Pesca Gerais

2º Torneio Internacional Pesca Tucunaré – Missal PR – 27 outubro 2012

Por Lucas H. Santos

Sensacional. Podemos definir assim o 2º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, realizado anualmente pela Associação Náutica de Pesca Esportiva Missal – ANPEMI, da cidade paranaense de Missal. O evento nasceu no ano de 2011 com apoio da Itaipu Binacional e contou em sua primeira edição com  a participação de 109 equipes vindas de todo o oeste paranaense, já sendo considerada uma das maiores do sul brasileiro em se tratando de pesca esportiva com uso exclusivo de iscas artificiais e com a devolução de todos os peixes vivos para o lago. Este ano, a associação em parceria com o consultor da Revista Pesca & Cia, Alexandre Dick, desenvolveu um projeto audacioso para conquistar o título de maior evento de pesca com artificiais do sul brasileiro e o segundo maior do país, reunindo 150 equipes.

O projeto inicial consistiu em reunir uma boa premiação e limitar o número de inscritos, tudo isso para receber e atender melhor os pescadores que viriam das mais diversas regiões do país. A premiação reuniria mais de R$ 40 mil, e teria como atrativo principal uma lancha modelo Master Bass, da renomada fabricante Mega Bass, com um valor de mercado de pouco mais de R$ 25 Mil. Divulgando o torneio principalmente nas redes sociais, as inscrições acabaram ainda 3 semanas antes do evento, e segundo a organização, mais de 50 equipes ficaram de fora. Dentre os inscritos, equipes e pescadores de 23 cidades e 6 Estados brasileiros, vindas de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. 

A data do torneio estava marcada para os dias 26 e 27 de outubro de 2012, e a pequena cidade de Missal ficou encarregada de recepcionar todos os pescadores para esta competição no terminal turístico de Vila Natal, às margens do lago de  Itaipu, e principal atrativo turístico do Município. Muitos dos participantes aproveitaram e chegaram alguns dias antes para conhecer os melhores pesqueiros e aproveitar para acampar, curtindo o fim de semana. Apesar das chuvas durante a semana, tudo saiu nos conformes e a balneário ficou pequeno para tanta gente. Na sexta (26) todos os pescadores foram recepcionados e fizeram a retirada dos kits para o torneio e também conhecer os lançamentos da Mega Bass, que lançou o novíssimo modelo que leva o nome da marca.

Na manhã do sábado, todos os competidores puderam degustar um delicioso café colonial, tradicional da região e que manteve os pescadores firmes e fortes para o árduo dia de “trabalho”. Antes da largada, uma rápida explanação do regulamento na orla da praia, pôs todos os competidores a par do funcionamento do campeonato, para que não houvessem dúvidas e maus entendidos. A largada se deu pontualmente às 8:30 hs. Um sábado de sol lindo e de muito calor, sendo que os termômetros marcaram 35ºC durante o dia. 

Apesar de tudo conspirar a favor para um bom dia de pesca, o peixe custou a sair e grande parte das equipes não apresentou peixe. Cada equipe deveria apresentar 4 tucunarés vivos e aptos para a soltura, sendo que o somatório de medidas seria o critério de pontuação. Mesmo com as dificuldades, bons exemplares apareceram e o pescador que também leva apelido de peixe, Toninho Lambari, capturou o maior tucunaré da prova medindo 52,8 cms, ajudando a sua equipe a sagrar-se a grande campeã da 2ª edição do torneio. Com 185,1 pontos a equipe Montecarlo da cidade de Foz do Iguaçu levou o troféu de primeiro lugar para casa, seguido de perto pela equipe Oligo Fish de Cascavel, que capturou 184 cms de peixe. 

Após a prova, aconteceu o cerimonial de premiação com a entrega de troféus para todos os competidores, patrocinadores e também o sorteio de brindes e prêmios para todos os participantes da prova. Além da lancha como primeiro prêmio, foram sorteados para todos os inscritos, 2 pacotes de viagem para a pousada Rio Suiá Miçu, 1 motor Mercury 15 HP, 1 motor elétrico de pedal, 1 GPS e vários brindes.

O organizador da prova Alexandre Dick, caracteriza a prova com um saldo extremamente positivo: “Atingimos todos os nossos objetivos, atendendo bem o pescador, servindo todos bem e principalmente, colocando o nosso torneio no Hall dos maiores do país, atraindo novos patrocinadores para tornar este evento ainda maior no ano que vem”.

Prova disso é que no cerimonial de premiação, novas parcerias foram lançadas e também a data da 3ª edição, que acontecerá no dia 12 de outubro de 2013 e contará com uma premiação ainda maior. O proprietário da Mega Bass já lançou o seu patrocínio para 2013, e agora ao invés de uma lancha de prêmio, serão duas. Além disso, a organização da prova promete aumentar o número de inscrições para 200 equipes, para que seja atendida toda a demanda. Que venha o 3º Torneio Internacional de Pesca ao Tucunaré, que promete ser ainda maior e mais forte. 

cartaz_2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (1)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (2)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (3)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (4)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (5)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (6)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (7)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (8)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (9)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (10)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (11)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (12)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (13)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (14)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (15)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (16)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (17)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (18)

2_torneio_internacional_de_pesca_ao_tucunare_2012_pesca_gerais (19)

Posts Relacionados

Deixe um Comentário