Início Animais Animais selvagens e doméstico: características, informações, espécie

Animais selvagens e doméstico: características, informações, espécie

por Otávio Vieira

Animais selvagens são aqueles que vivem em áreas de selva ou florestas tropicais. Ou seja, aquelas espécies que fazem de pontos folhosos, perenes e de alta vegetação seu habitat, geralmente em regiões de clima tropical ou temperado, com altas temperaturas e umidade.

A selva abriga uma variedade de animais exóticos, grandes, pequenos, silenciosos, barulhentos, que a tornam uma maravilha da natureza. Todos coabitam, porém cada um tem seu espaço, habitat e formas de sobrevivência.

Animais silvestres são aqueles seres vivos dentro do grupo de animais que vivem em liberdade, seja na superfície terrestre, na água ou no ar. São espécies que não foram domesticadas e que vivem fora do alcance humano. Embora os animais selvagens possam ser capturados, caçados ou pescados, isso não significa que eles se tornem animais domésticos.

Além disso, eles vivem em uma zona de relativa liberdade, já que esta geralmente é limitada a um determinado território (seja uma selva ou uma floresta). Se um animal silvestre se mudar para uma cidade ou local habitado por humanos, o mais normal seria que ele fosse capturado pelas autoridades e levado ao seu habitat natural.

Animais selvagens são aqueles que vivem em liberdade, pois não foram domesticados pelo homem: é importante perceber que a denominação não se refere a casos particulares de animais, mas a espécies em geral, portanto a condição de silvestre não pode ser para um indivíduo mas para toda a espécie.

O ambiente em que podem viver é o ar, a água ou a própria terra, caso em que obviamente não aparecerão nas regiões onde vivem muitas pessoas, mas muito pelo contrário: o apelido selvagem vem da palavra selva, que é o local onde ocorrem com maior frequência.

Características dos animais da selva

Os animais selvagens são muito diferentes uns dos outros, devido a tanta diversidade nas diferentes áreas que existem na selva. Porém, cada animal é surpreendente e interessante, podendo até haver animais que ainda não conhecemos.

Os animais da selva estão perfeitamente adaptados, cada espécie tem sua missão a cumprir. Essas adaptações podem ser mecanismos de defesa contra outros animais, como camuflagem ou defesa contra carnívoros. Eles também podem se adaptar por terem habilidades de caça.

A selva é muito ampla, então há um grande número de animais nesta área. Pode-se dizer que é a área terrestre com maior número de animais, portanto em um hectare você pode encontrar entre 1.000 a 1.500 espécies diferentes.

Os animais selvagens podem ser estabelecidos por regiões, estas podem ser encontradas nas regiões superiores das árvores, inferiores onde há folhagem e presas ao solo, ou seja, as terrestres.

Animais Selvagens

Animais Selvagens

Lista dos principais animais selvagens que podemos encontrar

Tamanduá

Este belo exemplar caracteriza-se por ser solitário e muito calmo. Vive na selva sul-americana e se alimenta de cupins e formigas.

O tamanduá tem pelagem densa, marrom e preta. Não tem dentes, mas tem unhas fortes que lhe permitem quebrar ninhos de insetos para comer.

Seu focinho é longo e tem uma língua desenvolvida o suficiente para pegar sua comida. Em relação à sua reprodução, dura 190 dias e os filhotes nascem geralmente no verão ou na primavera.

Gorila

Esse primata é a maior espécie de toda a família, vive na selva, mais especificamente na África, e vive em rebanho. Sua dieta é herbívora: frutas, ervas, folhas, entre outros, eles realmente têm uma alimentação muito saudável.

Ele se move de quatro e seus membros anteriores são ligeiramente mais longos em comparação com os posteriores. Se falamos do sistema reprodutivo dele, dura 9 meses e durante todo esse tempo a mãe fica com o bebê com ele.

Tatu

Este pequeno mamífero vive nas selvas da América Central e do Sul, porém, nem sempre é conhecido como tatu, já que é chamado de diversas formas dependendo do país onde é encontrado.

O tatu é conhecida como: mulita, tatú, toche, peludo e quirquincho. Este curioso animal tem hábitos noturnos, costuma comer folhas e insetos e se destaca por sua extensa armadura, garras afiadas e alongadas, e por ser um especialista em cavar buracos. Para fugir dos predadores, o tatu usa a carapaça como proteção, se enrola e assim evita ser comido.

Mamba

Conhecida como mamba negra, é uma das cobras mais perigosas e venenosas de todas. Ele vive na África subsaariana e pode ser vista na maioria das vezes em galhos de árvores. A mamba negra é muito veloz e tem hábitos diurnos. Alimenta-se de ratos, lagartos, pequenas lebres e pássaros.

Hipopótamo

Este grande animal habita a África Ocidental e existem duas espécies: pigmeu e comum. O hipopótamo é um mamífero de pernas curtas, corpo grosso e redondo e cabeça grande.

A característica que mais se destaca são as duas narinas localizadas na parte superior do focinho. Este enorme espécime não tem cascos, mas tem quatro nas patas.

Chimpanzé

O chimpanzé é o animal mais próximo dos humanos. E embora existam características semelhantes, sem dúvida temos nossas diferenças marcantes. São animais muito inteligentes.

Leopardo

Este felino é um dos mais rápidos de toda a selva, embora também possa ser encontrado em savanas ou florestas. O leopardo também é capaz de rugir e usar esse som alto para se proteger e afugentar quem tentar ameaçá-lo.

Possui garras retráteis afiadas, que utiliza para caçar. Este animal é noturno, durante o dia pode ser visto descansando em galhos de árvores ou em alguma folhagem. O leopardo é solitário, apenas a fase reprodutiva se aproxima da fêmea, da qual saem até seis filhotes por ninhada.

Texugo

O texugo por natureza é um excelente escavador. São animais crepusculares, que possuem um ótimo olfato e audição.

Puma

Apesar de seu tamanho considerável, o puma não se enquadra na categoria dos grandes felinos, pois não pode rugir, porém é um dos principais carnívoros entre os animais da selva.

Jaguar

A onça é um dos predadores mais habilidosos e perigosos entre os animais da selva. Este gato realmente gosta da água.

Classificação dos Animais da Selva

A selva é caracterizada por sua biodiversidade natural: plantas, árvores e animais em geral. Nesta ocasião vamos mencionar os grupos de animais da selva. Nós achamos:

Mamíferos da selva

Este é o nome dado à espécie animal que se desenvolve dentro da placenta da mãe, estas possuem glândulas mamárias e são de respiração pulmonar. Nas áreas de selva existem muitos mamíferos vivendo juntos, aproveitando a natureza e o habitat para se reproduzir e sobreviver. Podemos citar alguns exemplos:

  • Anta
  • Tatu
  • Hipopótamo
  • Lobo-guará
  • Furão
  • Chimpanzé
  • Coelho
  • Tamanduá

Pássaros da selva

Se há uma grande população, são os pássaros da selva. Sua diversidade é extraordinariamente grande. Neste grupo de aves silvestres encontramos: araras, cacatuas, tucanos, entre outros. As aves se alimentam de frutas, sementes e às vezes da casca macia das árvores.  Outros exemplos:

Insetos da selva

São sem dúvida o maior grupo de animais que existe, e não poderiam faltar em áreas úmidas e vegetações como selvas e florestas. Os insetos se caracterizam por serem animais invertebrados, capazes de se alimentar de qualquer tipo de alimento que encontrem, embora cada um tenha qualidades diferentes.

  • Abelha
  • Escorpião
  • Formiga
  • Joaninha

Anfíbios

Os anfíbios são animais do grupo dos vertebrados, que se desenvolvem com muita facilidade nas águas da selva, isso porque seu desenvolvimento reprodutivo é chamado de larvas, ou seja, nascem e crescem como larvas até o final de seu ciclo reprodutivo.

  • Sapo vermelho
  • Tritão
  • Salamandra

Peixes

São animais ovíparos que nascem e crescem na água, possuem brânquias por onde respiram. Existem muitas espécies de peixes que sobrevivem na selva, entre elas podemos citar:

  • Bagre
  • Enguia elétrica
  • Piranha
  • Corvina

Répteis

Os répteis também fazem parte do grupo dos ovíparos. São animais vertebrados que possuem escamas e têm a característica única de arrastar a barriga ao caminhar. São as espécies que mais se assemelham aos já extintos dinossauros.

  • Crocodilo
  • Jacaré
  • Tartaruga

Outros animais da selva

Entre os tipos de animais selvagens estão:

  • Aracnídeos: (como tarântulas e outros tipos de aranhas, escorpiões, escorpiões).
  • Vermes: (todos os tipos de vermes).

Habitat dos animais selvagens

Podemos dizer que os animais da selva são aqueles que vivem livremente neste habitat, de forma selvagem. E existem diferentes tipos de selvas, entre elas podemos citar duas muito interessantes.

Selva temperada

Normalmente as temperaturas das florestas temperadas oscilam entre 10 e 21 graus Celsius. Quando estão localizadas perto dos oceanos, têm um clima úmido, mas muito fresco. Devido a esta humidade, apresentam uma vegetação densa.

Selva tropical

Esta selva tem um clima mais quente que a anterior, com temperatura superior a 24 graus Celsius. Esta selva apresenta uma maior quantidade e diversidade de animais e plantas.

Alimentação dos animais selvagens

A dieta dos animais selvagens varia de acordo com a espécie.

  • Animais carnívoros da selva: Seu modo de subsistência é baseado em uma dieta carnívora. Entre os animais carnívoros: leão, hiena, pantera, entre outros.
  • Animais herbívoros da selva: Baseiam sua alimentação em ervas, frutas, cascas de árvores, etc. A extensa vegetação da selva permite uma variedade de alimentos para espécimes herbívoros, como girafas, elefantes, macacos e pássaros.
  • Animais onívoros: Esses animais têm uma alimentação variada, costumam comer frutas e peixes frescos dos rios. Como exemplos, temos o urso, e os roedores, estes costumam se alimentar de diversas formas: insetos e frutas. Enquanto raposas e guaxinins se alimentam de roedores. É importante saber que os animais da selva cumprem um círculo alimentar quase perfeito, é por isso que o equilíbrio do ecossistema é mantido.

Sobrevivência dos animais selvagens

A lei do mais forte se aplica na selva, a sobrevivência dos animais dependerá deles mesmos. Como se desenvolveram em um habitat selvagem, eles têm suas próprias estratégias de proteção, desde o maior animal até o menor, geralmente o aplicam.

Por exemplo, pequenos animais como sapos ou rãs secretam veneno de sua pele para afastar predadores. Por outro lado, existem predadores que utilizam estratégias de caça muito específicas para cada espécie. Eles geralmente escolhem perseguir e emboscar.

Outras espécies, como forma de sobrevivência, utilizam a reprodução acelerada para combater os predadores. Acima de tudo, as espécies em desvantagem o fazem, pois sendo o principal alimento do animal predador, com uma reprodução acelerada garantirão a permanência da espécie no habitat selvagem.

O que são animais selvagens e animais domésticos

A primeira coisa que temos que fazer é diferenciar entre animais selvagens e animais domésticos.

Os animais silvestres são uma parte muito importante do nosso ecossistema, pois são aqueles que vivem em seus espaços naturais e nunca receberam intervenção direta do homem. Essas criaturas se destacam por apresentarem um comportamento único, que não mudou em nada do que tinham quando vieram a este mundo.

No entanto, isso também os tornou foco de muitos caçadores, o que levou, juntamente com a deterioração e transformação do ambiente em que vivem, a aumentar ainda mais a lista de espécies ameaçadas de extinção .

Por outro lado, os animais domésticos  são aqueles criados e cuidados por seres humanos, sejam eles criados em uma fazenda ou em uma casa. Alguns desses animais não poderiam viver sem os cuidados humanos ou, se isso acontecesse, provavelmente teriam que modificar muitos de seus hábitos para isso.

Dentro desta categoria de animais encontramos porcos, burros, galinhas, ovelhas, entre outros. Portanto, para decidir se um animal é doméstico ou não, é preciso olhar onde ele vive . Ainda assim, podemos sempre encontrar exceções porque há pessoas que tentam domesticar animais selvagens, que não se tornaram animais domésticos mas podem ter aprendido certos comportamentos associados a eles.

Diferença entre animais selvagens e domésticos

Os animais domésticos são capazes de formar um vínculo estreito com os humanos.

Assim como os animais silvestres estão adaptados para viver em seu habitat natural, sujeitos às leis naturais, ou seja, longe da intervenção humana, alguns animais aprenderam a conviver conosco, mesmo dentro de nossas casas, formando conosco um vínculo estreito.

Há até casos em que eles nos tratam como membros de uma mesma matilha, e é provável que tenham sofrido muito com a nossa ausência. Estes são animais domesticados. Antes de serem domesticados, os animais eram todos selvagens, claro.

Muitas vezes alguns animais selvagens são definidos como domésticos pelo simples fato de terem sido capturados, mas na verdade continuam sendo silvestres, não domesticáveis ​​e não são feitos para viver em cativeiro já que a domesticação é um processo realmente longo que só eles vivenciaram algumas espécies que tinham predisposição para conviver com o homem, como cães e gatos.

Os animais selvagens não precisam do homem para sobreviver, não precisam de seus cuidados nem de sua alimentação, ao contrário dos animais domésticos. Os selvagens não interagem com as pessoas, mas crescem livres, aprendendo a caçar e a viver, enquanto os domésticos dependem de seres humanos.

Foram domesticados com humanos e podem viver com eles porque fazem parte de uma família ou estrutura social e têm um ou mais mestres encarregados de educá-los e cuidar deles.

Se um animal selvagem for criado em cativeiro, será muito difícil para ele sobreviver em seu habitat natural e, ao mesmo tempo, nunca se comportará como um animal doméstico, pois sua essência é selvagem. Os animais de estimação urbanos são, por exemplo, cães, gatos, canários, peixes ou hamsters e os animais de quinta são cavalos, ovelhas ou vacas.

Animais Selvagens

Animais Selvagens

Domesticação de animais e adaptação

Os primeiros animais domesticados pelo homem foram os cachorros, selvagens na época. Acredita-se que isso ocorreu no momento em que um homem se aproximou de sua espécie, dividindo sua comida com um filhote ou um indivíduo adulto.

Esse processo foi repetido até que eles perderam o medo de nossa espécie. O resultado de anos de evolução após esse processo foram as diferentes espécies de cães domésticos, embora hoje também existam cães selvagens. Mas este processo não era feito apenas com cães, mas também era possível fazê-lo com gatos selvagens.

Ao contrário dos animais selvagens, os animais domésticos perdem gradualmente aquela característica de liberdade e curiosidade que os animais selvagens têm e tendem a não se afastar muito dos seres humanos.

Quanto à sua pelagem, vai perdendo gradualmente o tom rústico com que se adapta ao terreno para dar lugar a tonalidades mais variadas. Também como adaptação, eles podem reduzir seus tamanhos ou modificar partes de seu corpo para melhor se adaptar ao ambiente em que convivem com os humanos.

Por exemplo, existem cães menores, alguns criados especificamente e outros como uma adaptação lenta, mas clara, a viver em apartamentos cada vez mais apertados nas cidades, em vez do campo aberto. Essas adaptações são transmitidas através das gerações, portanto as mudanças se perpetuam ao longo do tempo.

Mas, não apenas a aparência dos animais domésticos muda, mas também a atitude dos animais domésticos em relação aos selvagens é modificada. Assim, os animais domésticos apresentam uma queda em sua agressividade para com os seres humanos e para com outros elementos, estejam eles vivos ou não.

Algumas raças podem até exibir uma atitude mais infantil, aumentando seu potencial como animal de companhia.

Seleção natural e adaptação ao ambiente de animais silvestres e domésticos

As diferenças entre esses animais estão na adaptação de suas funções. A capacidade de adaptação ao meio que os cerca é o que define os seres vivos do planeta, é um processo de evolução, e a domesticação dos animais implica uma adaptação diferente em relação aos animais que vivem na natureza.

Mas antes de considerar esta questão, devemos primeiro falar sobre o que distingue um animal que vive em estado selvagem e que é sua atitude e sua aparência geral. Embora não seja possível falar de todas as espécies, é possível avaliar alguns aspectos comuns entre elas.

A primeira coisa que podemos destacar na atitude dos animais selvagens é sua cautela ao abordar novos elementos. Isso porque pode ser um predador ou uma distração que pode deixá-los vulneráveis ​​aos predadores. Os animais domésticos não apresentam uma atitude de cautela em nível tão elevado, pois em seu ambiente não estão acostumados a lidar com predadores.

A aparência física de um animal selvagem também se destaca da de um animal doméstico. Isso ocorre porque a maioria dos animais domésticos usa seu pelo e pele para se misturar com o ambiente para que possam perseguir as presas, no caso dos predadores.

No caso de animais não predadores, eles podem usar camuflagem para se misturar ou ter cores que lhes deem uma aparência de perigo de predadores. Por exemplo, uma espécie pode ser venenosa e mostrar isso através de cores vivas.

Essas cores “perigosas” também podem ser simuladas por animais que sobrevivem enganando os demais. No caso dos animais domésticos, a aparência física vem mudando mais, reduzindo em muitos casos esse fator de camuflagem e mudando sua aparência pela mão do homem, já que os criamos de acordo com nossas preferências para melhorar as características físicas, de acordo com a função que lhes atribuímos.

Além de todas as informações sobre os animais selvagens, você pode estar interessado em:

Perigo da natureza

O reino animal é precioso e o ser humano sempre admirou milhões de espécies que nos acompanham no planeta. Mas alguns deles são muito perigosos. Aqueles que vivem na selva são considerados os animais selvagens, e isso porque devido ao ambiente que os cerca, eles usam a violência para conseguir comida.

Existem animais herbívoros e carnívoros, nos quais os herbívoros devem lutar para manter seu território, além de se cuidarem diante do perigo de serem presas dos carnívoros.

Para os animais que vivem no deserto, os perigos também vêm das mudanças climáticas, que, embora estejam preparados para passar muitos dias sem água potável, a falta de chuva e a atual secura ambiental excessiva, causaram a morte de muitas espécies.

Água e terra

O ambiente onde vivem as espécies facilita sua reprodução e alimentação. Os animais selvagens podem encontrar subsistência nesse mesmo ambiente, existem outros como os animais marinhos, que só conseguem viver na água do mar, embora alguns deles tenham a capacidade de respirar fora d’água por alguns minutos.

Existem animais que vivem tanto na água quanto na terra, se você está se perguntando quais são os animais terrestres, diremos que são aqueles que vivem na superfície da terra, eles têm vários ambientes, podem ser animais da selva, o deserto e a floresta.

Talvez você esteja interessado em:

  • Animais aquáticos são aqueles que passam a vida na água, seja no mar ou nos rios. Alguns deles podem vir à superfície da Terra, mas não por muito tempo.
  • Ao ter uma classificação clara dos diferentes animais, poderemos entender seu ambiente, modo de vida e desenvolvimento.
  • São muitas as espécies que fazem parte dos animais da floresta, algumas vivem em florestas tropicais e outras em frias. Normalmente são animais que se adaptam ao clima e alguns migram para sobreviver.
  • Entre os animais que voam podemos encontrar vertebrados e invertebrados, os que possuem coluna vertebral também possuem extremidades; eles podem andar e também pular.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre Animais Selvagens no Wikipédia

Veja também: Animais aquáticos: características, reprodução, espécies, curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário