Os beija-flor é uma ave fascinante, existem mais de 300 espécies e são exclusivas das Américas.
Os beija-flores são aves da ordem Apodiformes, pertencentes à família Trochilidae. São aves muito pequenas, com asas longas e finas e um corpo esguio. Possuem um bico longo e comprido, que é usado para sugar néctar das flores. Algumas espécies de beija-flores também se alimentam de insetos.
Os beija-flores são aves muito habilidosas e ágeis, capazes de voar para frente, para trás e até mesmo de lado. Suas asas batem tão rápido que chegam a fazer um som característico, que pode ser ouvido quando eles voam. São aves muito coloridas, com plumagens variadas que podem ser brilhantes e vistosas. Algumas espécies apresentam plumagens monocromáticas, enquanto outras são extremamente variadas, com diversos tons de cores. Os beija-flores são aves muito comuns em todo o mundo e podem ser encontrados em diversos ambientes, desde florestas tropicais até jardins urbanos. São aves muito apreciadas pela sua beleza e pelo seu canto característico.
O beija-flor é a única espécie capaz de voar em todas as direções e com muita rapidez. Pode ser encontrada em matas ou áreas urbanas onde existam flores com néctar. Em diferentes culturas, este animal é considerado um símbolo de felicidade e boa sorte.
Neste post vamos abordar sobre o incrível mundo dos beija-flores e esclarecer algumas dúvidas sobre eles. Até o final do post, tenho certeza que você vai se surpreender de como é radical a vida dessas aves.
Classificação:
- Ordem: Apodiformes
- Família: Trochilidae
- Classificação: Vertebrados / Aves
- Reprodução: Ovípara
- Alimentando: Onívoro
- Habitat: Aéreo
- Ordem: Apodiformes
- Gênero: Beija-Flor
- Longevidade: 34 anos
- Tamanho: 9,5 – 15cm
- Peso: 4,8 – 8,5 g
Índice - clique no tópico desejado
Características do beija-flor
É muito fácil reconhecer um beija-flor. Em geral eles têm um bico longo e fino uma língua bem comprida extensível e uma capacidade de voo impressionante, com batidas de asas extraordinariamente rápidas.
O beija -flor se destaca por seu tamanho minúsculo e seu jeito particular de voar, mas há outras características que também despertam grande interesse. Os beija-flores são as menores aves que existem na Terra. Seu tamanho varia de 5 a 25 cm. Eles também têm um peso entre 1,5 a 12 gramas.
Esta ave tem um bico longo, ligeiramente curvo e muito estreito, que lhe permite beber o néctar das flores do bosque. Deve-se notar que algumas espécies de beija-flores têm seus bicos tão longos quanto seus corpos. O beija-flor tem asas pequenas que podem bater entre 20 e 100 vezes por segundo; o mais rápido entre os pássaros. Com esse bater de asas, eles podem se mover de um lugar para outro muito rapidamente.
A plumagem dos beija-flores é muito colorida e de tons claros com diferentes padrões de cores, a ponto de parecer que possuem luz própria. Os beija-flores são aves de hábitos migratórios, que se deslocam de um local para outro quando as condições climáticas não são favoráveis, principalmente no inverno.
Essas aves geralmente têm um temperamento pacífico. No entanto, eles podem se tornar muito agressivos se ameaçados. Para se defender usam como arma o bico longo e pontiagudo, com o qual espetam seus agressores como se fosse uma agulha. Além disso, são ferrenhos defensores de sua alimentação.
Em média, estima-se que um beija-flor tenha uma expectativa de vida entre 4 a 5 anos, dependendo da espécie. No entanto, sabe-se que algumas espécies vivem até 12 anos.
Quantos beija-flores existem no Brasil?
O Brasil é um dos países mais privilegiados quando o assunto é beija-flor. Existem 87 espécies em nosso país das mais variadas cores e tamanhos.
Quais são as espécies que aparecem nos jardins das cidades?
O Beija-flor-tesoura é um dos mais comuns e abundantes das cidades brasileiras. É bem provável que você já tenha visto um desses. Ele é facilmente identificado pela cauda em forma de tesoura e pela cabeça e peito azul, com o resto do corpo verde. Ele também é um dos maiores beija-flores do país, pesando em torno de 9 gramas e medindo até 20 cm de comprimento.
E outras espécies bem comuns no país que provavelmente existe em sua cidade, talvez até no seu jardim se houver flores é o Beija-flor-de-garganta-branca, o Beija-flor-de-garganta-verde que é bem parecido com o anterior, mas o branco do peito não se estende até o peito e a garganta.
Tem também o Beija-flor-de-veste-preta e é facilmente identificado pela calda violeta e pela faixa preta que se estende por todo o ventre da ave. E na fêmea essa faixa é margeada de branco.
Ah, tem também o Besourinho visitante comum dos jardins de grande parte do país. Tanto o macho quanto a fêmea possuem o bico vermelho com a ponta preta.
Para quem mora na área rural ou em cidades bem arborizadas ou próximo de florestas muitas outras espécies devem aparecer, essa só foram algumas de exemplo. Cada espécie tem sua beleza particular.
Entre os beija-flores brasileiros os mais bonitos na minha opinião são: o Topázio-de-fogo o Beija-flor-vermelho e o Chifre-de-ouro.
Os Pequenos Beija-flor
Algumas espécies são tão pequenas que parecem até aquelas abelhas mamangavas. E as menores espécies do Brasil são os beija-flores chamados Topetinhos que pertencem ao gênero Lophornis como é o caso do Topetinho-verde e do Topetinho-vermelho.
São realmente muito pequenos, têm cerca de 6,5 cm de comprimento com peso em torno de dois ou três gramas. Aliás, uma moeda de cinco centavos é mais pesada que esses beija-flores.
Alguns beija-flores são bem raros e de distribuição muito restrita como é o caso do Beija-flor-de-gravata-vermelha, que ocorre apenas nos campos de altitude da região do espinhaço na Bahia.
Alguns outros, como o Bico-de-lança só são encontrados no norte da Amazônia.
Qual é a alimentação do Beija-flor?
O metabolismo dos beija-flores é altíssimo, as asas batem mais de 90 vezes por segundo e o coração tem até 2000 pulsações por minuto reduzidos para 600 quando a ave está pousada.
Por conta disso os beija-flores precisam de muita energia, mas muita energia mesmo. Por dia eles chegam a ingerir cerca de oito vezes o próprio peso em néctar. Já pensou você comendo oito vezes o seu próprio peso em comida? Pois é, realmente é muito impressionante!
Aliás, engana-se quem acha que os beija-flores só se alimentam de néctar. Na verdade, todas as espécies também comem insetos e aranhas que são capturados em voos rápidos. O néctar é obviamente o prato principal, mas os insetos são bem importantes para extrair proteínas, que eles precisam para sustentar seus músculos.
Além disso, muitas espécies visitam até duas mil flores por dia. O interessante nessas visitas é que eles se sujam pólen, dessa forma, quando o beija-flor visita outra planta ele espalha substância, contribuindo para a reprodução. Por isso eles são excelentes polinizadores, prestando um serviço fundamental para os vegetais.
O legal também é que se você reparar o comprimento do bico de cada espécie é adaptado as flores que eles visitam, o Rabo-branco-acanelado por exemplo, que são as espécies do gênero Phaethornis são os principais visitantes das Bananeiras-do-mato. Seu bico tem um formato e a curvatura perfeita para explorar as flores dessa planta.
Os beija-flores são bem agressivos contra outros indivíduos. Quando descobre uma flor cheia de néctar ele fica de guarda, atacando qualquer outro beija-flor que se atreva a beijar a sua preferida. Até os minúsculos Topetinho são valentes contra espécies maiores.
Como ocorre a reprodução do Beija-flor?
Pois é não é nada simples! A reprodução dos beija-flores é um desafio e tanto. Primeiro começa pelo fato de as fêmeas realizarem sozinhas todo o processo de construção do ninho, incubação e cuidado dos filhotes.
A maioria das espécies fazem ninhos em formato de tigela. Elas incubam os ovos por 12 a 15 dias, o tempo varia conforme a espécie.
Assim que os filhotes nascem, eles são alimentados com uma massa pastosa que é regurgitada pela mãe. Também é comum nesse período a fêmea caçar uma maior quantidade de insetos.
São aves polígamas. O ritual de namoro começa com uma dança que o macho executa para atrair a atenção de uma fêmea. Assim que a fêmea aceita, ocorre o acasalamento.
O ninho é feito pela fêmea uma vez fecundada, que utiliza materiais como teia de aranha, algodão, musgo, etc.
Então, a fêmea é capaz de botar 2 ovos, que são incubados em 2 ou 3 semanas. Ao nascer, os filhotes são alimentados pela mãe por 3 a 4 semanas, que pode fazer até 140 viagens para encontrar comida.
Curiosidades sobre a espécie
Uma das coisas que mais chama atenção em relação a essas aves é incrível capacidade de voo delas. Eles param no ar, podem voar para cima, para baixo e para ambos os lados. Aliás, são as únicas aves capazes de voar e marcha ré. Eles têm esse voo impressionante graças a uma série de adaptações e ficar parado no ar é uma adaptação importante para sugar o néctar das flores sem destruí-las já que elas são a base de sua dieta.
Você sabia que os beija-flores e hibernam todas as noites?
Pois é assim que o sol se põe eles ficam quietinhos pousados e entram num estado similar à hibernação chamado de Torpor. É um sono profundo, no qual a temperatura do corpo cai de 40 para 18 graus e o coração desacelera para mera 50 batidas por minuto.
Só assim eles conseguem manter energia e sobreviver até o próximo dia. Caso contrário eles morreriam em poucas horas. Em regiões que faz muito frio no inverno os beija-flores migram. Na Serra do Mar por exemplo, no inverno é comuns migrar das regiões montanhosas, indo para as regiões de baixadas.
Você já reparou com os beija-flores são curiosos?
Objetos coloridos chamam muita atenção dessas aves, até um simples lenço na cabeça já desperta a curiosidade dessas aves, que imediatamente vem conferir se é uma fonte de néctar ou não.
Alguns estudos apontaram a predileção dos beija-flores pela cor vermelha. Já que as flores dessa cor no ambiente natural são as que mais produzem néctar.
Enfim, os beija-flores são aves adoráveis não é à toa que as pessoas adoram viver cercado dessas aves. Possuindo flores no quintal ou recorrendo aos famosos bebedouros com água açucarada.
Habitat e onde encontrar o beija-flor
O habitat desses animais nectarívoros é centrado na América. No entanto, é mais comum vê-los especificamente na América do Sul ou Central. Aproximadamente 300 espécies de beija-flores podem ser encontradas neste continente. No entanto, também é possível encontrar algumas espécies na América do Norte; o mais conhecido é o beija-flor de garganta rubi. Também algumas subespécies podem ser encontradas na Europa.
Deve-se notar que os beija-flores são conhecidos por fazer viagens migratórias. E é que muitas espécies que habitam a América do Norte viajam para o sul no outono, para poder passar o inverno em países mais quentes, como o México ou outros da América Central.
O beija-flor ruivo, uma das muitas espécies existentes, é conhecido por fazer a mais longa jornada migratória de qualquer ave. O surpreendente é que o faz com tão pouco tamanho.
Entenda mais sobre o voo do Beija Flor
As asas flutuantes dessas aves são pequenas e permitem que voem para trás, para a frente, para cima e para baixo e até para trás, batendo até 100 vezes por segundo.
Graças a este tipo de asas, os beija-flores podem voar em alta velocidade, com mudanças bruscas de curso. Também sendo capaz de reduzir o seu metabolismo para economizar energia.
Geralmente, podem atingir velocidades entre 30 e 50 km/hora. Mas, há registros de ter atingido velocidades de 95 km/hora.
É verdade ou mito que os bebedouros fazem mal aos beija-flores?
Na verdade, não. Os bebedouros não fazem mal a essas aves. A verdade, o que faz mal é a falta de higiene, pois bebedouro sujos propiciam o crescimento de bactérias e de fungos.
Mas se você lavar os bebedouros uma vez por dia, não causará nenhum dano à saúde dessas aves. Mas atenção, não utilize em hipótese alguma detergente ou cloro, já que ambos podem contaminar o bebedouro ou até pior, acelerar a liberação de compostos tóxicos que estão presentes no plástico.
Para limpar os bebedouros utilize apenas vinagre branco e esponja e enxague com água.
Aquela história que o açúcar comum causa diabetes nos beija-flores é um mito. Confira o estudo que comprova que essas aves são adaptadas tanto para queimar glucose quanto frutose, ou seja, o açúcar comum não faz nenhum mal para eles.
Geralmente nesses bebedouros o ideal é que se utilize uma solução de quinze por cento de açúcar para o restante de água, pois eles gostam de néctar bem diluído.
Para aumentar o sucesso dos bebedouros é importante que eles estejam localizados em locais com fundo escuro, de preferência verde, pois assim chama mais atenção.
Se você tiver a possibilidade de colocar plantas no seu quintal é melhor ainda. Ideal é ter mais de uma espécie de planta no jardim, dando preferência para aquelas nativas de sua região. Como deu para perceber são aves fascinantes e tem uma vida bem radical.
Quais são os predadores da espécie?
Os predadores naturais dessas aves são falcões, águias, corvos e outros tipos de pássaros grandes. Além disso, ratos e gatos gostam de comer seus filhotes.
Existem dados que indicam que 50% dos beija-flores nascidos por ano morrem, por um lado devido às condições climáticas e por outro devido aos seus predadores.
Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!
Informações no Wikipédia
Veja também: Periquito: características, alimentação, reprodução, mutações e curiosidades
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!