Início » Alma-de-gato: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades

Alma-de-gato: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades

por Otávio Vieira

A ave conhecida como Alma-de-gato é comum em diversas regiões do brasil. Embora não é muito fácil avistar uma, porque ela prefere áreas de mata. Mas também é encontrada em grandes cidades como São Paulo por exemplo. São vista em praças, parques, sempre com bastante vegetação.

A Alma-de-gato tem um nome bem diferente, mas é chamada também de alma-de-caboclo, alma-perdida, atibaçu, atingaçu, atingaú, atinguaçu, atiuaçu, chincoã, crocoió, maria-caraíba, meia-pataca, oraca, pataca, pato-pataca, piá, picuã, picumã, rabilonga, rabo-de-escrivão, rabo-de-palha, tincoã, tinguaçu, titicuã, uirapagé, urraca, pecuã e coã.

São nomes curiosos, diferentes, muitos com origem indígena. Embora, Alma-de-gato é o mais comum em diversas regiões do brasil.

O nome-alma-de-gato é porque segundo muitas pessoas, o canto dela lembra um gato gemendo, principalmente as gatas quando estão no cio.

Alma-penada ou alma-de-caboclo é por causa também do seu canto e por causa do seu voo que é bem silencioso.

E quando ela voa, abre mais a calda, expande mais as penas do seu corpo, parece até uma ave maior. E a posição do seu voo, como ela consegue deslocar, lembra uma alma-penada.

Nesse post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa espécie.

Classificação:

  • Nome científico – Piaya cayana;
  • Família – Cuculidae.

Características da Alma de Gato

A alma-de-gato tem o tamanho entre 50 a 60 cm de comprimento.

A maior parte de sua cor é marrom ferrugem. Seu peito é mais acinzentado e sua barriga e seu ventre é um pouco mais escuro. A cauda é bem longa e as pontas das penas da cauda tem cor clara.

Seu bico amarelo e os olhos vermelhos. É uma ave muito bonita.

Seu voo é bem diferente. Ao voar ela expande bastante as penas da cauda.

Alma de Gato

Subespécie da Alma de Gato

Existem 14 subespécies diferentes desse animal.

Todas essas têm diferenças bem sutis, umas diferenças na coloração e até no tamanho, mas são animais semelhantes, por isso, subespécies.

Lembrando que subespécie é quando existe uma espécie específica e diversas populações dessa espécie, em regiões diferentes que não se encontram, aí vão formando as subespécies.

Reprodução da Alma-de-gato

A alma-de-grato se reproduz principalmente na primavera. Canta bastante durante todo dia. Seu ninho tem a forma de uma tigela e é feita com galhos e ramos entrelaçados.

As fêmeas botam em média 6 ovos. Os pais se revezam na incubação, ou seja, chocando os ovos que leva em média 14 dias.

Aliás, eles também revezam nos cuidados com os filhotes, buscando alimento e trazendo para os seus filhos.

O desenvolvimento dos filhotes no ninho até saírem voando e acompanhar seus pais, é em torno de 15 dias, duas semanas.

Durante todo o período de acasalamento, que é o namoro dessas aves, o macho costuma presentear a fêmea com uma lagarta, buscando assim mostrar que é capaz de cuidar da família e dos futuros filhotes.

Assim como uma boa parte das espécies de aves são animais monogâmicos, ou seja, formam um casal e mantém-se mesmo casal por toda a vida.

alma-de-gato

Como as alma-de-gato se alimentam?

Sua alimentação se baseia principalmente em insetos. Adora lagartas que ela captura no meio da folhagem em meio a floresta entre a vegetação.

Uma curiosidade bem legal é que se alimenta também das lagartas com espinhos. Aquelas que têm cerdas bem ponte agudas, com bastante veneno. Para alma-de-gato isso não é nenhum obstáculo, come assim mesmo.

Além dos insetos, come frutinhas, ovos de outras aves, lagartixas, pererecas e outros pequenos animais.

Por atacar ovos e filhotes de aves de outras espécies, muitas vezes a alma-de-gato é afugentada de perto dos ninhos. Principalmente pelo bem-te-vi, quando uma alma de gato chega perto do seu ninho, o bem-te-vi fica bastante bravo e geralmente o casal parte para cima da alma-de-gato. Vocalizando bastante, bicando e afugentando esse possível predador.

Curiosidades

É parente dos cucos, que são aves bem famosas na Europa, inclusive no relógio cuco.

Outro nome curioso dá alma-de-gato é chincoã. Esse nome é utilizado em algumas regiões do Brasil. É uma palavra onomatopeia, ou seja, o som, o canto da ave lembra essa palavra e é criado um fonema, uma palavra com esse som.

Outras espécies de aves têm nomes assim, com por exemplo: o bem-te-vi o quero-quero e outros.

Existem duas espécies amazônicas de aves parecidas com a alma-de-gato, o chincoã-pequeno.

Como o próprio nome diz, é bem menor que a alma-de-gato. Sua cor é um pouco mais avermelhada. Mas realmente eles são bem semelhantes, bem parecidas.

Outra ave é o chincoã-de-bico-vermelho. A principal diferença entre alma de gato e essa ave é que o seu bico é bem vermelho e o ventre é bem escuro, bem preto. Além disso, possui também uma mancha amarela perto dos olhos. Já o tamanho é idêntico da alma de gato.

A alma de gato imita o canto de outras aves, inclusive do próprio bem-te-vi. Aliás uma de suas vocalizações, lembra bastante o canto do bem-te-vi.

Onde vive a Alma-de-gato?

Vive principalmente nas matas e cerrados de todo o país.

Essa espécie é bastante comum na América Central até América do Sul. Desde o México até a Argentina.

Como citei anteriormente, a ave é encontrada em meio as vegetações diferentes, mas também em praças, parques das grandes cidades.

Gosta de planar de uma árvore para outra. A alma-de-gato é uma ave muito bonita, uma das joias da fauna brasileira.

Por fim, seu nome em inglês é Squirrel Cuckoo, que significa cuco esquilo. Isso porque têm um comportamento de andar no meio da vegetação, entre os ramos de árvore parecendo realmente o esquilo. No meio dos galhos estão sempre procurando insetos e lagartas.

Gostaram da alma de gato? É uma ave cheia de curiosidades.

Enfim, gostou das informações? Então, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante!

Informações sobre da Alma de Gato no Wikipédia

Veja também: Socó-boi: características, alimentação, reprodução, habitat e curiosidades

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário