Início Animais Abelhas: entenda tudo sobre o inseto, caraterísticas, reprodução, etc

Abelhas: entenda tudo sobre o inseto, caraterísticas, reprodução, etc

por Otávio Vieira

A abelha cientificamente conhecida como antófila, é uma espécie de inseto nectarívoro muito famosa, devido ao processo de polinização que realizam, além de produzir um rico mel e cera de abelha .

No mundo existem aproximadamente 20.000 espécies de abelhas que são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártica. Eles são considerados uma das espécies vitais nas cadeias alimentares.

Uma picada com seu ferrão é suficiente para nos deixar uma lembrança ruim. No entanto, as abelhas são de grande importância para a polinização das plantas, produção de mel e cera. As abelhas são insetos que vivem em sociedades perfeitamente organizadas nas quais cada membro cumpre uma missão específica que nunca muda ao longo de suas curtas vidas. De todos os insetos sociais, as abelhas são os mais interessantes e úteis ao homem. Como se sabe, eles produzem uma substância viscosa, açucarada e altamente nutritiva chamada mel.

As abelhas são insetos com a capacidade de voar . Existem mais de 20.000 espécies de abelhas registradas. Eles podem ser encontrados em todo o mundo, exceto na Antártica. No Blog Pesca gerais explicamos as características da abelha, os diferentes tipos que existem, como se organizam, como se comunicam entre si e muito mais.

Classificação:

  • Nome científico: Apis mellifera, Epifamília Anthophila
  • Classificação: Invertebrados / Insetos
  • Reprodução: Ovípara
  • Alimentando: Herbívoro
  • Habitat: Aéreo
  • Ordem: Hymenoptera
  • Família: Apoidea
  • Gênero: Anthophila
  • Longevidade: 14 – 28 dias
  • Tamanho: 1 – 1,4 cm
  • Peso: 140 – 360 mg

Habitat: onde vive as abelha

Pode-se dizer que esses insetos podem ser encontrados em qualquer lugar onde haja flores que possam polinizar. Têm um modo de vida muito organizado pois vivem em colónias, construindo colmeias, que se dividem em secções que se assemelham a casas, sendo uma sessão para as operárias, outra para os zangões e outra muito bem acondicionada ou numa zona privilegiada para a rainha .

As abelhas, sendo animais pertencentes à família dos insetos, são encontradas em alguns países africanos, bem como na Europa e em países americanos. O habitat destes animais ovíparos é construído sobre troncos de árvores, mas desde que o homem invadiu alguns ecossistemas naturais, as abelhas têm procurado construir as suas colmeias em algumas construções feitas pelo homem.

Abelha

Abelha

Características das abelhas e dados interessantes

Seu nome científico é Apis mellifera e são os únicos insetos capazes de produzir alimentos para o ser humano. Eles estão adaptados para viver de néctar, como fonte de energia, e pólen, que fornece nutrientes.

Parentes de vespas e formigas, embora sejam herbívoros, podem comer a própria família sob estresse. Possuem seis patas, dois olhos, dois pares de asas, sendo a traseira a menor, além de bolsa de néctar e estômago.

Possuem uma língua comprida, o que lhes permite extrair o “suco” das flores. Suas antenas são segmentadas em 13 partes no caso dos machos e 12 nas fêmeas.

O barulho característico das abelhas é produzido quando elas batem as asas. Isso acontece a uma velocidade de 11.400 vezes por minuto e eles podem voar até 24 km por hora. Para obter meio quilo de mel, seria necessário voar cerca de 90.000 milhas (três vezes ao redor do mundo).

Principais características das abelhas

Alguns pesquisadores afirmam que as abelhas evoluíram das vespas e essa espécie de inseto é de vital importância para a vida na Terra, por isso as principais características das abelhas são descritas a seguir.

Entenda mais sobre a cor das abelhas

As abelhas variam de acordo com a espécie, sendo as mais famosas aquelas de tonalidade preta como listras amarelas, que podem mudar de uma espécie para outra. A abelha européia é de cor dourada com linhas pretas horizontais na parte superior do corpo. Outra espécie, como o Anthidium florentinum, possui listras especificamente nas laterais do corpo.

Corpo das abelhas

Possui uma longa estrutura corporal, que se chama probóscide, o que lhe permite consumir o néctar das flores. Por serem insetos, possuem antenas, que se caracterizam pelo fato de as fêmeas possuírem 12 segmentos e os machos possuírem 13 segmentos. Além disso, eles têm dois pares de asas, sendo as da parte de trás do corpo menores. Existem algumas espécies de abelhas que possuem asas muito pequenas, o que as impede de voar.

A abelha  é descrita como tendo cabeça, tórax e abdômen. Os músculos estão ligados ao seu exoesqueleto. A cabeça possui os principais órgãos responsáveis ​​pelos sentidos e orientação, como os olhos, as antenas e o aparelho oral. No tórax, encontra-se o acompanhamento locomotor, um par de pernas e um par de asas. O abdômen possui membranas flexíveis que permitem todos os movimentos.

Informações sobre o tamanho do inseto

As abelhas possuem tamanhos variáveis ​​que vão depender do tipo de abelha, sendo uma das maiores espécies a Megachile Pluto, onde a fêmea pode medir cerca de 3,9 centímetros . A Trigona é uma espécie que se caracteriza por ser a menor com um tamanho de 0,21 centímetros .

Entenda mais sobre a picada das abelhas

Algumas fêmeas possuem um órgão urticante (picada), onde se concentra o  veneno  que sai de certas  glândulas que contém essa substância. No caso da rainha, o ferrão também serve para botar ovos .

Devemos esclarecer que nem todas têm ferrão e também não produzem mel, pois existem cerca de 20.000 subespécies  com diferentes descrições.

A rainha é 25% maior

O tamanho, se for operária, é de aproximadamente 1,5 cm, enquanto se for rainha pode medir 2 cm.

Sua referência é o sol

Para se deslocar,  levam em consideração a orientação do sol e a localização do local. Eles criam um mapa de movimento mental para a localização de sua comida e colmeia.

Suas asas podem carregar comida

As asas de abelha são adaptadas para voos rápidos e também para transportar cargas como o pólen.

Vilosidades

Seu corpo é cheio de  vilosidades e estas exibem funções sensoriais. Essas vilosidades são úteis para transportar grãos de pólen e polinizar.

É um inseto muito organizado

Um dos insetos mais organizados é a abelha. Cada um cumpre  funções para manter a colmeia. Assim como as operárias, elas não põem ovos, mas desempenham outras funções como higienizar o favo, coletar pólen e cuidar dos ovos. A ocupação da abelha rainha é manter a colmeia através da postura dos ovos. Só ela se encarrega de reproduzir.

Estilo de vida

Possuem uma forma muito peculiar de subsistência dentro de seu habitat natural, principalmente por serem  trabalhadoras persistentes na colônia onde residem.

No caso dos comuns cada membro de acordo com sua classe compartilha diferentes responsabilidades. Nesse sentido, as operárias coletam néctar e pólen para alimentar as larvas  e a rainha. Mas, por sua vez, elas fazem as colmeias. Outra tarefa que eles têm é fazer mel.

Os zangões acasalam com a rainha, e a rainha põe os ovos. É oportuno mencionar que dentro da colônia ela é a única que consome a geleia preparada pelas operárias.

A grande variedade de abelhas

Existem aproximadamente 20.000 espécies conhecidas de abelhas em todo o mundo e até nove grupos identificados. Eles se espalham por todos os continentes, exceto a Antártica, e em todos os lugares onde há plantas para polinizar.

O Trigona mínimos é considerado o menor. Não tem ferrão e tem cerca de 2,1 mm de comprimento. A maior abelha é a Megachile pluton, cujas fêmeas atingem 39 mm de comprimento.

Há também a família Halictidae ou abelhas sudoríparas, que são as mais comuns no Hemisfério Norte, muitas vezes são confundidas com vespas ou moscas devido ao seu tamanho.

A espécie de abelha mais conhecida é a europeia Melifera, pois produz mel. Sua manipulação por humanos é chamada de apicultura.

Esses insetos vivem em colônias e existem três hierarquias: a abelha rainha, a abelha operária e o zangão . Tanto as operárias quanto a rainha são fêmeas, embora apenas a última possa se reproduzir.

A abelha rainha pode viver até três anos e põe até 3.000 ovos por dia, no total cerca de 300.000 por ano. Aqueles que são fertilizados se tornarão descendentes femininos, enquanto aqueles que não são fertilizados se tornarão machos.

A rainha pode acasalar com até 17 machos em dois dias. Ela armazena o esperma desses encontros em sua espermateca, para que tenha um suprimento vitalício e nunca mais se reúna.

Uma característica particular da abelha operária é que ela tem o tecido neurópilo mais denso de qualquer animal. Ao longo de sua vida, produzirá 1/12 colher de chá de mel.

Esse tipo de abelha armazena seu veneno em uma bolsa presa ao ferrão. Somente as abelhas operárias picam e geralmente o fazem quando se sentem ameaçadas. Embora as rainhas tenham um ferrão, elas não saem da colmeia para ajudar a protegê-la.

Abelhas

Abelhas

Como as abelhas se reproduzem?

O processo reprodutivo das abelhas é ovíparo e com características realmente especiais, começa quando nasce uma rainha, que deve percorrer toda a colônia em busca de outra rainha, se houver outra, deve lutar com ela e que ficar viva é a que começa com o processo de reprodução.

A fertilização é um processo que consiste em sair no primeiro dia para excitar os zangões e depois voltar para a colmeia, este procedimento também é feito no segundo dia. No terceiro dia ele sai novamente, excita os zangões e empreende um voo alto que pode chegar a 4 quilômetros de altura, esse voo é conhecido como voo nupcial. Os machos que pertencem à sua colmeia vão atrás da rainha, deixando os fracos para trás e só os mais fortes são os que têm possibilidade de acasalar com a rainha.

Quando a rainha acasala com o macho, ela remove seus órgãos genitais e o zangão morre. Outro fato importante sobre a reprodução é que a rainha pode acasalar com 7 machos durante o voo. Após a fertilização, a rainha chega à colmeia para colocar os ovos. A desova geralmente dura de 15 a 20 dias .

Nas colmeias pode ocorrer a partenogénese, que é o processo que ocorre quando a rainha não é fecundada nos primeiros 15 dias, começa a pôr os seus ovos , mas nascem apenas machos, o que significa que uma colmeia pode desaparecer. Se a rainha for fecundada, ela põe os ovos que nascem como pequenas larvas, que são cuidadas pelas operárias, até se tornarem operárias.

Processo de polinização das abelhas

A ação polinizadora das abelhas é essencial para o meio ambiente, pois permite que as plantas se multipliquem. Curiosamente, este espécime pode ver todas as cores, exceto o vermelho, e seu olfato é ideal para encontrar flores. Ele pousa em cerca de 100 brotos durante sua jornada de coleta, e o processo é chamado de simbiose.

Elas ficam sincronizados por meio de uma “dança” que lhes diz a direção e a distância das flores. Ao contrário da crença popular, elas não nascem sabendo fazer mel, as mais experientes ensinam aos mais novos.

A cera de abelha é produzida através de oito pares de glândulas localizadas na parte inferior de seu abdômen. Eles devem consumir até 20 quilos de mel para produzir cada quilo de cera.

Informações sobre a colmeia

Até 80.000 abelhas e uma rainha vivem em uma colmeia. Este habitat tem um cheiro característico que identifica os seus membros. É formado por células hexagonais, com paredes de cinco centímetros de espessura, que suportam 25 vezes o próprio peso.

Alimentação: qual é a dieta das abelhas?

A dieta das abelhas é baseada em três elementos fundamentais que são:

  • pólen;
  • néctar;
  • O mel.

As abelhas obtêm o pólen das flores e o transportam de flor em flor, essa fonte de alimento fornece às larvas as proteínas e carboidratos necessários. A coleta de néctar e pólen é realizada pelas abelhas operárias. Então, esses dois elementos são depositados em um local que não seja ao ar livre, com a finalidade de transformá-lo em mel.

As larvas nos primeiros dias de vida são alimentadas com geleia real, que é outro produto feito pelas abelhas, nos dias seguintes as larvas são alimentadas com mel e pólen. As rainhas têm estoques especiais de geleia real para seu consumo.

Como é feito o mel?

O interior das colmeias é coberto pela cera que as abelhas produzem. Com ela é construído o favo de mel e as células hexagonais onde são colocados os ovos para reprodução e as células para armazenamento do mel; o segundo é resultado do néctar concentrado das flores processado pelas abelhas.

As abelhas absorvem o néctar das flores com a língua e o armazenam no papo. Eles vão até a colmeia e entregam para as operárias jovens; elas o transformam em mel, diminuindo a umidade de 60% para 16 – 18% quando ele é selado nas células. O processo leva vários dias e ingredientes ativos que ainda não foram estudados entram em ação; quando o mel está pronto, as abelhas fecham a célula com cera.

O mel é o único alimento consumido pelo homem que provém de um inseto, é doce, nutritivo e viscoso. Além de adoçar e ser usado em milhares de pratos, também possui uma grande variedade de propriedades medicinais para o corpo humano; Além disso, também tem sido utilizado na indústria cosmética.

Favo de Mel

Favo de Mel

Quais são os predadores de abelhas?

  • Pássaros;
  • Pequenos mamíferos;
  • Répteis;
  • Outros insetos.

A redução das populações de abelhas é uma situação que vem ocorrendo em diversos países, sendo um deles os Estados Unidos. Uma das causas do declínio das abelhas é a destruição do habitat natural, devido ao abate de árvores, locais onde constroem as suas colmeias. O uso de inseticidas é outro fator que ameaça as diferentes populações.

É essencial destacar o efeito que está causando a vespa asiática, uma espécie invasora que inclui o consumo de abelhas em sua dieta.

Curiosidades que devem ser conhecidas sobre as abelhas

As células que compõem as colmeias são hexagonais, de forma a aproveitar os espaços.

A expectativa de vida depende se é operária ou rainha, se for operária pode viver 3 meses e a rainha aproximadamente 3 anos.

Estima-se que 1.100 picadas de abelhas podem matar um ser humano.

O veneno tem sido usado por pesquisadores e cientistas para tratamentos contra Alzheimer, artrite e Parkinson.

No inverno, comem o mel que colhem na estação quente.

Todos os membros de uma colônia de abelhas passam por metamorfose: eles passam por ovo, larva e pupa antes de se tornarem adultos.

As operárias nascidas no outono permanecem até a primavera, enquanto as de verão duram apenas seis semanas. Os zangões aparecem em abril ou maio e vivem até agosto. Se não morrem, são exterminados pelas operárias.

As abelhas são os insetos mais organizados do mundo animal e isso se deve à distribuição de suas tarefas. Todos eles trabalham e cooperam para formar seu enxame.

Tipos de abelhas

As abelhas vivem em colmeias e milhares e milhares delas vivem e trabalham lá. Este ninho também pode ser construído pelo homem (colmeias artificiais criadas pelos apicultores) para a criação de abelhas .

Em cada uma dessas colônias, as abelhas se dividem em três tipos, cada um com uma função específica. Vamos vê-los:

  • Existe o tipo que consiste em um único espécime, chamado de abelha rainha;
  • Outra, a mais numerosa, é formada pelas abelhas operárias;
  • E, finalmente, resta mencionar os machos ou zangões.

Abelha rainha

A abelha rainha é a única fêmea adequada para reprodução em toda a colmeia. Ele só tem essa missão. Por esta razão, é muito maior do que outras abelhas .

Põe cerca de 3.000 ovos por dia, 300.000 por ano, e um milhão em toda a sua vida (uma abelha rainha vive entre 3 e 4 anos). Isso representa um esforço considerável, e para se manter ativo e funcional em seu trabalho, ela deve ingerir uma grande quantidade de mel fornecido pelas abelhas operárias.

Em uma colmeia há apenas uma rainha. É muito raro encontrar dois. Exceto no caso de uma já ser muito velha e haver uma jovem abelha rainha se preparando para substituí-la.

Abelha operária

Como o próprio nome indica, são eles que realizam todas as tarefas necessárias. Eles vão em busca, a vários quilômetros de distância, do pólen e do néctar das flores (o pólen é um pó que serve para a reprodução das plantas; o néctar é uma substância açucarada que as flores contêm em seu interior).

Funções das abelhas operárias

Entre os trabalhos realizados pelas abelhas operárias encontramos:

  • Fazer cera;
  • Cuida das abelhas jovens;
  • Elas alimentam a rainha;
  • Monitorar a colmeia;
  • Fazer a limpeza;
  • Manter a temperatura certa.

Para estes últimos, no verão refrescam o ambiente agitando as asas como pequenos leques. No inverno, eles fazem movimentos especiais com o corpo para produzir calor. Deve saber, a título de curiosidade, que em dias muito frios a temperatura da colmeia é 15 graus superior à do exterior.

Abelha Zangão

Os zangões, por outro lado, são verdadeiros preguiçosos. Com efeito, vivem no ócio, à custa das operárias, até ao dia da chamada fuga nupcial.

Nesse dia a abelha rainha sai voando da colmeia seguida de todos os machos e acasala com um deles, só o mais forte. Uma vez fertilizada, a rainha mata o zangão.

Os outros machos, exaustos pela fuga, são capturados ou mortos pelas operárias. Como os machos são incapazes de buscar comida para si mesmos, mesmo aqueles que foram capturados vivos morrem em pouco tempo.

Linguagem de abelha

Um cientista austríaco e ganhador do Prêmio Nobel em 1973, Karl von Frisch, descobriu que as abelhas possuem uma forma rudimentar de linguagem. Quando, por exemplo, uma abelha retorna de um prado onde descobriu uma boa fonte de néctar, ela executa uma espécie de dança com a qual indica às suas companheiras onde fica esse prado.

A linguagem ou sistema de comunicação das abelhas é baseada em :

  • Se dançar para baixo: significa que está na parte da sombra;
  • Se dança para cima: expressa que está na parte do sol;
  • Voa em círculos: significa que o prado está próximo;
  • Desenha movimentos na forma de 8: indica que o prado está longe.

Como uma abelha rainha vive em sua colmeia?

A fecundidade de uma abelha rainha é extraordinária. Este inseto, com comprimento não superior a dois centímetros, põe em média 3.000 ovos por dia, dois por minuto, e ao longo da sua vida não faz mais nada, pondo dois milhões.

Cada ovo é depositado em uma das células hexagonais. Se as larvas jovens resultantes forem alimentadas com geleia real em vez de pólen, elas eventualmente se tornarão rainhas .

Mas, como uma colmeia não pode abrigar mais de uma abelha rainha, a primeira a nascer invade as demais células e mata suas possíveis rivais, expulsando também a velha rainha e obrigando-a a fugir com um séquito de abelhas fiéis.

Uma vez que ela se tornou dona da colmeia , a nova rainha faz o voo nupcial seguido pelos zangões. O acasalamento ocorre em um local muito alto, onde apenas o zangão mais forte pode chegar. A rainha fertilizada volta aos favos e começa a botar ovos, auxiliada por um grupo de abelhas que cuidam de sua alimentação e de suas necessidades.

Por que as abelhas estão desaparecendo?

Os cientistas detectaram que o número de espécimes está diminuindo e não se sabe por quê. As abelhas são essenciais para a reprodução (polinização) das flores.

Nos últimos anos houve uma queda muito grande no número de espécimes de abelhas em todo o mundo. Algo os está matando e ninguém sabe ainda o que está acontecendo.

Pode ser devido a vírus, bactérias ou microparasitas. Devido ao uso global de pesticidas, ou porque cada vez mais monoculturas são usadas. Alguns até dizem que é devido ao campo magnético da Terra.

O fato é que muitos governos e cientistas ao redor do planeta estão trabalhando para descobrir. Pode parecer algo sem importância para você, mas saiba que um mundo sem abelhas é um mundo sem flores e sem mel.

As abelhas são muito úteis não só pelo seu mel, mas também porque delas depende a vida de milhares de plantas com flores. Voando de uma flor para outra, de fato, e transportando o pólen, as abelhas fertilizam as plantas, permitindo assim o nascimento dos frutos.

Gostou das informações? Deixe seu comentário logo abaixo, ele é importante para nós!

Informações sobre a Abelhas no Wikipédia

Veja também: Joaninha: características, alimentação, reprodução, habitat e seu voo

Acesse nossa Loja Virtual e confira as promoções!

Caixa de Comentários do Facebook

Deixe um comentário