Hoje nós vamos falar do anu-preto. Ave muito conhecida no Brasil, que está sempre visitando os nossos quintais.
Chamam muita atenção de todas as pessoas, principalmente com as crianças, pois, são aves grandes e tem uma vocalização bem característica.
O anu-preto é conhecido também como anu-pequeno, anum ou coró-coró. Em inglês recebe o nome de Smooth-billed Ani.
Ademais, o nome científico dessa ave significa pássaro comedor de carrapato. São frequentemente vistos catando esse parasita de outros animais, daí o significado do nome pássaro comedor de carrapato.
Ficou curioso para saber mais sobre essa ave? Então, nos acompanhe neste post.
Classificação:
- Nome científico – Crotophaga ani;
- Família – Cuculidae.
Índice - clique no tópico desejado
Características do Anu-preto
O anu-preto tem um corpo franzino e mede cerca de 35 cm de comprimento e pesa em média 130 gramas. Aliás, as fêmeas pesam menos que os machos.
Têm uma coloração preto no corpo todo, inclusive no bico, que é grande e apresenta uma protuberância na parte de cima.
A cauda do anu-preto é bem longa. Os anus apresentam uma vocalização de comunicação com o bando, sendo pios de alerta e de comando para o bando.
Machos e fêmeas não apresentam diferenças visíveis.
Reprodução do Anu-preto
Na reprodução eles constroem ninhos individuais ou coletivos que são feitos de ramos e folhas.
Os ovos são azul-esverdeados e cada fêmea pode botar até 7 ovos. Os ovos são considerados grandes para o tamanho da ave, já que cada ovo tem cerca de 14% do tamanho da fêmea.
A incubação dos ovos é feita entre 13 a 16 dias. Normalmente, o ovo forma uma camada calcária em torno deles, devido a manipulação durante incubação.
Nos ninhos coletivos chegam a ter mais de 20 ovos. As fêmeas ficam responsáveis pela incubação, contudo, os machos e filhotes já crescidos ajudam na alimentação da prole.
Até mesmo as fêmeas quando estão ninho, costumam ser alimentados pelos machos e pelos filhotes já crescidos.
O filhote deixa o ninho ainda sem conseguir voar, por isso ficam por perto para serem alimentados pelos pais.
Como os ninhos são bem feitos, grandes e profundos, quando são abandonados pelos anus, costumam virar a moradias de outras espécies. Cobras e gambás gostam muito de reaproveitar os ninhos dos anus.
Como os anus-pretos se alimentam?
Os anus comem vários tipos de insetos, por isso são carnívoros. Predam também lagartixas, camundongos, gafanhotos, aranhas, pequenos roedores, pequenas cobras, rãs e pescam em águas rasas, comendo os peixes.
Apreciam também frutas, sementes, coquinhos sobretudo na época seca, quando faltam os insetos.
Essas aves costumam acompanhar o gado nas pastagens e até mesmo ficam sobre o dorso desses animais, no intuito de facilitar a visão para capturar insetos em pleno voo.
Curiosidades
São aves sociais e vivem sempre em bando, mais formam casais e ocupam territórios, mas são territórios coletivos.
Possui uma facilidade de pular e locomover entre as folhas. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófagos e animais carnívoros.
Adoram se aquecer no sol e tomar banho na poeira.
O anu preto emite vários tipos cantos. Decerto, os mais importantes são emitidas pelo líder para reunir o grupo e admitidas pelo sentinela para avisar ao bando sobre a presença de predadores.
Aliás são dois pios de alarme: a um certo tipo de pio todas as aves do bando se empoleiram em pontos bem visíveis, examinando a situação.
O outro pio, emitido quando um gavião se aproxima, faz desaparecer num instante no matagal todo o grupo.
Eles se divertem se comunicando baixinho, de modo bem variado, causando às vezes a impressão de estar tentando imitar o canto de outras aves.
Não voa bem em lugares muito abertos, pois seu voo é lento. Entretanto, voa bem em áreas de mata não muito fechadas ou mistas com campos.
Onde vive o anu-preto?
Os anus ocupam boa parte do território americano sendo encontrados do Sul dos Estados Unidos até o Uruguai.
No Brasil, são mais comuns no Sul, Sudeste e na Costa do Nordeste. Nesses locais são mais abundantes, mas ocupam todo o território brasileiro.
Seu habitat e inclui paisagens abertas com arbustos e vegetação densas, cercada por campinas, pastos rurais, beiradas de estradas e jardins.
Espero que você tenha aprendido um pouco sobre essa ave.
Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!
Informações sobre o Anu Preto no Wikipédia
Veja também: Tapicuru: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades
Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!