Pesca Gerais

Cavalo-marinho: um animal marinho rodeado de mistérios e curiosidades

O cavalo-marinho é um animal que já faz parte de muitas histórias há muitos séculos. Na mitologia grega ele é conhecido como hipocampo. Uma criatura metade peixe, metade cavalo, que é montado pelo grande rei no mar Poseidon.

Assim, Hipocampo em grego é uma mistura de cavalo= hippos e monstro = kampos. Na maioria das ilustrações antigas essa criatura tem a parte de cima ilustrada por um cavalo. Entretanto, a parte de baixo sobre variações, em algumas ilustrações é um golfinho e outras de uma serpente marinha. Mesmo após muitos anos, esse pequeno animal ainda oferece um fascínio incrível, tanto para adultos quanto para crianças.

Aliás, a escolha de Poseidon por esse animal não foi por acaso. Segundo as lendas, o cavalo-marinho exerce um grande poder na vida marinha. Ele tem o poder de causar os tremores no mar e na terra. Então, esses tremores eram causados pelos cascos desse animal quando batiam no fundo do mar para cavalgar.

Sua criação na mitologia grega é idealizada pelo próprio Poseidon. Que moldou o animal com as espumas do mar. O cavalo-marinho como conhecemos atualmente, possuem algumas características relacionadas a essas criaturas mitológicas gregas.

O mimetismo que é a incrível capacidade de se misturar ao ambiente. É uma característica peculiar desse animal. Assim, como seu ancestral, os cavalos-marinhos atuais, continuam sendo coloridos e com a incrível capacidade de se camuflar.

Seus olhos são parecidos com um camaleão, ou seja, são independentes. Alguns desses animais têm uma aparência tão incrível que podem facilmente ser confundido com outros animais e plantas marinhas. Aumentando as chances da sua sobrevivência.

cavalo marinho amarelo

O que significa a tatuagem de cavalo-marinho? Sonhar com esse animal é algo bom?

Como você já pode perceber, esse pequeno animal, carrega consigo uma grande magia. E quando pensamos em tatuagem de cavalo-marinho, isso não poderia ser diferente. As tatuagens desse animal, está carregada de significado.

Para alguns significa um amor inigualável pelo mar. Para outras pessoas ele representa um espirito livre. Já que no mar esse animal não vive em cardume e sim sozinho.

Já mulheres que usam tatuagens de cavalo-marinho. Pode significar que elas estão em busca do seu cavalheiro encantado ou que ela já o encontrou. Nos homens, podem significar que se tornaram pais.

Outro significado para a tatuagem, é que a pessoa é muito vigilante, já que o cavalo-marinho, consegue olhar para os dois lados. Assim, como o camaleão, ele pode se camuflar. Então a tatuagem pode significar facilidade em se adaptar as situações ou locais.

cavalo marinho colorido

  • Amizade
  • Paciência
  • Generosidade
  • Partilha
  • Satisfação
  • Persistência
  • Perspicácia
  • Contentamento
  • Boa visão
  • Perspectivas

Já sonhar com esse animal pode estar relacionada a novos aprendizados e emoções. Provavelmente você deve estar passando por um início de uma relação ou um novo emprego, por exemplo.

Como o cavalo-marinho tem relação com o hipocampo. Estudiosos relacionam o sonho, como uma sugestão que você precisa trabalhar seu cérebro para fortalecer sua memória.

Outro significado de sonhar com cavalo-marinho, é que pode ser o momento de se reservar. Caso você esteja envolvido em alguma situação que precisa se impor, talvez seja o momento de guardar sua opinião em relação a esse assunto.

Por fim, sonhar com esse animal pode significar que seja o momento de dar mais atenção a sua relação amorosa. Entretanto, se não estiver em um relacionamento, possa ser sua família ou amigos que precisam da sua atenção.

Quais são as principais características do cavalo-marinho?

Esse animal marinho tem várias características marcantes uma dela é sua cabeça alongada e seus filamentos, que lembram muito a crina do cavalo. Seu nado é na vertical, diferente da maioria dos peixes. A grande maioria tem de 15 a 18 centímetros, mas algumas espécies podem ter até 30 centímetros.

Raramente esses animais caçam sua presa. Aliás, na maioria das vezes eles sugam os alimentos que estiver passando na sua frente. Esse processo de sucção desintegra, os alimentos. São animais carnívoros, gostam de crustáceos, vermes, moluscos e plânctons.

Para ficarem parados para se alimentar, eles utilizam sua calda longa para se prender em plantas marinhas. Assim, ficam paradinhos esperando suas presas passarem para se alimentar.

Como eles não têm estômago, eles costumam se alimentar cerca de 30 a 50 vezes por dia. Aliás, os filhotes podem ingerir cerca de 3 mil partículas orgânicas em um único dia!

A reprodução acontece na primavera, a fêmea procura pelos machos maiores e com maior quantidade de ornamentos. Todavia, os machos por sua vez, precisam fazer uma dancinha de acasalamento para agradar às fêmeas.

Ao contrário da maioria das espécies, é o macho que “engravida”. Durante a reprodução a fêmea deposita os óvulos na bolsa incubadora do macho. O macho fertiliza os óvulos com seus espermatozoides e depois de dois meses, ele dá à luz aos filhotes.

Um único macho pode dar à luz a 100 ou 500 filhotes de uma vez, mas infelizmente quase 97% são mortos antes de se tornarem adultos. Os filhotes assim que nascem são totalmente independentes dos pais. Apesar de serem transparentes e possuírem menos de um centímetro!

cavalo marinho Hippocampus

Qual é o tempo de vida de um cavalo-marinho?

O tempo de vida desse animal varia de 5 a 7 anos. Infelizmente a maior parte das espécies de cavalo-marinho, estão em risco de extinção. Dessa forma, as principais causas para isso, é a pesca predatória e a destruição do mar. Na maioria das vezes esses animais quando pescados. São usados como peça de decoração ou para enfeitar um aquário.

Visto que na China esses animais são usados na medicina tradicional. Sendo assim, eles capturam cerca de 20 milhões de animais anualmente para esse uso. Eles acreditam que o cavalo-marinho selvagem tenha melhores propriedades que os criados em cativeiros.

Entretanto, além da China, a Indonésia e a Filipinas consomem o cabalo-marinho como remédio. Aliás, eles usam os cavalos-marinhos para diversas doenças. Inclusive para curar a asma e bronquite.

Eles costumam viver em águas de locais de clima tropical e temperado. No Brasil existem três espécies o Hippocampus erectus, o Hippocampus reidi e o mais novo Hippocampus patagonicus descoberto em 2004.

Apesar de todas as histórias e misticismos em torno desse animal. Com toda a certeza, se medidas mais punitivas sobre a caça desse animal não surgirem logo, não encontraremos mais esses animais incríveis nos nossos mares.

Quer descobrir outras curiosidades sobre animais marinhos? Acesse nosso blog. Temos várias outras postagens por lá! Agora se você quer preparar a tralha para a próxima pescaria é visitar nossa loja aqui!

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre Cavalo-marinho no Wikipédia.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário