamente feitas de chumbo. Chumbada para pesca de praia também são produzidas com materiais alternativos principalmente de alta densidade. Dessa forma, em alguns países como nos Estados Unidos o chumbo quase não tem sido usado por ser considerado poluente e nocivo à saúde.

A pesca de praia pode ser um ótimo hobby, e pode ser uma ótima maneira de passar o tempo. No entanto, é importante seguir algumas dicas para aumentar as suas chances de sucesso. Se você seguir as dicas acima, você pode ter muito sucesso em sua pescaria, e pode passar muito tempo na praia.

Enfim, gostou das dicas? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para nós!

Veja também: Qual a melhor época para pesca, peixes água doce e salgada?

Visite nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Informações sobre chumbada no Wikipédia

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário

2 comentários

Guilherme Alacoque 2 de dezembro de 2020 - 21:44

Parabéns, ótimas dicas

Responder
Otávio Vieira 3 de dezembro de 2020 - 7:11

Obrigado pelo incentivo Guilherme. Fique ligado no nosso blog estamos publicando diariamente conteúdos voltas para a pesca esportiva.

Responder