Início » Ararajuba: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades

Ararajuba: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades

por Otávio Vieira

Na opinião de muitas pessoas, a Ararajuba deveria ser um símbolo do Brasil.

Devido a sua beleza e principalmente suas cores, que inclusive estão na bandeira nacional. Mas oficialmente, o animal símbolo brasileiro é outra espécie de ave, o sabiá-laranjeira. Bom, isso é uma grande discussão.

A verdade é que a ararajuba é um dos animais mais bonitos do mundo.

A ararajuba também é chamada de guaruba, guarajuba e tanajuba. Guaruba e ararajuba derivam do tupi-guarani, guará significa pássaro e yuba amarelo. Arara é aumentativo de ara, que significa papagaio e Yuba amarelo.

Portanto, iremos entender mais detalhes sobre essa lindíssima ave brasileira.

Classificação:

  • Nome científico – Guaruba guarouba;
  • Família – Psittacidae.

Características da ararajuba

Mede aproximadamente 34 cm e pesa em torno de 200 a 300 gramas.

Seu corpo é parecido com o papagaio pequeno, mas com a calda um pouco maior.

O que chama bastante atenção são as cores lindas de suas penas. Uma plumagem amarela dourada incrível, tendo somente as penas do final das asas verde escura.

Seu bico é curvo e tem cor clara. Suas pernas também são claras com tom mais rosado. Com seu poderoso e forte bico as ararajubas quebram sementes duras.

Vivem em bandos que podem ter de quatro ou até quinze ararajubas.

Gostam de ficar nas árvores altas da densa floresta amazônica. Esse grupo se reúnem em grupos maiores no momento de dormir ou na época de reprodução, chegando a 40 ararajubas.

O bando é bastante unido e as aves interagem bastante com brincadeiras e carinhos.

ararajuba guaruba guarajuba

Reprodução da ararajuba

As ararajubas procuram árvores altas de 15 até 30 metros de altura para construir seus ninhos.

Elas escavam túneis nos troncos com seus bicos, que podem chegar a uma profundidade de mais de 2 metros. Dessa forma, dentro desse túnel, as fêmeas colocam de dois a quatro ovos, que são incubados por aproximadamente 30 dias.

Uma curiosidade bem legal é que os ovos não são chocados apenas pelos pais. Mas também por outras ararajuba do bando. O grupo trabalha unido, primeiro chocando os ovos e depois cuidando dos filhotes até eles se tornarem adultos.

Muitas vezes, várias fêmeas botam no mesmo ninho. Já foram vistos 14 filhotes no mesmo local. Não se sabe ao certo por que isso acontece.

Mas depois de crescer um pouco, os filhotes podem ficar sozinho durante a noite e os adultos vão dormir em outro ninho em uma árvore próxima.

Em alguns grupos os adultos dormem com os filhotes. Os adultos se aproxima do ninho bem cedo próximo das 6 horas da manhã, sempre fazendo bastante barulho. Toda essa algazarra alerta os filhotes, que se aproxima da entrada do ninho e também passam a gritar bastante.

Então os adultos descem do alto das copas das árvores para alimentar os filhotes, o que acontece oito vezes por dia.

A saída do ninho dos filhotes e seus primeiros voos são supervisionados pelos adultos. Os jovens são alimentados por algum tempo pelo grupo, assim como boa parte das espécies de aves do mundo todo.

As ararajubas são animais monogâmicos, ou seja, formam um casal e ficam juntos por toda a vida.

Quanto tempo vive uma ararajuba?

Atingem a maturidade aos dois anos de idade e podem viver até 30 anos.

Os adultos defendem seu território. Os animais que mais atacam os ninhos procurando ovos e filhotes, são os tucanos, aves de rapina, macacos e cobras.

Registraram araras macao que são bem maiores e mais fortes que as ararajubas, expulsando as ararajubas dos ninhos para roubar sua moradia.

Por outro lado, elas permitem a presença de vizinhos em suas árvores, como algumas espécies de morcegos e algumas aves por exemplo a coruja-do-mato.

Alimentação

As ararajubas adoram comer frutas e flores. Já foram vistas se alimentando de sementes de açaí e outras sementes e frutas amazônicas.

Embora, em cativeiro o ideal é oferecer ração comercial especial para essas aves, sementes, frutas e vegetais.

Aliás, nunca oferecer apenas ração, isso pode acabar causando falta de algumas vitaminas importantes para o organismo da ave.

O ideal para ararajuba é oferecer também frutas e castanhas, ou outras sementes de duas a três vezes por semana.

Curiosidades

Existem criadouros legalizados pelo IBAMA, onde você pode comprar uma ararajuba nascido em cativeiro.

Ter essa ave em casa requer muito cuidado e dedicação. Não é indicado criar uma única ararajuba, lembrando que é uma ave que vive bando, por isso, ela tem que ter companhia.

Caso contrário, os animais se tornaram estressados e podem acabar desenvolvendo problemas de saúde e psicológicos. Como se auto mutilar, arrancando as próprias penas.

O ideal é limpar o viveiro todos os dias, assim como uma troca de água e alimentação correta.

Quantas Ararajubas existem no Brasil?

A estimativa é de que existem perto de 3.000 aves na natureza e infelizmente o número está em declínio. A população de ararajubas nunca foi grande e hoje é ainda menor.

No final do século 16 na Bahia foi mencionada por Fernão Cardim o jesuíta português que escreveu diversas cartas sobre o brasil. Assim, em uma dessas descrições, ele cita ararajuba como uma ave muito valiosa comercialmente, equivalente ao preço de dois escravos.

Existem vários registros sobre elas no século 17, da mesma forma que foi citada por muitos viajantes e exploradores no séculos seguintes.

ararajuba Guaruba guarouba

Era e é popular entre os indígenas e até hoje serve como moeda de troca entre algumas tribos. Também é muito cobiçado no mercado nacional e internacional como animal de estimação. Ela fica dócil sociável e é bastante carinhosa.

Porque a ararajuba está ameaçada de extinção?

Estão muito ameaçadas pela destruição das florestas onde vive e principalmente pela caça ilegal. As áreas da Amazônia onde vivem, diminuiu 40% em relação ao original.

Aliás, estão constantemente sob pressão de madeireiros, invasores e caçadores.

Como citamos anteriormente, elas vivem, constrói seus ninhos nas enormes árvores da floresta amazônica. Por exemplo o ipê branco a itaúba e a muiracatiara. E infelizmente essas árvores antigas e gigantes são os alvos preferidos da indústria madeireira, que devasta a casa de muitos animais.

Onde vive a ararajuba?

E porque eu disse anteriormente que ela poderia ser o símbolo do brasil? Porque a ararajuba só existe em terras brasileiras.

Encontramos a ararajuba do oeste do maranhão a sudeste do amazonas. E sempre ao sul do Rio Amazonas e leste do Rio Madeira.

No passado foram vistas em certas áreas do nordeste de Rondônia, extremo norte do Mato Grosso. Mas não existem registros recentes delas nesses locais.

Uma curiosidade: observaram algumas aves na cidade de Joinville em santa Catarina, elas foram soltas no ano de 1984.

Enfim, se você gostou dessa maravilhosa espécie de ave? Uma joia rara do Brasil deixe seus comentários logo abaixo, ele é importante para nós.

Informações sobre a Ararajuba no Wikipédia

Veja também: Jaçanã: características, alimentação, onde encontrar, reprodução e curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário